A notícia surge através do mais recente Barómetro do Turismo do IPDT, divulgado hoje. Sete em cada dez inquiridos acreditam que “o mercado internacional verá um aumento no número de turistas, dormidas, receitas e receitas por quarto disponível (RevPar) nos próximos meses”, segundo a 71ª edição do Barómetro do Turismo elaborado pelo IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo. Prevê-se mais um verão promissor no setor do turismo para Portugal, avança a Portugal Resident.
Os profissionais do setor do turismo antecipam um verão promissor para Portugal, com a procura internacional – liderada pelos Estados Unidos – a crescer mais do que a procura interna. O inquérito, realizado entre 26 de março e 2 de abril deste ano, também mostra que o mercado norte-americano liderará o crescimento dos principais mercados emissores de turistas, tal como observado em edições anteriores.
Quanto à evolução do mercado interno, o barómetro prevê um aumento nas receitas turísticas. O nível médio de confiança no mercado turístico atingiu 84,2 pontos em março deste ano, a segunda maior cifra desde abril de 2016.
As últimas seis edições do Barómetro do Turismo mostram um crescimento no indicador e uma recuperação no nível de confiança no setor na esteira da pandemia de Covid-19 – e desde a edição de maio de 2022, o nível de confiança tem estado acima dos 80 pontos.
Apesar da mudança de governo gerar “alguma incerteza”, bem como o “contexto de guerra internacional”, os painelistas estão confiantes no crescimento da procura, especialmente dos mercados estrangeiros.
Além disso, os profissionais inquiridos estão confiantes de que a escolha dos veraneantes neste verão recairá principalmente sobre “Sol e Mar”, seguido de “Gastronomia e Vinhos”. A categoria “Cultura” surge em terceiro lugar.
Com base nas respostas do painel, foi elaborado um “TOP 5” de prioridades a serem consideradas pelo novo governo, com mais de 60% dos profissionais a identificarem o alívio fiscal como prioridade n.º 1.
De acordo com o Barómetro do Turismo, quatro em cada dez membros destacaram a necessidade de uma decisão governamental sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa.
Os “número de pessoas empregadas”, “procura turística externa” e “atividade turística” são os indicadores com maior tendência de crescimento, segundo o estudo. O “cenário otimista” para o mercado de trabalho e o setor do turismo “contribuirá positivamente” para o crescimento da economia doméstica, acrescenta.
Por outro lado, espera-se que o “investimento público” diminua nos próximos meses, com 80% dos inquiridos a acreditarem que este indicador poderá manter ou até diminuir o seu desempenho.
O barómetro mostra que oito em cada dez inquiridos acreditam que o mercado norte-americano aumentará a sua quota no mercado turístico em Portugal neste verão. A acompanhar esta perceção de “crescimento acentuado” estão os mercados do Canadá, Brasil e Espanha.
Os mercados japonês e italiano, por seu turno, deverão manter um desempenho semelhante ao do mesmo período do ano passado, enquanto no caso do mercado alemão 30% dos profissionais inquiridos preveem a possibilidade de uma ligeira diminuição.
Leia também: Novo radar de velocidade no Algarve a partir da próxima semana. Saiba onde vai estar localizado