O Turismo sustentável e a sua certificação são, cada vez mais, uma necessidade imediata. Partindo desse pressuposto, o projeto europeu Erasmus TRIANGLE, uma rede de conhecimento internacional sobre a certificação em Turismo Sustentável, vai realizar um workshop sobre esta temática, no dia 6 de junho, às 14 horas, no Auditório da Câmara Municipal de Lagos.
Segundo a organização, “as mudanças climáticas deixaram de ser uma questão de futuro para passarem a ser um fenómeno que nos entra porta adentro todos os dias”. É, por isso, imperativo que todo o setor do turismo inclua práticas sustentáveis não só a longo prazo, mas sim imediatas, na dimensão ambiental, sociocultural e económica. Por estas razões, o projeto TRIANGLE “procura formar estudantes europeus não só para o Turismo Sustentável, mas também para a necessidade da sua certificação, complementando uma forte formação teórica com a integração em empresas do concelho de Lagos, o que se repercutirá na melhoria do setor do turismo local”.
Para Adão Flores, docente da Faculdade de Economia da UAlg e responsável do projeto, “o recente estudo efetuado em Lagos sobre alterações climáticas e os múltiplos processos de certificação que o Município tem em mãos, como a bandeira azul, o “quality coast”, ou Lagos como “Green Destination”, bem como o facto de muitas Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do setor estarem envolvidas em boas práticas, fazem de Lagos o local oportuno para a realização deste workshop”.
A iniciativa conta com a participação de vários agentes ligados ao Turismo e com a apresentação de vários casos de sucesso e boas práticas.
Este workshop é dirigido a PMEs e negócios de todo o setor turístico (empresários, gestores e funcionários), entidades públicas e ONGs, professores, investigadores e estudantes.
O projeto TRIANGLE pretende sensibilizar os stakeholders para o Turismo Sustentável, alertar para os riscos e urgência das alterações climáticas e os seus impactos no turismo, explicar e desmistificar o conceito de Turismo Sustentável, demonstrando que a implementação de boas práticas nas PMEs é viável. Pretende, ainda, fomentar a colaboração e participação entre atores públicos e privados a todos os níveis.
Além da Universidade do Algarve, este projeto conta ainda com a participação das universidades de MODUL de Viena (Áustria), Eberswalde (Alemanha) e de Paris Panthéon-Sorbonne (França).
(AC/CM)