João Albino Silva, professor catedrático da Faculdade de Economia (FE) da UAlg, foi o coordenador geral da equipa de peritos responsável pela elaboração da Agenda de Investigação e Inovação (I&I) em “Turismo, Lazer e Hospitalidade”. A iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) contou com a participação de investigadores e especialistas provenientes de centros de investigação, instituições do ensino superior e empresas de todo o país.
Esta Agenda tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das atividades de investigação e inovação em Turismo no horizonte de 2030, procurando cooperar na construção de um sistema turístico em Portugal, assente em novos paradigmas de sustentabilidade, inclusão e competitividade.
A Agenda pretende, ainda, identificar os “domínios estratégicos a médio e longo prazo nos quais Portugal deverá desenvolver massa crítica, colocando o conhecimento e as propostas de inovação ao serviço dos diversos atores relevantes no sistema turístico em Portugal”, segundo nota de imprensa enviada ao POSTAL.
Globalização e sustentabilidade ambiental em destaque
Nesses domínios estratégicos, é atribuído particular destaque aos desafios colocados ao estudo e à inovação dos territórios e recursos turísticos, à cultura e à globalização, à inovação social, às inovações tecnológicas, à competitividade das empresas turísticas, à sustentabilidade ambiental social e cultural, bem como, aos comportamentos e perfis dos turistas.
Esta iniciativa reveste-se de particular importância para a sociedade em geral, mas também para a UAlg, que encontra no Turismo uma das suas áreas de especialização.
(AC/CM)