Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Europa, Vida & Lazer

“Já não temos liberdade”: franceses criticam novas regras com multas pesadas e Espanha pode seguir o exemplo

França avançou com novas regras que já estão a gerar polémica, com multas elevadas e possíveis repercussões em países vizinhos

18:00 21 Agosto, 2025 17:49 21 Agosto, 2025 | Luís Santos
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em vários países europeus, a luta contra o tabaco em espaços públicos está a ganhar força, numa altura em que governos procuram proteger a saúde e o ambiente. França já transformou as suas praias em zonas livres de fumo e aplica multas elevadas a quem desrespeitar a regra, enquanto Espanha prepara legislação semelhante. Mas as medidas têm sido alvo de fortes críticas por parte de fumadores e não fumadores, segundo aponta o jornal online Noticias Trabajo. Que caminho seguirá Portugal?

França proibiu, Espanha prepara-se

A partir de 1 de julho, França proibiu fumar em praias, parques e paragens de autocarro. As multas podem ir dos 135 aos 750 euros e a polícia enfrenta a missão de vigiar quilómetros de costa. O Governo francês justifica a decisão com números preocupantes: todos os anos são abandonadas entre 20 e 25 mil toneladas de beatas, cada uma capaz de contaminar até 500 litros de água.

Além do impacto ambiental, as autoridades francesas, citadas pela mesma fonte, apontam também a saúde pública como prioridade, lembrando que o tabaco mata 75 mil pessoas por ano em França. O objetivo é claro: “desnormalizar o tabaco e proteger os jovens”, já que a maioria dos fumadores começa antes dos 18 anos.

Ainda assim, a medida divide opiniões. Enquanto alguns cidadãos consideram que se trata de “ecologia necessária”, outros acusam o Estado de “infantilizar” a população e limitar liberdades. “Isto é ridículo, já não temos liberdade!”, protestou uma fumadora na praia de Palavas-les-Flots, citada pelo jornal Hérault Tribune. Para muitos, o problema não está apenas na restrição, mas também nas multas pesadas que podem atingir várias centenas de euros.

Espanha discute restrições

A sul dos Pirenéus, o Ministerio de Sanidad prepara-se para aprovar novas regras que incluem o veto ao tabaco em piscinas públicas e todas as esplanadas. Uma sondagem da associação Hostelería de España mostra que 70% preferem campanhas de sensibilização em vez de mais restrições.

O setor da restauração teme o impacto económico. Segundo a mesma fonte, 62% dos inquiridos acreditam que a imagem turística do país pode ser prejudicada, e 85% antecipam um “efeito rebote”, com os fumadores a deslocarem o hábito para as ruas ou encontros privados, agravando problemas de convivência e limpeza.

A própria capital francesa, segundo o jornal online Noticias Trabajo, serve de exemplo: na última revisão da lei, Paris deixou de fora a restauração para evitar choque com a economia.

E Portugal?

No nosso país, ainda não existe uma medida que proíba fumar nas praias ou em todas as esplanadas. A lei do tabaco em vigor (Lei n.º 37/2007) apenas restringe o consumo em espaços fechados de uso coletivo. Isso significa que, nas esplanadas, só é proibido fumar quando estas estão totalmente cobertas e com mais de 50% das laterais fechadas.

Na prática, quem se senta numa esplanada aberta, mesmo que coberta por toldos ou chapéus-de-sol, pode fumar. Esta diferença faz com que Portugal se distinga de França, onde a regra é absoluta, e de Espanha, que prepara legislação mais restritiva para piscinas e esplanadas.

Com mais de 800 quilómetros de costa e um peso significativo do turismo e da restauração, Portugal poderia enfrentar dificuldades semelhantes às de França na fiscalização e aos receios de Espanha quanto ao impacto económico. Por enquanto, as praias portuguesas continuam a permitir fumar, mas o tema promete ganhar espaço nos próximos meses.

Leia também: Esqueceu-se do cartão? Este truque permite usar o Multibanco (e não só para levantamentos)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher triste ao telemóvel.
Mundo Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Algarve

Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa

14:35 5 Junho, 2026 14:36 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo mobiliário urbano valoriza o espaço envolvente do Auditório Carlos do Carmo e responde a uma antiga reivindicação

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia Nacional Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda

13:40 5 Junho, 2026 13:10 5 Junho, 2026 | João Luís

Segurança Social simplificou o processo de pagamento no portal e na aplicação. As referências passam a ser geradas diretamente no ecrã

Algarve Cultura

Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

12:50 5 Junho, 2026 12:54 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim recebe apresentação de obra premiada sobre o cavaleiro Rui Valente, figura ligada à história marítima de Faro

Algarve Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Mulher triste ao telemóvel.
Mundo, Nacional

Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”

13:30 5 Junho, 2026 12:23 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Jovem português desaparece após viagem à Tailândia e passagem pelo Vietname, deixando família sem respostas e apenas pistas dispersas

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Algarve

Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa

14:35 5 Junho, 2026 14:36 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo mobiliário urbano valoriza o espaço envolvente do Auditório Carlos do Carmo e responde a uma antiga reivindicação

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Opinião

Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha

11:40 5 Junho, 2026 12:08 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Ao contrário da informalidade dos arrumadores, o sistema de parquímetros baseia-se na transparência, previsibilidade e aplicação uniforme da regra"

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda

13:40 5 Junho, 2026 13:10 5 Junho, 2026 | João Luís

Segurança Social simplificou o processo de pagamento no portal e na aplicação. As referências passam a ser geradas diretamente no ecrã

Algarve, Cultura

Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

12:50 5 Junho, 2026 12:54 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim recebe apresentação de obra premiada sobre o cavaleiro Rui Valente, figura ligada à história marítima de Faro

Algarve, Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia

Cartão ou dinheiro? Há um meio de pagamento que as lojas não podem recusar e muitos clientes nem sabem

11:00 2 Junho, 2026 09:52 2 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A maioria das pessoas prefere pagar com cartão, mas a lei continua a impor regras claras e nem sempre aquilo que se vê nas lojas é o que está previsto

Últimas Notícias

  • Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas
    Arte invade as ruas de Ferragudo em mais uma edição do Festival das Escadinhas
  • Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa
    Novos bancos melhoram espaço de convívio junto ao Auditório Carlos do Carmo em Lagoa
  • Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região
    Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região
  • Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda
    Nova funcionalidade da Segurança Social promete pagamentos mais rápidos: veja o que muda
  • Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”
    Filho conversava com a mãe como se estivesse em Lisboa mas estava na Tailândia: “Temo que possa ter ido fazer aquilo que não devia”
  • Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista
    Fernando Pessanha apresenta em Castro Marim obra distinguida sobre figura do Algarve quinhentista

Opinião

  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal