Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Avião da Ryanair. Crédito: Freepik
Algarve, Europa, Vida & Lazer

Verifique os documentos: Ryanair não deixa britânico entrar em voo para Faro por detalhe no passaporte (e não foi a validade)

Conheça o detalhe no passaporte que levou passageiro britânico a ficar ‘em terra’, não podendo regressar à sua casa no Algarve

12:15 12 Junho, 2025 12:16 12 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um voo marcado, um destino habitual e uma despedida que não chegou a acontecer como planeado. Um cidadão britânico de 70 anos viu-se impedido de regressar a Portugal depois de assistir ao funeral de um amigo. O motivo estava relacionado com o passaporte e deixou-o sem voo e sem reembolso.

David Burton, aposentado, vivia há mais de três décadas em Portimão, no Algarve. Tinha regressado temporariamente ao Reino Unido, mais concretamente à Cornualha, para prestar uma última homenagem ao amigo mais próximo. Ao tentar voltar a casa, no voo da Ryanair com partida prevista de Exeter para Faro, foi impedido de embarcar.

Um rasgo sem importância aparente

De acordo com o jornal britânico The Sun, a recusa teve como base um pequeno rasgo numa das páginas do passaporte, causado anos antes por um autocolante de bagagem. A danificação estava localizada na página de observações do documento, que, neste caso, não continha qualquer anotação oficial.

Segundo a mesma fonte, o septuagenário terá apresentado o passaporte durante o processo de check-in. A equipa da companhia aérea reteve o documento para avaliação e acabou por informar que, devido à política da Ryanair sobre documentação, o passageiro não poderia seguir viagem.

Nenhum alerta nas fronteiras anteriores

O cidadão afirmou que utilizara o mesmo passaporte em múltiplas viagens dentro da Europa sem que houvesse qualquer contestação. Conforme a mesma fonte, o tratamento recebido por parte dos funcionários da companhia aérea deixou o viajante “abalado e assustado”, sentimento agravado pela recente perda pessoal.

Escreve o mesmo jornal que, perante a impossibilidade de embarcar, foi sugerido ao passageiro que procurasse alternativas nos aeroportos de Bristol ou Gatwick. O custo da mudança implicou a compra de uma nova passagem com a companhia Jet2, além de despesas adicionais com transportes terrestres.

Sem entraves no dia seguinte

Refere a mesma fonte que, no dia seguinte, David Burton conseguiu embarcar a partir de Bristol. O check-in decorreu sem incidentes e os agentes consideraram o documento válido. Ao chegar a Faro, questionou o controlo fronteiriço local, que não identificou qualquer problema no passaporte.

Sublinha o The Sun que o idoso se mostrou surpreendido por ter sido impedido de voar num contexto que, para as autoridades fronteiriças portuguesas, não apresentava qualquer irregularidade.

Recomendamos: Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas sob o risco de ficarem ’em terra’

Política da companhia e regras em vigor

Segundo a Ryanair, o impedimento de embarque foi o resultado de uma aplicação correta das regras. A companhia justificou a decisão com base na integridade do documento apresentado, que considerou danificado e, por isso, inválido para efeitos de viagem.

A chefe de viagens do The Sun, Lisa Minot, explicou que, após o Brexit, as regras para viajar entre o Reino Unido e a União Europeia tornaram-se mais rigorosas. Para além da validade máxima de dez anos, os passaportes devem ter, no mínimo, três meses de validade à data de regresso.

Diversas exigências conforme o destino

Acrescenta a publicação que, para além das regras europeias, alguns países impõem condições suplementares, como páginas em branco ou validade mínima de seis meses. A África do Sul, por exemplo, exige uma página limpa e meio ano de validade restante.

Explica a publicação que, mesmo passaportes que ainda se encontram dentro do prazo, mas com danos físicos, podem ser recusados conforme a avaliação das companhias aéreas. De acordo com o The Sun, até 100 mil britânicos por ano podem enfrentar entraves semelhantes por desconhecerem ou subestimarem estes critérios.

Consequências imprevistas de pequenos detalhes

A recusa de embarque levou o passageiro a um conjunto de gastos inesperados e a um sentimento de “frustração” acrescido pelo momento pessoal delicado. Apesar de ter conseguido regressar a casa, David Burton descreveu a experiência como “humilhante” e referiu-se ao tratamento recebido como sendo “de criminoso”.

Este caso sublinha a importância de verificar a integridade do passaporte e conhecer os requisitos específicos do destino antes de viajar. Mesmo alterações aparentemente inofensivas podem ser interpretadas como violação das regras de transporte aéreo.

Leia também: Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que está a invadir as praias do Mediterrâneo e pode mesmo chegar a Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

11:17 2 Agosto, 2026 11:17 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Iniciativa questiona se os dados pessoais das devoluções podem ser cruzados com compras, cartões de cliente e padrões de mobilidade

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve

Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino

13:13 2 Agosto, 2026 13:14 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A união foi anunciada pelo historiador nas redes sociais, com uma declaração inspirada no judo, após o casamento realizado este sábado

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Opinião Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Economia Nacional

Estudo ambiental do novo aeroporto entregue à APA

14:48 1 Agosto, 2026 14:48 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento com cerca de 5.000 páginas avalia os impactos do novo aeroporto, cuja abertura está prevista a partir de 2035

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Quer dormir melhor no verão? Este hábito antes de dormir pode melhorar o sono no calor

22:00 1 Agosto, 2026 19:49 31 Julho, 2026 | João Luís

Durante as noites de calor do verão, a temperatura do banho pode influenciar o sono de uma forma menos óbvia do que parece

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais

11:17 2 Agosto, 2026 11:17 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Iniciativa questiona se os dados pessoais das devoluções podem ser cruzados com compras, cartões de cliente e padrões de mobilidade

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve, Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Algarve

Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino

13:13 2 Agosto, 2026 13:14 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A união foi anunciada pelo historiador nas redes sociais, com uma declaração inspirada no judo, após o casamento realizado este sábado

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Opinião, Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Milhares sem luz: vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só) este domingo e estas são as regiões afetadas

15:00 31 Julho, 2026 20:09 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-Redes anunciou novos cortes programados de luz para este domingo, 2 de agosto

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Economia, Nacional

Estudo ambiental do novo aeroporto entregue à APA

14:48 1 Agosto, 2026 14:48 1 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Documento com cerca de 5.000 páginas avalia os impactos do novo aeroporto, cuja abertura está prevista a partir de 2035

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode voltar “em força” a Portugal nesta data

13:40 31 Julho, 2026 13:28 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Modelos meteorológicos apontam para uma mudança do estado do tempo e para o possível regresso da chuva

Mulher a dormir com ventoinha ligada. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Quer dormir melhor no verão? Este hábito antes de dormir pode melhorar o sono no calor

22:00 1 Agosto, 2026 19:49 31 Julho, 2026 | João Luís

Durante as noites de calor do verão, a temperatura do banho pode influenciar o sono de uma forma menos óbvia do que parece

Últimas Notícias

  • Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
    Fernando Pessanha celebra casamento com a tricampeã nacional de judo Sabrina Vitorino
  • Tiago Ramos, de Tunes, convocado para o Europeu de atletismo
    Tiago Ramos, de Tunes, convocado para o Europeu de atletismo
  • Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia
    Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia
  • Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais
    Sistema Volta suscita pedido à CNPD sobre tratamento de dados pessoais
  • UAlg afirma o português como língua institucional e reforça o multilinguismo
    UAlg afirma o português como língua institucional e reforça o multilinguismo

Opinião

  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno

Europe Direct Algarve

  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
  • Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
    Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento