Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Vida & Lazer

Não estrague o barbecue: estes são os erros mais comuns quando se faz um churrasco

Fogo mal distribuído na grelha, carne queimada ou sem sabor. Estes são apenas alguns de muitos erros que podem acontecer num churrasco. Saiba como se precaver

10:30 24 Agosto, 2025 14:14 23 Agosto, 2025 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O churrasco é um dos momentos preferidos dos portugueses para reunir amigos e família, mas nem sempre corre como planeado. Muitos principiantes acabam por cometer erros churrasco que comprometem o resultado final, desde carne demasiado mal passada a grelhados queimados ou sem sabor.

Embora pareça uma tarefa simples, cozinhar ao lume exige alguma preparação e atenção ao detalhe. Saber quando e como colocar a carne na grelha faz toda a diferença no sabor e na textura.

Temperatura da grelha

Um dos erros mais frequentes acontece logo no início, quando se coloca a comida sobre a grelha demasiado cedo, explica a revista masculina Men’s Health. Cozinhar com a chapa ainda demasiado quente ou com fogo ativo faz com que os alimentos assem por fora sem estarem prontos por dentro.

A solução passa por criar zonas diferentes de calor. Uma área com brasas bem distribuídas garante temperatura alta, enquanto outra, com menos carvão, permite cozinhar lentamente ou manter a carne quente sem queimar.

Carne fria no grelhador

Outro erro comum é retirar a carne do frigorífico e colocá-la imediatamente na grelha, refere a mesma fonte. Essa prática prolonga o tempo de cozedura e aumenta o risco de carne crua no interior e queimada no exterior.

O ideal é retirar a carne cerca de 30 minutos antes, permitindo que atinja a temperatura ambiente. Para cortes maiores, o tempo deve ser de aproximadamente uma hora.

O ponto certo das brasas

A pressa em começar a cozinhar também leva a más experiências. As brasas devem apresentar uma camada uniforme de cinza antes de receber os alimentos, sinal de que atingiram a temperatura adequada.

Se o processo começar mais cedo, as chamas inesperadas podem queimar os grelhados. Observar a evolução do carvão ajuda a identificar o momento certo para colocar a carne na grelha.

Controlar as chamas e deixar repousar

A gordura que pinga da carne pode provocar chamas repentinas. Colocar enchidos e peças mais gordurosas na zona de menor calor ajuda a evitar que se queimem. Além disso, nunca se deve grelhar antes da camada cinza surgir sobre as brasas.

Outro detalhe muitas vezes ignorado é o descanso da carne após sair da grelha, explica ainda a Men’s Health. Deixar repousar alguns minutos permite que os sucos se distribuam uniformemente, melhorando o sabor e a textura da peça.

No final, a chave para um bom barbecue não está apenas nos ingredientes escolhidos, mas também no cuidado com a preparação. Evitar erros no churrasco garante uma refeição bem conseguida e um convívio mais agradável à mesa.

Leia também: PJ detém dois homens em Faro que abriam contas bancárias com documentos falsos

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Cultura

Restauro revela pinturas raras dos séculos XVI e XVIII ocultas sob camadas de cal em Tavira

08:00 14 Junho, 2026 11:21 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pinturas murais escondidas há séculos são descobertas na Igreja de Santa Maria do Castelo em Tavira

Anoitecer num parque verde. Crédito: Freepik
Nacional Vida & Lazer

Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data

10:30 14 Junho, 2026 02:34 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Algumas localidades portuguesas vão ficar totalmente 'às escuras' durante um fenómeno raro que já tem data

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Algarve Edição Papel Opinião

Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa

12:50 14 Junho, 2026 12:31 14 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não pode correr o risco de transformar um dos seus maiores ativos económicos e ambientais numa experiência marcada pela conflitualidade, pela improvisação e pela ausência de regras claras"

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Algarve Política

Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão

11:58 14 Junho, 2026 12:23 14 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Eleição decorreu no Plenário Eleitoral do Núcleo Territorial de Portimão, realizado no Museu de Portimão

Edição Papel Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Edição Papel Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário

09:00 13 Junho, 2026 12:30 10 Junho, 2026 | João Luís

Quando a escola fecha por greve, os pais podem ter direito a falta justificada? Saiba como proteger o salário

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Cultura

Restauro revela pinturas raras dos séculos XVI e XVIII ocultas sob camadas de cal em Tavira

08:00 14 Junho, 2026 11:21 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pinturas murais escondidas há séculos são descobertas na Igreja de Santa Maria do Castelo em Tavira

Anoitecer num parque verde. Crédito: Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data

10:30 14 Junho, 2026 02:34 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Algumas localidades portuguesas vão ficar totalmente 'às escuras' durante um fenómeno raro que já tem data

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: conheça as mudanças importantes para os condutores

20:20 12 Junho, 2026 19:01 12 Junho, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Algarve, Edição Papel, Opinião

Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa

12:50 14 Junho, 2026 12:31 14 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve não pode correr o risco de transformar um dos seus maiores ativos económicos e ambientais numa experiência marcada pela conflitualidade, pela improvisação e pela ausência de regras claras"

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Algarve, Política

Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão

11:58 14 Junho, 2026 12:23 14 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Eleição decorreu no Plenário Eleitoral do Núcleo Territorial de Portimão, realizado no Museu de Portimão

Edição Papel, Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Edição Papel, Opinião

Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas

07:30 14 Junho, 2026 08:29 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Leão XIV escreve como quem observa o mundo sem ilusões, mas sem ceder ao cinismo".

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário

09:00 13 Junho, 2026 12:30 10 Junho, 2026 | João Luís

Quando a escola fecha por greve, os pais podem ter direito a falta justificada? Saiba como proteger o salário

Últimas Notícias

  • Álcool ao volante leva à detenção de 66 condutores em apenas quatro horas
    Álcool ao volante leva à detenção de 66 condutores em apenas quatro horas
  • Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão
    Artur Fonseca eleito coordenador da Iniciativa Liberal de Portimão
  • Há uma aldeia no Algarve que pinta uma bandeira gigante para apoiar Portugal há mais de 20 anos
    Há uma aldeia no Algarve que pinta uma bandeira gigante para apoiar Portugal há mais de 20 anos
  • Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data
    Milhares ficarão ‘sem luz’: saiba que localidades portuguesas que vão ficar ‘às escuras’ nesta data
  • “Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos
    “Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos
  • “Ficou toda contente”: mulher ganha 5.000€ numa raspadinha em Barcelos e pensava que eram 500€
    “Ficou toda contente”: mulher ganha 5.000€ numa raspadinha em Barcelos e pensava que eram 500€

Opinião

  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal