A maior e mais exigente maratona do mundo, composta por sete provas em sete dias e disputada nos sete continentes, já arrancou no passado fim de semana e chega esta quarta-feira, 19 de novembro, à Avenida 24 de Junho, em Altura, a partir das 08:00.
Em comunicado, o Município de Castro Marim sublinha que “Altura é a localidade que representa a Europa e Portugal nesta competição, composta por 7 maratonas, disputadas durante 7 dias nos 7 continentes do planeta Terra, colocando Altura, Castro Marim, o Algarve e Portugal em destaque a nível europeu e internacional”.
Segundo a autarquia, os cerca de 70 atletas participantes, “de várias idades e nacionalidades”, iniciaram o percurso na Cidade do Cabo (África), seguindo depois para a Antártida (Wolf’s Fang) e para a Oceânia (Perth). Ainda antes de aterrarem no Algarve, falta cumprir a etapa asiática, em Abu Dhabi.
À chegada a Altura, “onde lhes espera um clima único, uma mistura de paisagens naturais e urbanas, os areais algarvios e as tradições de Castro Marim como o sal e a flor de sal”, os atletas cumprem mais 42 quilómetros num cenário bem distinto dos anteriores.
A Câmara Municipal recorda que “esta é uma prova que decorre pela primeira vez em Portugal, considerada como exigente e difícil para todos os atletas, que têm de se superar a si próprios, aos diferentes climas que enfrentam e aos vários locais escolhidos, cada um com a sua especificidade e características, ao longo de 42 quilómetros, o que torna esta iniciativa única a nível mundial”.
Entre etapas, os participantes viajam a bordo de um avião que funciona como espaço de repouso. Após a passagem por Altura, seguem para a América Latina (Cartagena) e terminam na América do Norte (Miami). A competição tem uma inscrição avaliada em cerca de 50 mil dólares.
Entre os inscritos destaca-se Christian Brown Johnson, que, refere o município, “vai aproveitar a sua participação nestas sete maratonas para tentar bater o recorde do livro do Guiness ao percorrer 50 quilómetros em cada continente, com o objetivo de sensibilizar para a causa da doença de Parkinson, suportado pela Fundação Michael J. Fox, fundada pelo ator que interpreta um dos protagonistas do filme ‘Regresso ao Futuro’”.
A etapa de Altura é organizada pela Ice Cap Adventures, “em parceria com o Município de Castro Marim e com o apoio do Clube Recreativo Alturense”.
Leia também: Com menos de 30 anos vai ter salário-base de 344 mil euros: jovem português é o mais novo de sempre nesta posição

















