Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Vídeo

Já está à venda o último álbum de Carlos do Carmo, “E Ainda…” [Oiça um enxerto]

O último álbum de Carlos do Carmo, “E Ainda…”, em que canta poemas de Sophia de Mello Breyner, Hélia Correia, Júlio Pomar e Jorge Palma, entre outros, é editado esta sexta-feira e já está à venda

10:18 16 Abril, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O último álbum de Carlos do Carmo, “E Ainda…”, em que canta poemas de Sophia de Mello Breyner, Hélia Correia, Júlio Pomar e Jorge Palma, entre outros, é editado hoje.

Carlos do Carmo morreu no passado dia 01 de janeiro, em Lisboa, aos 81 anos e, na opinião do musicólogo Rui Vieira Nery, foi “a maior força renovadora do fado, depois de Amália Rodrigues [1920-1999]”.

O álbum esteve anunciado para o passado dia 27 de novembro. E foi antecipado pelo próprio fadista no seu espetáculo de despedida dos palcos, realizado a 09 de novembro de 2019, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, com interpretação de canções como “Mariquinhas.Com”, um poema de Vasco Graça Moura, com música de Paulo de Carvalho, que glosa um dos fados mais conhecidos do repertório fadista, “A Casa da Mariquinhas”, de Silva Tavares e Alfredo Duarte, uma criação de Alfredo Marceneiro.

Vasco Graça Moura, Herberto Helder, José Saramago e Mia Couto, são outros autores que se cruzam no disco.

Segundo a nota de apresentação da discográdica, o álbum nasceu “da intuição e da certeza de que Carlos do Carmo tinha ainda fados por cantar”. “Fados que, nalguns casos, nem suspeitavam que pudessem ser fados”.

Em “E Ainda…” Sophia e Herberto são dois autores estreantes na voz de Carlos do Carmo.

Na composição musical, o álbum conta com autorias de Victorino D’Almeida, que já assinara para o fadista, entre outros, o “Fado do Campo Grande”, Mário Pacheco, Paulo de Carvalho, autor da música de “Lisboa Menina e Moça”, e José Manuel Neto, guitarrista que o acompanhou várias vezes, tanto em estúdio como em palco, e que abre o disco com um solo.

A edição física de “E Ainda…” conta com dois CD – o álbum de originais e o registo do espetáculo no Coliseu dos Recreios, em 2019.

Será também disponibilizada uma “versão limitada e especial”, em que, além dos dois discos, se encontra um DVD com o concerto de 2019 e um vídeo com uma entrevista ao fadista, feita ao longo da gravação do álbum. Esta versão tem também imagens inéditas de estúdio e de ensaios, segundo a Universal Music.

Carlos do Carmo recebeu no ano passado o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural, atribuído pela Estoril Sol, que o considerou “individualidade exemplar numa área que Vasco Graça Moura muito prezava e para a qual contribuiu com numerosos poemas”, o fado, segundo nota do juri ao qual presidiu o gestor Guilherne d’Oliveira Martins.

O galardão distinguiu igualmente “o papel fundamental de Carlos do Carmo na divulgação dos maiores poetas portugueses”, o que este álbum comprova.

Filho da fadista Lucília do Carmo (1919-1998) e do livreiro Alfredo Almeida, proprietários da casa de fados O Faia, em Lisboa, onde começou a cantar, até iniciar a carreira artística, em 1964, Carlos do Carmo construiu um repertório que inclui, entre outros poetas, Frederico de Brito, Maria do Rosário Pedreira, Mário Moniz Pereira, Barbosa du Bocage e José Carlos Ary dos Santos,

A sua discografia inclui temas como “Por Morrer uma Andorinha”, “Bairro Alto”, “Canoas do Tejo”, “Os Putos”, “Lisboa Menina e Moça”, “Estrela da Tarde”, “Pontas Soltas”, “O Homem das Castanhas”, “Trem Desmantelado”, “À Memória de Anarda” e “Um Homem na Cidade”, entre outras canções.

Com a canção “Flor de Verde Pinho”, sobre o poema homónimo de Manuel Alegre, representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em 1976.

Carlos do Carmo atuou no Olympia, em Paris, nas Óperas de Frankfurt e de Wiesbaden, na Alemanha, além do Canecão, no Rio de Janeiro, e do Savoy, em Helsínquia, entre outras salas.

Em 2014 recebeu um Grammy Latino pelo conjunto da obra, e o Prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal, da Associação Imprensa Estrangeira em Portugal.

No ano seguinte recebeu a mais elevada distinção da capital francesa, a Grande Médaille de Vermeil, e, no ano seguinte, o Estado português condecorou-o como o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

No concerto no Coliseu dos Recreios, em 2019, recebeu, em palco, a chave da cidade de Lisboa, uma honra dada habitualmente aos chefes de Estado que visitam Portugal.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Família no aeroporto. Crédito: Freepik
Nacional

‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes

21:30 25 Maio, 2026 20:19 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

A greve geral pode complicar as deslocações em Portugal neste dia, com impacto previsto em voos e transportes públicos

Algarve Cultura Mundo

“A Ambulância Bombardeada” sensibiliza população em Lagos

17:50 25 Maio, 2026 17:50 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição no exterior do Edifício Paços do Concelho Século XXI, em Lagos, apresenta ambulância danificada durante a guerra na Ucrânia

Algarve Cultura

Algarvio Rúben Manjua estreia primeiro single com 14 anos

14:54 25 Maio, 2026 14:54 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Artista de Vila Real de Santo António apresenta “Shadowlight”, o primeiro tema original da jovem promessa da música algarvia

Técnico a mexer em contador. Crédito: Foto AI
Nacional

Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio

21:00 25 Maio, 2026 18:26 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos consumidores podem não saber que o seu contador da água pode ser trocado pela empresa sem autorização

Algarve Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Parque Nacional do Quénia, África.
Ciência Mundo

Este continente pode separar-se antes do previsto e os cientistas alertam para ‘fenda’ de 500 km que se estende entre estas zonas

18:40 25 Maio, 2026 11:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fenda com 500 quilómetros na África Oriental está a revelar sinais de separação tectónica mais avançada do que se pensava

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí temperaturas de 40 ºC e risco de incêndio ‘máximo’ para estas regiões a partir desta data e a chuva só não vai ‘abandonar’ esta região

18:00 25 Maio, 2026 14:37 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Vários pontos de Portugal continental estarão em risco de incêndio nos próximos dias com o aumento das temperaturas para valores próximos dos 40 ºC

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de lama’? Mau tempo traz trovoada, chuva, poeiras e vento forte e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 22 Maio, 2026 12:40 24 Maio, 2026 | João Luís

Poeiras em suspensão, chuva, trovoada e vento forte marcam a previsão: saiba quais as regiões mais afetadas

Algarve Edição Papel

Faro entre os distritos com mais casos de pais vítimas de violência dos filhos

17:00 24 Maio, 2026 12:55 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A APAV apoiou quase cinco mil pais vítimas de violência praticada pelos filhos entre 2021 e 2025, com Faro entre os distritos mais afetados

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:00 24 Maio, 2026 13:36 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já no ano de 2026

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Faça isto em maio para garantir flores “espetaculares” no verão

20:00 22 Maio, 2026 15:50 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio é um mês decisivo para as hortênsias. Rega, adubação, cobertura do solo e cuidado com a poda podem fazer diferença na floração de verão

Família no aeroporto. Crédito: Freepik
Nacional

‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes

21:30 25 Maio, 2026 20:19 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

A greve geral pode complicar as deslocações em Portugal neste dia, com impacto previsto em voos e transportes públicos

Algarve, Cultura, Mundo

“A Ambulância Bombardeada” sensibiliza população em Lagos

17:50 25 Maio, 2026 17:50 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição no exterior do Edifício Paços do Concelho Século XXI, em Lagos, apresenta ambulância danificada durante a guerra na Ucrânia

Algarve, Cultura

Algarvio Rúben Manjua estreia primeiro single com 14 anos

14:54 25 Maio, 2026 14:54 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Artista de Vila Real de Santo António apresenta “Shadowlight”, o primeiro tema original da jovem promessa da música algarvia

Técnico a mexer em contador. Crédito: Foto AI
Nacional

Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio

21:00 25 Maio, 2026 18:26 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos consumidores podem não saber que o seu contador da água pode ser trocado pela empresa sem autorização

Algarve, Economia

Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

18:50 25 Maio, 2026 18:47 25 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Operadores defendem que apenas cumpriram a sinalização e as normas aplicadas nas praias concessionadas do Algarve

Theridion himalayana. Crédito: Foto AI
Animais, Mundo

‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’

20:40 25 Maio, 2026 20:08 25 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Cientistas descobriram uma nova espécie com um detalhe invulgar que está a chamar a atenção pela sua aparência rara

Buraco no asfalto. Crédito: Magnific
Europa

Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla

19:30 25 Maio, 2026 17:41 25 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Falsos trabalhadores estão a bater à porta de casas na Europa com promessas de reparações rápidas e baratas em caminhos ou entradas

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Parque Nacional do Quénia, África.
Ciência, Mundo

Este continente pode separar-se antes do previsto e os cientistas alertam para ‘fenda’ de 500 km que se estende entre estas zonas

18:40 25 Maio, 2026 11:50 25 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fenda com 500 quilómetros na África Oriental está a revelar sinais de separação tectónica mais avançada do que se pensava

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí temperaturas de 40 ºC e risco de incêndio ‘máximo’ para estas regiões a partir desta data e a chuva só não vai ‘abandonar’ esta região

18:00 25 Maio, 2026 14:37 25 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Vários pontos de Portugal continental estarão em risco de incêndio nos próximos dias com o aumento das temperaturas para valores próximos dos 40 ºC

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Adeus IUC? Autoridade Tributária muda as regras e estes contribuintes passam a ser isentos 

19:00 23 Maio, 2026 16:49 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária admite rever liquidações de IUC dos últimos quatro anos para contribuintes que perderam a isenção após reavaliação do grau de incapacidade

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de lama’? Mau tempo traz trovoada, chuva, poeiras e vento forte e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 22 Maio, 2026 12:40 24 Maio, 2026 | João Luís

Poeiras em suspensão, chuva, trovoada e vento forte marcam a previsão: saiba quais as regiões mais afetadas

Algarve, Edição Papel

Faro entre os distritos com mais casos de pais vítimas de violência dos filhos

17:00 24 Maio, 2026 12:55 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

A APAV apoiou quase cinco mil pais vítimas de violência praticada pelos filhos entre 2021 e 2025, com Faro entre os distritos mais afetados

Ladrão prepara-se para assaltar um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Polícia alerta para roubos desta peça escondida em carros e motos: este é o veículo mais procurado pelos ladrões

20:00 24 Maio, 2026 14:56 22 Maio, 2026 | João Luís

A polícia espanhola alerta para peça escondida em carros e motos que está a ser cada vez mais roubada por conter metais preciosos

Aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vai ser construído um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa e inauguração está ‘marcada’ para esta data

09:00 24 Maio, 2026 13:36 23 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já no ano de 2026

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Faça isto em maio para garantir flores “espetaculares” no verão

20:00 22 Maio, 2026 15:50 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio é um mês decisivo para as hortênsias. Rega, adubação, cobertura do solo e cuidado com a poda podem fazer diferença na floração de verão

Últimas Notícias

  • ‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes
    ‘Milhões’ de pessoas afetadas? Greve geral marcada para esta data em Portugal pode ‘paralisar’ todos estes transportes
  • Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio
    Entidade Reguladora ‘avisa’: nesta situação a empresa pode trocar o contador da água sem autorização do proprietário e sem aviso prévio
  • ‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’
    ‘O sorriso da natureza’: nova espécie descoberta nesta região tem uma marca única que parece ‘feita à mão’
  • Esta ilha portuguesa é um dos destinos favoritos dos reformados europeus pelas paisagens únicas e bom clima ‘todo o ano’
    Esta ilha portuguesa é um dos destinos favoritos dos reformados europeus pelas paisagens únicas e bom clima ‘todo o ano’
  • Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla
    Já chegaram à Europa os “piratas do asfalto”: espanhóis alertam para novo esquema de burla
  • Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve
    Praias: concessionários rejeitam acusações de “abuso” no Algarve

Opinião

  • O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
    O dia em que a doença chegou antes dos sintomas | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (In)correto: O Algarve da hipocrisia – governaram, falharam, agora fingem | Por Francisco Moleiro
  • Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
    Auto-conhecimento e liberdade | Por Andrea Moura
  • Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
    Estamos a perder histórias de vida e quase ninguém está a falar sobre isso | Por Rita Seabra
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
    Para quem tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras
  • 40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
    40 anos de Portugal na UE: Europe Direct Algarve promove cidadania Europeia com nova Agenda 2026-2030
  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal