Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool

Dados do último Inquérito Nacional de Saúde indicam que 20,6% dos residentes no Algarve com 15 ou mais anos fumavam

18:05 24 Junho, 2026 18:08 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve apresentou, em 2025, a maior proporção de fumadores do país e ficou entre as três regiões com maior percentagem de consumidores de bebidas alcoólicas, segundo o Inquérito Nacional de Saúde, do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Na região algarvia, 20,6% dos residentes com 15 ou mais anos eram fumadores, o valor mais elevado entre as regiões portuguesas. A proporção de fumadores diários atingia 18,2%, também a mais alta do país.

A seguir ao Algarve surgiam os Açores, onde 19,5% da população fumava e 18,1% o fazia diariamente, e o Alentejo, com proporções de 17,8% e 16,4%, respetivamente.

O Algarve destacava-se igualmente no consumo de álcool. Cerca de 70,2% dos residentes com 15 ou mais anos indicaram ter consumido bebidas alcoólicas nos 12 meses anteriores à entrevista. Apenas a Grande Lisboa, com 72,2%, e a região Norte, com 70,3%, apresentavam valores superiores.

A nível nacional, perto de 6,9 milhões de pessoas com 15 ou mais anos, correspondentes a 68,9% da população, afirmaram ter consumido bebidas alcoólicas no ano anterior. Destas, cerca de 1,5 milhões bebiam diariamente, quatro milhões faziam-no regularmente e 1,3 milhões apenas de forma ocasional.

Segundo o INE, 852,4 mil pessoas não tinham consumido álcool nos 12 meses anteriores ao inquérito e 2,1 milhões afirmaram nunca ter ingerido bebidas alcoólicas.

“A proporção de homens que indicaram ter consumido bebidas alcoólicas nos 12 meses anteriores à entrevista (79%) excedeu em um terço a proporção de mulheres (59,3%), sobressaindo ainda uma taxa de consumo diário masculino de 23,2%, quase o triplo da taxa feminina (7,9%)”, salienta o INE.

O consumo de álcool era mais elevado entre os 45 e os 54 anos, faixa etária em que três em cada quatro pessoas afirmaram consumir bebidas alcoólicas. Os valores mais baixos foram registados entre os jovens dos 15 aos 24 anos, com 58,1%, e na população com 85 ou mais anos, com 51,9%.

Mais de 1,3 milhões fumavam diariamente

Em Portugal, cerca de 1,4 milhões de residentes com 15 ou mais anos, o equivalente a 14,6% da população, eram fumadores. Destes, 1,3 milhões fumavam diariamente, representando 12,7% da população e 87,3% do total de fumadores.

A maioria da população, cerca de 8,4 milhões de pessoas, não fumava. Entre estas, 6,2 milhões nunca tinham fumado e 2,3 milhões eram ex-fumadores.

A proporção de fumadores entre os homens atingia 19,6%, o dobro dos 9,8% registados entre as mulheres. Os valores mais elevados encontravam-se nas faixas etárias entre os 25 e os 64 anos, sobretudo entre os 45 e os 54 anos, grupo em que 20,5% eram fumadores e 18,7% fumavam diariamente.

O inquérito indica ainda que 337 mil residentes utilizavam diariamente produtos de tabaco aquecido e 127 mil usavam cigarros eletrónicos, sendo a utilização ligeiramente mais elevada entre os homens.

Maioria não pratica exercício regularmente

O Inquérito Nacional de Saúde analisou também os hábitos alimentares e a prática de atividade física. Cerca de quatro milhões de pessoas, correspondentes a 40,6% da população, consumiam legumes e saladas uma ou mais vezes por dia, excluindo sopas, batatas e sumos.

A proporção era mais elevada entre as mulheres, com 46,1%, do que entre os homens, com 34,8%. O maior consumo diário foi observado na região Centro e o mais baixo nos Açores.

Quanto ao exercício físico, cerca de 5,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos não praticavam regularmente qualquer atividade. A prática era diária para 5,4% da população, enquanto 7,9% faziam exercício entre cinco e seis dias por semana.

“A regularidade da prática de exercício físico apresenta-se diferente para mulheres e homens, sendo que estes, quando o fazem, conseguem assegurar a prática durante mais dias por semana”, sublinha o INE.

O Inquérito Nacional de Saúde 2025 foi realizado no quarto trimestre daquele ano.

Leia também: Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé

16:20 24 Junho, 2026 16:19 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Incêndio em Loulé: como o dispositivo de emergência se mobiliza para combater as reativações durante o dia

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Estrada Nacional 2 - troço que liga o Barranco do Velho a São Brás de Alportel. Foto Reprodução Facebook
Algarve

EN2 cortada há um ano dificulta acesso dos bombeiros a incêndios no interior algarvio [com mapa]

18:17 24 Junho, 2026 18:22 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente da Junta de Freguesia do Ameixial lamenta que os bombeiros tenham sido obrigados a percorrer mais quilómetros devido ao prolongado corte da EN2

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde

Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

14:51 24 Junho, 2026 14:51 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma investigação em imunoterapia usada no tratamento do cancro está a estudar uma possível ligação à reversão de cabelos brancos

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Algarve Cultura

Faro recebe ciclo de Jazz e Bossa Nova no rooftop do AP Eva Senses

16:46 23 Junho, 2026 16:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da estreia com lotação esgotada, o AP Eva Senses mantém concertos de Jazz e Bossa Nova no rooftop até setembro

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve Nacional

Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool

18:05 24 Junho, 2026 18:08 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do último Inquérito Nacional de Saúde indicam que 20,6% dos residentes no Algarve com 15 ou mais anos fumavam

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé

16:20 24 Junho, 2026 16:19 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Incêndio em Loulé: como o dispositivo de emergência se mobiliza para combater as reativações durante o dia

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Estrada Nacional 2 - troço que liga o Barranco do Velho a São Brás de Alportel. Foto Reprodução Facebook
Algarve

EN2 cortada há um ano dificulta acesso dos bombeiros a incêndios no interior algarvio [com mapa]

18:17 24 Junho, 2026 18:22 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Presidente da Junta de Freguesia do Ameixial lamenta que os bombeiros tenham sido obrigados a percorrer mais quilómetros devido ao prolongado corte da EN2

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde

Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

14:51 24 Junho, 2026 14:51 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma investigação em imunoterapia usada no tratamento do cancro está a estudar uma possível ligação à reversão de cabelos brancos

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Algarve, Cultura

Faro recebe ciclo de Jazz e Bossa Nova no rooftop do AP Eva Senses

16:46 23 Junho, 2026 16:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da estreia com lotação esgotada, o AP Eva Senses mantém concertos de Jazz e Bossa Nova no rooftop até setembro

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve, Nacional

Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool

18:05 24 Junho, 2026 18:08 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do último Inquérito Nacional de Saúde indicam que 20,6% dos residentes no Algarve com 15 ou mais anos fumavam

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Últimas Notícias

  • Tribunal de Faro sem ar condicionado obriga a desligar ventoinhas durante gravações
    Tribunal de Faro sem ar condicionado obriga a desligar ventoinhas durante gravações
  • EN2 cortada há um ano dificulta acesso dos bombeiros a incêndios no interior algarvio [com mapa]
    EN2 cortada há um ano dificulta acesso dos bombeiros a incêndios no interior algarvio [com mapa]
  • Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool
    Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool
  • “O Algarve é visto como uma região rica”: autarcas não querem assumir custos do Metrobus e 60.000.000€ podem ser ‘atirados ao lixo’
    “O Algarve é visto como uma região rica”: autarcas não querem assumir custos do Metrobus e 60.000.000€ podem ser ‘atirados ao lixo’
  • Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé
    Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé

Opinião

  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal