Portugal não sai do radar dos prémios de turismo. Em 2023, quatro localidades portuguesas foram distinguidas com o prémio de Melhor Aldeia Turística 2023 pela Organização Mundial do Turismo e esta vila, nos Açores, foi uma delas, segundo a VERSA.
As vilas açorianas destacam-se pela sua arquitetura tradicional, com casas brancas de molduras coloridas, telhados de telha vermelha e ruas de pedra vulcânica. Igrejas e capelas em estilo barroco pontuam a paisagem, contribuindo para o encanto visual. Rodeadas por pastagens verdejantes, montanhas exuberantes e vistas deslumbrantes sobre o Atlântico, estas vilas oferecem uma beleza natural impressionante. Jardins públicos e hortas privadas, repletos de flores e plantas, adicionam cor e vida às ruas e praças. A proximidade do mar também é um aspeto que contribui imenso para a beleza destes locais.
Uma das localidades premiadas é Madalena, uma aldeia na Ilha do Pico, nos Açores, com cerca de 2500 habitantes. Localizada de frente para o Faial e a Cidade da Horta a 7,5 km de distância, esta zona do Pico tem fronteiros à vila os ilhéus Deitado e em Pé, onde nidificam várias aves marinhas.
A vila de Madalena, na Ilha do Pico, nos Açores, é uma localidade que vale a pena descobrir, sobretudo pela sua beleza natural. Os seus campos de frutos e de vinhos, com os currais e as canadas que dividem os terrenos onde se lavra a terra conferem uma beleza sem igual a esta vila.
Um dos destaques culturais da vila é o Museu do Vinho, onde os visitantes podem aprofundar os seus conhecimentos sobre a atividade económica predominante na região, a viticultura. Para além de entenderem todo o processo de produção do vinho, os visitantes podem também desfrutar da paisagem natural circundante, proporcionando uma experiência enriquecedora e memorável.
Leia também: Novo radar de velocidade no Algarve a partir da próxima semana. Saiba onde vai estar localizado