A equipa norte-americana Trek-Segafredo confirmou a presença na 43ª edição da Volta ao Algarve, aumentando para 12 o número de formações do WorldTour, o escalão de topo do ciclismo mundial, informou esta quinta-feira a organização.
Citados pela agência Lusa, os responsáveis da prova, que se disputa entre 15 e 19 de Fevereiro, informam que foram “as recentes alterações” no calendário internacional que “ajudaram a criar as condições para que a Trek-Segafredo pedisse um convite”.
“A participação de 25 equipas fará com que o pelotão possa contar com 200 corredores, o máximo permitido em provas de estrada. Será um desafio acrescido em termos de segurança, que a organização irá enfrentar com o máximo de rigor”, garantiram os responsáveis em comunicado.
Para além da Trek-Segafredo, estão confirmadas mais 11 equipas da elite mundial: Astana (Cazaquistão), Bora-hansgrohe (Alemanha), Cannondale-Drapac (Estados Unidos), Dimension Data (África do Sul), FDJ (França), Katusha-Alpecin (Suíça), Lotto NL-Jumbo (Holanda), Lotto Suudal (Bélgica), Movistar (Espanha), Team Sky (Grã-Bretanha) e Quick-Step Floors (Bélgica).
Efapel, LA Alumínios-Metalusa, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira e W52-FC Porto formam o grupo de equipas portuguesas na prova algarvia, que terá um total de 770,2 quilómetros, repartidos por cinco etapas.
Da categoria Continental Profissional (segunda divisão), inscreveram-se a Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), a Gazprom-RusVelo (Rússia), a Manzana Postobón (Colômbia) e a Wanty-Groupe Gobert (Bélgica).