Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mini Basketball Cup. Foto de arquivo DR
Algarve, Desporto

Algarve MiniBasketball Cup junta centenas de jovens atletas em Faro

Evento promove minibasquete, fair-play, companheirismo, inclusão e intercâmbio cultural entre jovens atletas

14:10 30 Junho, 2026 14:17 30 Junho, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Faro volta a receber, entre 1 e 5 de julho, a 10.ª edição do Algarve MiniBasketball Cup, evento organizado pelo CF Os Bonjoanenses e considerado uma das maiores iniciativas dedicadas ao minibásquete juvenil em Portugal.

A competição deverá reunir centenas de atletas, treinadores e famílias, num ambiente de convívio, competição e celebração do desporto, com equipas oriundas de várias regiões do país e do estrangeiro.

Ao longo de cinco dias, o torneio contará com dezenas de jogos distribuídos por diferentes escalões de formação, procurando promover não só a prática desportiva, mas também valores como o respeito, o companheirismo, o espírito de equipa e o fair-play.

Segundo a organização, o evento pretende “continuar a afirmar-se como um espaço de promoção da amizade, da inclusão e do intercâmbio cultural, proporcionando momentos únicos dentro e fora de campo”.

Competição assenta em qualidade técnica, desenvolvimento humano e sustentabilidade

A edição deste ano assenta em três pilares fundamentais: qualidade técnica, desenvolvimento humano e sustentabilidade.

No plano desportivo, a organização destaca a aposta numa competição equilibrada, com enquadramento técnico qualificado e garantia de tempo de jogo para todos os atletas. A vertente humana passa pela promoção do respeito, da educação através do desporto e de experiências positivas para todos os participantes.

A sustentabilidade surge também como eixo do torneio, através do compromisso com a utilização responsável de recursos e com a consciência do impacto social e ambiental do evento.

O programa inclui jogos, atividades de animação, momentos de convívio e várias ações dirigidas aos atletas, acompanhantes e comunidade local.

O Algarve MiniBasketball Cup 2026 conta ainda com o apoio de parceiros institucionais, patrocinadores e entidades locais, reforçando, segundo o clube, “a importância do desporto na dinamização da região e na promoção do Algarve enquanto destino de referência para eventos desportivos juvenis”.

O CF Os Bonjoanenses convida toda a comunidade a acompanhar as atividades do torneio, apoiar os jovens atletas e participar nesta celebração do minibásquete.

Calendário oficial

A chegada das equipas está marcada para 1 de julho, na Escola Secundária Tomás Cabreira.

No dia 2 de julho arrancam os jogos nos pavilhões da Penha, para o escalão Mini 12, da Escola Afonso III, para Mini 8 e Mini 10, da Escola Tomás Cabreira, para Sub-14 Femininos, e da Escola João de Deus, para Sub-14 Masculinos.

Às 21:00 realiza-se o desfile dos atletas, entre a Escola Tomás Cabreira e o Palco da Doca, seguindo-se, às 22:00, a cerimónia de abertura.

No dia 3 de julho prosseguem os jogos nos mesmos pavilhões. A 4 de julho, a competição continua durante o dia, estando as fases finais e os All Star Games agendados para as 21:30, no Pavilhão Municipal da Penha.

O torneio termina a 5 de julho, com as finais por escalões, às 09:00, e a cerimónia de encerramento, às 12:00, no Pavilhão da Penha.

Leia também: Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Nacional

Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

12:30 6 Novembro, 2026 12:29 6 Novembro, 2026

A ministra do Trabalho clarificou a posição do Governo sobre um possível aumento extra do salário mínimo em 2027

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve Nacional Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cultura.Sul Edição Papel Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Padre a celebrar a missa.
Algarve

Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo

17:27 5 Novembro, 2026 17:27 5 Novembro, 2026

Famílias algarvias são convidadas a participar em três missas de homenagem aos falecidos, integradas numa iniciativa nacional da Servilusa

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Nacional

Salário mínimo acima dos 970 euros em 2027? Ministra abre o jogo sobre aumento extra

12:30 6 Novembro, 2026 12:29 6 Novembro, 2026

A ministra do Trabalho clarificou a posição do Governo sobre um possível aumento extra do salário mínimo em 2027

Ambulâncias do INEM.
Algarve

Trabalhador cai de uma altura de 10 metros numa obra em Vila Real de Santo António e está gravemente ferido

13:50 6 Novembro, 2026 13:31 6 Novembro, 2026

Homem de 57 anos sofreu ferimentos graves após uma queda numa obra em Vila Real de Santo António. Foi mobilizado um helicóptero do INEM

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Escapadinha de 3 dias ao Porto? Ryanair tem voos de ida e volta a 49€ com partida do Algarve em janeiro de 2027

12:20 6 Novembro, 2026 12:08 6 Novembro, 2026

Combinação de voos permite viajar de Faro para o Porto durante três dias em janeiro, com bilhetes de ida e volta desde 49 euros

Carregar carro elétrico. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Quem ganha o salário mínimo fica sem apoio para carros elétricos? Governo esclarece como serão feitas as contas

10:12 3 Novembro, 2026 10:12 3 Novembro, 2026

O limite de rendimento do novo apoio tem em conta a composição da família. Ministério esclarece o acesso de quem recebe o salário mínimo

Pessoas à porta de um autocarro.
Europa, Nacional

O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem

15:20 6 Novembro, 2026 11:58 6 Novembro, 2026

As regras europeias permitem pedir o reembolso do bilhete e uma indemnização de 50% em determinadas situações de atraso dos autocarros

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva à tarde é só o começo: depressão Bruna já tem dia marcado para chegar ao continente e traz consigo o mau tempo

13:39 6 Novembro, 2026 13:29 6 Novembro, 2026

Oito distritos entram em aviso amarelo na tarde de sexta-feira. Domingo traz novo agravamento do tempo, com efeitos também no Algarve

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Algarve, Economia

Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção

14:50 6 Novembro, 2026 14:27 6 Novembro, 2026

Um empreendimento com 28 moradias de luxo está a gerar polémica em Faro. Apesar da contestação da população, a autarquia garante que não pode impedir o projeto

Anfitrião a receber hóspedes numa casa.
Vida & Lazer

Novas regras no Airbnb entram em vigor a 20 de novembro: o que muda para os hóspedes

11:20 6 Novembro, 2026 10:12 6 Novembro, 2026

Airbnb vai alterar as regras dos alojamentos a partir de 20 de novembro, limitando as tarefas que os anfitriões podem exigir aos hóspedes

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Cultura.Sul, Edição Papel, Política

A escola de Silves: geografia da segurança! | Por Virgílio Machado

11:30 6 Novembro, 2026 21:16 2 Novembro, 2026

ALGARVE GEOPOLÍTICO - HISTÓRIA DE UMA IDENTIDADE: Artigo de Virgílio Machado publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O mar debaixo dos nossos pés | Por Ana Alexandra Resende

09:00 6 Novembro, 2026 08:22 5 Novembro, 2026

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Padre a celebrar a missa.
Algarve

Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo

17:27 5 Novembro, 2026 17:27 5 Novembro, 2026

Famílias algarvias são convidadas a participar em três missas de homenagem aos falecidos, integradas numa iniciativa nacional da Servilusa

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Atenção, condutores: 2027 pode trazer multas mais rápidas e novas regras na estrada

12:40 5 Novembro, 2026 15:51 5 Novembro, 2026

Governo quer acelerar o tratamento das multas e recuperar a Brigada de Trânsito em 2027. A revisão do Código da Estrada também está nos planos

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Últimas Notícias

  • Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos
    Mercadona abre novo supermercado em Portugal: investimento supera os 11 milhões de euros e cria 64 empregos
  • E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários
    E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários
  • O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem
    O autocarro atrasou-se? Pode ter direito a uma indemnização que muitos passageiros desconhecem
  • Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção
    Moradias de 3,75 milhões de euros na Ria Formosa geram revolta, mas Câmara de Faro diz que não pode impedir construção
  • Ameaça de bomba em avião da Ryanair no Aeroporto de Lisboa mobiliza PSP: voo aterrou esta manhã
    Ameaça de bomba em avião da Ryanair no Aeroporto de Lisboa mobiliza PSP: voo aterrou esta manhã

Opinião

  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
  • Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
    Nem tudo o que é legal é moral | Por Maria João Neves
  • O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz
    O século romântico, Herculano e os monumentos pátrios | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
    Motores da inovação europeia, as cidades esperam peso político e financiamento direto em Bruxelas | Por João Palmeiro
  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal