Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik AI
Nacional, Vida & Lazer

Vai de férias este fim de semana? As temperaturas em Portugal podem ‘trocar-lhe as voltas’

As temperaturas em Portugal estão a mudar e pode afetar os planos para o fim de semana: há zonas que merecem ‘atenção redobrada’

16:10 4 Junho, 2025 10:42 5 Junho, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A primeira semana do verão climatológico arrancou com temperaturas amenas, mas tudo indica que o cenário irá mudar nos próximos dias. A mudança nas temperaturas em Portugal será evidente até ao final da semana, com os termómetros a poderem atingir os 40  °C em algumas regiões, especialmente no Sul.

A semana será marcada por duas fases distintas: uma primeira metade fresca e instável, seguida de uma segunda parte mais seca e com tendência para um aumento térmico acentuado.

A previsão aponta para dias nublados no início da semana, com possibilidade de abertas a partir da tarde de terça-feira.

Chuva fraca e céu encoberto marcam o início da semana

São esperados períodos de chuva fraca e dispersa nas regiões Norte e Centro, tanto hoje como amanhã, com maior probabilidade ao longo da faixa litoral.

A instabilidade atmosférica resulta da influência de uma depressão centrada em Espanha, que poderá afetar Portugal de forma residual, indica o site Meteored.

As temperaturas máximas mantêm-se relativamente baixas. Nesta terça-feira, os valores deverão variar entre os 19 °C, registados em Viana do Castelo, Porto e Guarda, e os 25 °C em Faro.

Subida gradual a partir de quarta-feira

A mudança nas temperaturas em Portugal começa a notar-se a partir de quarta-feira.

Esperam-se máximas a variar entre os 19 °C no Norte e os 26 °C em zonas do interior e do Sul, como Faro, Beja, Évora e Castelo Branco.

Na quinta-feira, surgem já valores iguais ou superiores a 30 °C em alguns pontos do Baixo Alentejo, mantendo-se, contudo, temperaturas mais baixas nas regiões costeiras do Norte, com Viana do Castelo a registar novamente 19 °C.

Recomendamos: Viu um saco de plástico no retrovisor de um carro? Saiba o que significa e descubra por que o deve fazer

Interior e Sul aquecem primeiro

Na sexta-feira, vários distritos do interior e do Sul deverão ultrapassar os 30 °C, escreve o site. No Norte, Bragança poderá atingir os 26 °C, e no Vale do Douro há possibilidade de valores localmente superiores.

O mapa térmico mostra uma clara discrepância entre as regiões do litoral norte e o interior sul.

Com o calor, aumenta também a incidência de radiação prejudicial, pelo que recomenda-se a aplicação de protetor e a procura da sombra nas horas de Sol mais intenso.

Calor extremo no fim de semana?

Para sábado e domingo, a previsão aponta para uma subida significativa das temperaturas.

A mudança nas temperaturas em Portugal deverá atingir o seu ponto máximo no domingo, com o Sul, em especial o Baixo Alentejo, a poder registar 40 °C.

Ainda assim, o Meteored recomenda atenção à atualização das previsões, dada a distância temporal.

Regresso do tempo seco e estável

As altas pressões deverão voltar a instalar-se, contribuindo para a estabilização das condições meteorológicas e o aumento das temperaturas.

Esta tendência repete o padrão observado nos últimos dias da semana passada, quando o país foi influenciado por uma massa de ar quente e poeiras saarianas.

Conforme o Meteored, esta mudança nas temperaturas em Portugal marcará o início de uma nova fase climática, em que os valores térmicos se aproximam mais dos típicos meses de verão.

Leia também: Um carro para a vida? Mecânicos apontam as três marcas de carros que necessitam de pouca manutenção

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve Cultura

Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira

11:10 30 Abril, 2026 11:10 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro “Transformando Dores em Conquistas” é apresentado em Albufeira com testemunho de superação e reflexão sobre saúde mental

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve Economia

Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029

10:50 30 Abril, 2026 10:55 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

APAL elege nova direção por unanimidade e aposta em inovação, promoção estratégica e reforço da parceria com o município de Albufeira

Algarve Ciência Cultura

Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

10:18 30 Abril, 2026 10:18 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Pint of Science leva ciência aos bares de Faro com debates informais sobre temas atuais, aproximando investigadores e público

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Economia Opinião Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Algarve, Cultura

Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira

11:10 30 Abril, 2026 11:10 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro “Transformando Dores em Conquistas” é apresentado em Albufeira com testemunho de superação e reflexão sobre saúde mental

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve, Economia

Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029

10:50 30 Abril, 2026 10:55 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

APAL elege nova direção por unanimidade e aposta em inovação, promoção estratégica e reforço da parceria com o município de Albufeira

Algarve, Ciência, Cultura

Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

10:18 30 Abril, 2026 10:18 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival Pint of Science leva ciência aos bares de Faro com debates informais sobre temas atuais, aproximando investigadores e público

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Economia, Opinião, Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 10:46 29 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Médicos a realizar tratamento. Crédito: Foto AI
Gastronomia, Saúde

Cardiologistas alertam: alimento ‘inofensivo’ que muitos portugueses comem ao pequeno-almoço aumenta risco de doença cardiovascular

20:20 29 Abril, 2026 20:27 29 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitos portugueses escolhem este alimento ao pequeno-almoço, mas o seu consumo frequente pode aumentar o risco de problemas cardiovasculares

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Últimas Notícias

  • Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira
    Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira
  • Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
    Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
  • Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
    Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
  • Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
    Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
  • Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho
    Portimão manifesta preocupação com paralisações nas escolas do concelho
  • Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha
    Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha

Opinião

  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
  • Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
    Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal