Num contexto em que um episódio de turbulência severa num voo da Singapore Airlines resultou na morte de um passageiro e deixou 30 feridos, deixando o mundo em choque, a revista Condé Nast Traveler elaborou uma lista das 10 rotas aéreas mais propensas a este fenómeno, publicada pelo IOL.
Segundo um estudo da Universidade de Reading, citado pela CNN Portugal, há hoje mais turbulência do que há quatro décadas. “Os investigadores atribuem este aumento às alterações climáticas, que estão a aquecer o ar devido às emissões de CO2 e a intensificar, por sua vez, o cisalhamento do vento [qualquer mudança na direção e/ou na velocidade do vento numa dada distância, tanto na horizontal como na vertical] nas correntes de jato”, refere a CNN.
Para os pilotos e operadores aéreos, a previsão e gestão da turbulência é crucial. As aeronaves modernas estão equipadas com sistemas avançados de radar e outros sensores que ajudam a detectar e evitar áreas de forte turbulência. No entanto, nem sempre é possível evitar completamente as zonas turbulentas, especialmente quando se trata de turbulência de ar claro.
Para os passageiros, a recomendação é manter os cintos de segurança apertados sempre que estiverem sentados, independentemente das condições de voo aparentes. Esta medida simples pode prevenir ferimentos em caso de turbulência inesperada.
Embora Portugal não figure entre os piores percursos, algumas rotas europeias estão entre aquelas onde é mais provável enfrentar o problema da turbulência, que ganhou destaque após o incidente recente.
Conheça a lista:
- Santiago (SCL), Chile – Santa Cruz (VVI), Bolívia
- Almaty (ALA), Cazaquistão – Bisqueque (FRU), Quirguistão
- Lançhou (LHW), China – Chengdu (CTU), China
- Centrair (NGO), Japão – Sendai (SDJ), Japão
- Milão (MXP), Itália – Genebra (GVA), Suíça
- Lançhou (LHW), China – Xianyang (XIY), China
- Osaka (KIX), Japão – Sendai (SDJ), Japão
- Xianyang (XIY), China – Chengdu (CTU), China
- Xianyang (XIY), China – Chongqing (CKG), China
- Milão (MXP), Itália – Zurique (ZRH), Suíça
Leia também: Esta aldeia do Algarve faz lembrar Santorini e é digna de visita [vídeo]