No fim de semana de 17 e 18 de maio, Albufeira acolhe o Campeonato Nacional de 1.ª e 2.ª Divisão de Ginástica Acrobática, reunindo atletas de todo o país numa competição que promete momentos de elevada exigência técnica e talento. No sábado, estão confirmados 239 atletas em prova, enquanto no domingo competirão 215 ginastas, representando 36 clubes nacionais.
Entre os participantes, contam-se 51 atletas de Elite, incluindo os ginastas que integraram a Seleção Nacional no último Campeonato da Europa, realizado em abril, no Luxemburgo. Nessa competição, Portugal conquistou 14 medalhas: 8 no escalão sénior (4 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze) e 6 no escalão júnior (2 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze).
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, salienta a importância do evento para a economia local e para a afirmação do concelho enquanto destino desportivo de excelência. Destaca que se trata de “um evento muito importante para o concelho, uma vez que ao decorrer na época baixa do turismo contribuiu para reduzir a sazonalidade e para dinamizar a economia local”. O autarca acrescenta ainda que “o concelho tem equipamentos e Know-how para acolher grandes eventos desportivos de diversas modalidades, o que consolida o reconhecimento de Albufeira como Cidade Europeia do Desporto em 2026”.
Também Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro do Desporto, partilha da mesma visão e reforça o impacto económico positivo deste tipo de competições: “é sempre uma mais-valia para o concelho acolher eventos desportivos que para além dos ginastas trazem a Albufeira centenas de treinadores, delegados, juízes, representantes dos órgãos sociais dos clubes, bem como familiares e amigos dos atletas que pernoitam nos nossos alojamentos, consomem nos nossos restaurantes e fazem compras no comércio local”.
O responsável acrescenta ainda que “o evento tem também a vantagem de contar com transmissão em livestreaming na Ginástica TV, dando a conhecer as potencialidades de Albufeira ao nível do turismo desportivo”.
O Campeonato é uma organização da Federação de Ginástica de Portugal, com a coorganização do Acro-Albuhera – Clube de Ginástica de Albufeira, e conta com o apoio institucional do Município de Albufeira, do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, e do Plano Nacional de Ética no Desporto.
Leia também: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode chegar a Portugal
