Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher a regar plantas. Crédito: Freepik
Mulher a regar plantas. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Regar as plantas de manhã ou à noite? Este truque pode salvar as suas plantas do calor (e evitar folhas secas)

A hora a que rega as plantas pode fazer toda a diferença: este truque simples pode evitar folhas secas e ajudar a combater o calor

12:30 11 Junho, 2025 12:17 11 Junho, 2025 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A rega é um dos cuidados fundamentais para manter as plantas saudáveis, mas não basta apenas seguir uma rotina frequente. O horário em que se rega as plantas pode fazer toda a diferença no crescimento, na hidratação e até na resistência a doenças.

De acordo com várias publicações especializadas em jardinagem, como o site The Spruce, há argumentos válidos tanto para a rega matinal como para a rega noturna.

Saber qual o melhor momento depende de vários factores, incluindo o clima, o tipo de planta e a técnica de rega utilizada.

O truque que protege as raízes (e evita fungos)

Independentemente do horário escolhido, há um truque simples que pode melhorar significativamente os resultados da rega: aplicar a água directamente na terra, evitando molhar as folhas.

Esta técnica, explicada pela mesma fonte, ajuda a reduzir o risco de doenças fúngicas e garante uma melhor absorção da água pelas raízes, especialmente nos dias mais quentes.

Regar à noite pode poupar água mas há riscos

Uma das vantagens da rega ao final do dia é a menor evaporação. Conforme explica a mesma fonte, quando se rega à noite, as temperaturas são mais baixas, o que permite à água infiltrar-se no solo de forma mais eficaz, dando às plantas uma hidratação mais prolongada.

Segundo o mesmo site, esta prática é comum em climas quentes ou em dias particularmente secos. No entanto, a humidade acumulada durante a noite pode favorecer o desenvolvimento de fungos, principalmente se as folhas ficarem molhadas. É por isso que o truque de regar apenas o solo é especialmente importante neste horário.

Vantagens da rega pela manhã

Por outro lado, regar as plantas nas primeiras horas do dia tem benefícios significativos. De acordo com a publicação, este é o momento em que as plantas iniciam os seus processos metabólicos, como a fotossíntese, o que torna mais eficaz a absorção de água e nutrientes.

Além disso, ao regar de manhã, a humidade residual nas folhas evapora ao longo do dia, o que reduz a hipótese de infeções fúngicas.

A publicação acrescenta que, para quem vive em prédios ou zonas urbanas, pode ser necessário ajustar a rotina e verificar horários adequados para a rega.

Recomendamos: Nem robalo nem dourada: espanhóis alertam que este peixe tem mais de 70 parasitas e é o “mais perigoso do mundo”

Como aplicar o truque com eficácia

O método de rega deve ser adaptado ao tipo de espaço e às espécies cultivadas. Para pequenas áreas ou vasos, o regador com bico fino é o mais indicado, permitindo dirigir a água ao solo, como recomenda o The Spruce. Isto evita a humidade em excesso nas folhas e melhora a penetração da água até às raízes.

Sistemas automáticos para maior eficiência

Em jardins maiores ou relvados, métodos como a irrigação por gotejamento ou por aspersão são opções práticas.

O gotejamento conduz a água directamente às raízes, poupando recursos e reduzindo o risco de doenças. Já a aspersão é eficaz para cobrir grandes áreas, desde que usada em horários adequados.

Adaptar a rega às estações do ano

Segundo a mesma fonte, é essencial ajustar os hábitos de rega consoante a estação. No verão, a evaporação é mais intensa, o que pode justificar regas mais frequentes ou em horários mais frescos. No inverno, as necessidades das plantas diminuem e a rega deve ser feita com maior moderação.

Truque simples, impacto real

Não existe um horário universalmente ideal, mas sim um conjunto de boas práticas. A escolha entre regar de manhã ou à noite depende do contexto.

No entanto, aplicar a água directamente no solo, sem molhar as folhas, é um truque simples que pode fazer toda a diferença, sobretudo em dias de calor. É este detalhe que ajuda a manter as plantas mais hidratadas, saudáveis e resistentes.

Leia também: Adeus guarda-sol? Este toldo portátil protege 4 pessoas ao mesmo tempo e monta-se em 3 minutos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Letreiro colocado na Avenida de Roma, Lisboa. Crédito: Facebook
Economia Nacional

“Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta

13:00 22 Julho, 2026 12:17 22 Julho, 2026 | João Luís

Devolução de embalagens com depósito está a mudar hábitos nas ruas, mas também trouxe situações inesperadas junto a papeleiras e contentores

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve Economia

Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento

10:43 22 Julho, 2026 10:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro apresentou uma subida de 14% no stock de arrendamento, enquanto Lisboa, Porto e Coimbra registaram quebras

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 12:48 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve Animais Opinião

Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva

09:37 21 Julho, 2026 09:39 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Peço que reconsidere a inclusão da garraiada no programa da FETAAL. Que a Junta de Freguesia de Bensafrim possa ser um exemplo de progresso, demonstrando que é possível honrar o passado enquanto se constrói um futuro mais ético e compassivo"

António José Seguro com Luís Represas. Crédito: Site da Presidência da República Portuguesa
Cultura, Nacional

António José Seguro reage à morte de Luís Represas: “Hoje perdi um amigo. Choro”

10:53 22 Julho, 2026 11:08 22 Julho, 2026 | João Luís

Presidente da República deixa mensagem emocionada após a morte de Luís Represas, recordando a voz, a carreira e a ligação pessoal ao músico

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Jovem numa piscina.
Europa

Falha numa piscina de hotel no sul de Espanha deixa dezenas de turistas intoxicados

11:10 22 Julho, 2026 10:28 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 60 hóspedes de um hotel em Benahavís apresentaram sintomas de intoxicação após uma falha no sistema de tratamento da água da piscina

Letreiro colocado na Avenida de Roma, Lisboa. Crédito: Facebook
Economia, Nacional

“Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta

13:00 22 Julho, 2026 12:17 22 Julho, 2026 | João Luís

Devolução de embalagens com depósito está a mudar hábitos nas ruas, mas também trouxe situações inesperadas junto a papeleiras e contentores

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve, Economia

Algarve contraria quebra nacional e aumenta oferta de arrendamento

10:43 22 Julho, 2026 10:43 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Distrito de Faro apresentou uma subida de 14% no stock de arrendamento, enquanto Lisboa, Porto e Coimbra registaram quebras

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 12:48 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura, Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Cultura

Festival de luz, arte e cultura volta a transformar o centro histórico de Portimão

15:50 21 Julho, 2026 16:02 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Badoxa, Cláudia Pascoal, Edmundo Inácio e Luís Trigacheiro integram a maior edição de sempre da Noitada, em Portimão

Algarve, Animais, Opinião

Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva

09:37 21 Julho, 2026 09:39 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Peço que reconsidere a inclusão da garraiada no programa da FETAAL. Que a Junta de Freguesia de Bensafrim possa ser um exemplo de progresso, demonstrando que é possível honrar o passado enquanto se constrói um futuro mais ético e compassivo"

Últimas Notícias

  • Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
    Vai comprar uma casa ainda em construção? Eis o que deve acautelar antes de entregar o sinal
  • “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
    “Tem embalagem Volta? Deixe-a aqui”: ‘corrida aberta’ aos 10 cêntimos das embalagens Volta
  • Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
    Padre conhecido pelo talento para o futebol vai mudar de paróquia e a população assina petição para que mude de ideias
  • Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party
    Dois palcos animam nova edição da Carvoeiro Beach Party
  • Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia
    Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento