Portugal é reconhecido por ter, no seu território, atrações para todos os gostos. Para os que gostam de paz, a região do Alentejo é muito convidativa a cenários rurais e tranquilidade. Para quem gosta da azáfama, as praias do Algarve enchem durante o verão. Neste caso, vamos falar-lhe duma atração para os amantes de uma boa aventura. Os Passadiços do Paiva, situados na margem esquerda do Rio Paiva, em Arouca, são frequentemente descritos como um dos percursos pedestres mais belos de Portugal. Esta afirmação ganha ainda mais força com o facto de terem sido, pelo sétimo ano consecutivo, distinguidos como a melhor atração de turismo de aventura nos World Travel Awards 2024 , conhecidos como os “Óscares do turismo mundial”.
Com uma extensão de cerca de 8,7 quilómetros, os passadiços, feitos de madeira, enfrentam danos causados pelos incêndios de setembro. Apesar disso, uma parte do percurso já foi reaberta ao público. Desde a sua estreia, em junho de 2015, os Passadiços do Paiva conquistaram rapidamente a preferência dos visitantes, recebendo mais de 200 mil pessoas nos primeiros meses de funcionamento, revela a Versa.
O percurso pode ser iniciado nas praias fluviais do Areinho ou de Espiunca, sendo que a escolha do ponto de partida determina a dificuldade do percurso. Ao longo do caminho, é possível admirar diversas maravilhas naturais, como a Cascata das Aguieiras e a Garganta do Paiva. A fauna e a flora locais também enriquecem a experiência, com espécies como o ouriço-cacheiro e o javali para fazerem parte deste ecossistema único.
Para os mais aventureiros, a Ponte Suspensa 516 Arouca é um destaque a não perder. Considerada uma das maiores pontes pedonais do mundo, com 516 metros de comprimento, oferece vistas de cortar a respiração, erguendo-se a 175 metros de altura sobre o rio Paiva.
Os World Travel Awards , criados em 1993, têm como objetivo premiar a excelência no setor do turismo em todo o mundo. Este galardão é reconhecido como um dos maiores selos de qualidade na área. Segundo a Câmara Municipal de Arouca, desde abertura ao público, os Passadiços do Paiva já receberam mais de 1,5 milhões de visitantes.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem