Entre os dias 9 e 13 de abril, Albufeira volta a ser palco da 17.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, uma das maiores competições desportivas nacionais para jovens atletas. Ao longo de cinco dias, a cidade acolhe cerca de mil jogadores oriundos de diversos pontos do país, acompanhados por 150 treinadores, árbitros e oficiais de mesa.
A prova, promovida pela Federação Portuguesa de Basquetebol com o apoio da Câmara Municipal de Albufeira e da Associação de Basquetebol do Algarve, vai contar com a participação de 72 seleções distritais em representação das 18 associações regionais, nos escalões de Sub-14 e Sub-16, em ambos os géneros.
Distribuídos por vários recintos desportivos do concelho, os quase 200 jogos terão transmissão em direto no canal oficial da federação – a FBAtv –, permitindo acompanhar o talento e a competitividade dos jovens basquetebolistas em todo o país.
O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, sublinha a satisfação do município em voltar a acolher este evento desportivo de grande dimensão. “A realização da Festa em Albufeira tem trazido alegria à cidade”, afirmou.
O evento foi também um dos destaques da presença de Albufeira na última edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, tendo sido apontado pelo vice-presidente da autarquia, Cristiano Cabrita, como um trunfo importante na candidatura de Albufeira a Capital Europeia do Desporto 2026. “A Festa do Basquetebol Juvenil é já uma referência no calendário desportivo da cidade”, destacou.
Os jogos irão decorrer nos Pavilhões Desportivos de Albufeira, Olhos de Água, Guia, Pavilhão Francisco Neves, e nas escolas Secundária de Albufeira, Básica e Secundária de Albufeira, e EB 2,3 Francisco Cabrita, numa celebração do desporto juvenil que promete encher o concelho de energia, competição e fair play.
Leia também: Carta de condução: veja as novas regras e saiba o impacto para os condutores europeus
