O Presépio do Sal e das Artes será inaugurado no próximo dia 1 de dezembro, às 16:30, na Casa do Sal, marcando o arranque oficial das celebrações de Natal no concelho de Castro Marim.
Segundo o Município, o tradicional presépio combina “o ouro branco do concelho” com elementos artesanais oriundos das tradições locais e das zonas serranas, como a empreita e a cana, peças que resultam da “sabedoria ancestral emanada pelas gentes da terra”.
Entre toneladas de sal e centenas de figuras, destacam-se obras de artesãos da Junqueira, que dão vida a uma arte com forte ligação histórica à agricultura, pesca, salinicultura e atividades domésticas.
A edição deste ano apresenta como grande novidade um presépio de cestaria feito em cana, da autoria de Martinho Fernandes e Paula Gaspar, que assumirá lugar de destaque na exposição.
A organização explica que, ano após ano, o Presépio do Sal e das Artes “ganha uma nova dinâmica e disposição graças aos criativos”, sendo continuamente enriquecido com melhorias e novas peças que recriam cenas religiosas e ofícios tradicionais. As peças de empreita em exposição têm a assinatura de Albina Sequeira, Maria Fernanda Fernandes, Sebastião Sequeira e Diamantino Romeira.
Além da vertente artística, o presépio tem como objetivo reforçar a ligação simbiótica do concelho à atividade salineira. A autarquia sublinha que a iniciativa “continua o seu trabalho na promoção e reforço do grande motor económico, social e cultural de Castro Marim”, valorizando simultaneamente o artesanato e as artes locais.
A promoção das artes ancestrais e do sal é, segundo o Município, “fundamental para a reafirmação do património imaterial” castromarinense, preservando tradições e adaptando técnicas aos dias de hoje.
A mostra pode ser visitada diariamente até 6 de janeiro de 2026, entre as 09:00 e as 13:00 e das 14:30 às 17:30. O Presépio do Sal e das Artes é organizado pela Junta de Freguesia de Castro Marim, em parceria com o Município de Castro Marim.

















