Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cristiano Ronaldo à mesa. Crédito: Instagram @cristiano | DR
Cristiano Ronaldo à mesa. Crédito: Instagram @cristiano | DR
Gastronomia, Nacional

Nem francesinha nem arroz de marisco: este prato português é o preferido de Cristiano Ronaldo mas ‘lá fora’ poucos o conhecem

Mesmo com uma das dietas mais rigorosas do mundo do desporto, Cristiano Ronaldo não dispensa o seu prato favorito, um clássico português

20:30 1 Outubro, 2025 13:19 8 Outubro, 2025
Rubén GonçalvesRubén GonçalvesJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Entre treinos exigentes e uma disciplina alimentar quase militar, Cristiano Ronaldo guarda espaço para um prato que o acompanha há anos: o Bacalhau à Brás. Este clássico português, feito com bacalhau desfiado, batata palha e ovos, continua a ser apontado como a sua escolha de eleição fora do relvado.

Uma preferência que atravessa fronteiras

Pouco se sabe sobre os gostos mais íntimos do craque, mas quando se fala de comida, a ligação ao Bacalhau à Brás surge sempre em destaque. Apesar de seguir uma dieta rigorosa e repartida em várias pequenas refeições diárias, o internacional português nunca escondeu esta predileção.

Ao longo dos anos, a revelação tornou-se uma curiosidade repetida em entrevistas e artigos sobre os hábitos do jogador. Para muitos adeptos, saber que Ronaldo partilha esta preferência ajuda a aproximar a estrela mundial daquilo que é tipicamente português.

A revelação sobre o prato surgiu há alguns anos, numa entrevista em que Cristiano Ronaldo falava sobre os seus hábitos fora do relvado. Quando questionado sobre a sua refeição de eleição, respondeu sem hesitar com o nome do Bacalhau à Brás. Perante o ar intrigado de quem não conhecia o prato, o craque acabou por brincar e dizer para pesquisarem no Google, certo de que muitos não saberiam do que se tratava, de acordo com a publicação desportiva Sport Bible.

O prato e a sua história

Este clássico gastronómico é preparado com ingredientes simples: bacalhau, batata palha, cebola e ovos mexidos. A receita, segundo a tradição, nasceu em Lisboa, no Bairro Alto, pelas mãos de um taberneiro conhecido como “Brás” ou “Braz”.

Rapidamente ganhou fama e espalhou-se de norte a sul do país, tornando-se presença assídua tanto em restaurantes como nas cozinhas caseiras. Hoje, está também em menus de restaurantes portugueses no estrangeiro, reforçando o seu estatuto de prato identitário.

Tradição e reinvenção

Com o tempo, o Bacalhau à Brás foi alvo de adaptações modernas. Há versões vegetarianas, outras com menos gordura e até propostas de chefs que reinventam a apresentação. Ainda assim, a versão tradicional continua a ser a mais procurada e a mais associada à identidade nacional.

Este equilíbrio entre tradição e inovação mantém o prato vivo e relevante, adaptando-se às novas tendências alimentares sem perder a essência.

Uma ligação com Portugal

Num país onde o bacalhau é rei, não surpreende que Ronaldo tenha escolhido precisamente uma receita que presta homenagem a este ingrediente. O facto de o melhor marcador da história da Seleção Nacional se identificar com um prato típico português acrescenta simbolismo à sua ligação ao país.

O gosto pelo Bacalhau à Brás mostra que, mesmo depois de ter vivido em vários países, Ronaldo continua a valorizar sabores que remetem às suas origens.

Ícone dentro e fora do campo

Tal como o próprio Ronaldo, o Bacalhau à Brás é um ícone que ultrapassa fronteiras. A presença do prato em restaurantes internacionais e em jantares de famílias portuguesas espalhadas pelo mundo confirma-o como símbolo de identidade e orgulho nacional.

Mais do que uma curiosidade gastronómica, esta ligação mostra que a cultura portuguesa se reflete também na mesa, não apenas no futebol.

Cristiano Ronaldo pode ser um embaixador global do desporto, mas o facto de ter o Bacalhau à Brás como prato preferido revela um lado mais íntimo e humano. Entre treinos e títulos, o jogador mantém espaço para uma refeição que traduz simplicidade, sabor e memória.

Cultura e identidade à mesa

Este elo entre o jogador e a gastronomia nacional recorda que o que comemos faz parte de quem somos. Para Ronaldo, o Bacalhau à Brás não é apenas uma refeição: é um pedaço de Portugal que o acompanha na vida.

No fundo, a escolha do craque sublinha a importância dos pratos tradicionais na preservação da identidade cultural. Tal como Ronaldo leva o nome de Portugal pelo mundo, também o Bacalhau à Brás continua a ser um embaixador silencioso da nossa gastronomia.

Leia também: Saiba em que dia muda a hora em Portugal e terá de atrasar o seu relógio

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cristiano Ronaldo levantou o troféu do Euro 2016. Crédito: UEFA
Desporto Nacional

Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção

17:00 5 Novembro, 2026 16:49 5 Novembro, 2026

Ronaldo anunciou a retirada da seleção após 234 jogos e 146 golos. Uma cronologia da estreia em Chaves aos títulos e recordes por Portugal

Algarve Cultura Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Algarve Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Voltou a trabalhar? Há um subsídio que pode continuar a receber com o salário

10:10 5 Novembro, 2026 09:50 5 Novembro, 2026

O regresso ao trabalho pode permitir manter um apoio da Segurança Social: há um prazo para apresentar os comprovativos

Algarve, Desporto

Albufeira conquista vice-campeonato nacional e terceiro lugar em prova de patinagem artística

07:12 5 Novembro, 2026 07:15 5 Novembro, 2026

Kalebe Passos sagrou-se vice-campeão nacional e Bárbara Neves alcançou o terceiro lugar numa competição de patinagem que reuniu 340 atletas em Albufeira

Dia de chuva. Crédito: DR
Tempo

Rio atmosférico das Caraíbas a caminho de Portugal e traz “chuva forte, persistente e abundante”

09:30 5 Novembro, 2026 19:35 4 Novembro, 2026

A chuva deverá regressar ao Continente a 6 de novembro e intensificar-se entre 8 e 10. As regiões mais afetadas ainda estão por definir

Nacional

Proteção Civil alerta para risco de grande sismo em Portugal e identifica as regiões que podem ser mais afetadas

16:40 4 Novembro, 2026 14:59 4 Novembro, 2026

Portugal está numa zona de particular vulnerabilidade sísmica e a Proteção Civil alerta que um grande sismo pode acontecer a qualquer momento

Cristiano Ronaldo levantou o troféu do Euro 2016. Crédito: UEFA
Desporto, Nacional

Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção

17:00 5 Novembro, 2026 16:49 5 Novembro, 2026

Ronaldo anunciou a retirada da seleção após 234 jogos e 146 golos. Uma cronologia da estreia em Chaves aos títulos e recordes por Portugal

Algarve, Cultura, Opinião

História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo

11:20 5 Novembro, 2026 12:57 5 Novembro, 2026

"Tal como em Castro Marim, a cidade de Tavira desenvolveu-se como um núcleo urbano de considerável importância sobre o povoado do Bronze Final, no início do 1.º milénio a.C. com características que denotam a sua ligação ao mundo mediterrâneo"

Algarve, Saúde

Idoso de 87 anos morre após esperar cerca de 12 horas nas urgências do Hospital de Portimão

10:50 5 Novembro, 2026 10:59 5 Novembro, 2026

Doente foi chamado para observação médica cerca das 4:40, após quase 12 horas de espera nas urgências de Portimão, mas já estava inconsciente

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Opinião, Política

A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão

07:30 5 Novembro, 2026 18:15 3 Novembro, 2026

"Na política, o poder continua a ser reivindicado como um direito, enquanto a responsabilidade é tratada como uma herança maldita a transmitir ao próximo ocupante das cadeiras ministeriais"

Algarve, Cultura

Educadora de Loulé defende o brincar ao ar livre em livro que vai ser apresentado em Boliqueime

16:20 4 Novembro, 2026 16:17 4 Novembro, 2026

Livro de Maria João Dias valoriza o brincar na natureza e reúne três anos de experiências educativas no Jardim de Infância de Patã de Cima, em Loulé

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Mundo

Homem de 86 anos desaparece no oceano com o cão e é encontrado vivo 69 dias depois a 740 quilómetros da costa

20:10 4 Novembro, 2026 15:23 4 Novembro, 2026

Um homem de 86 anos e o seu cão passaram mais de dois meses desaparecidos no oceano Pacífico

Dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Chuva já tem data marcada para regressar a Portugal: depressão atlântica deverá afetar sobretudo Norte e Centro

06:00 4 Novembro, 2026 12:15 3 Novembro, 2026

Uma depressão atlântica poderá trazer chuva a partir de 6 de novembro. Norte e Centro surgem como as regiões mais expostas à mudança do tempo

Auto

Polícia alerta para gesto que pode salvar-lhe a vida quando está parado atrás de um camião

21:20 4 Novembro, 2026 15:28 4 Novembro, 2026

Um agente da polícia explica que um simples movimento do volante pode ajudar a reduzir as consequências de uma colisão quando está parado atrás de um camião

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Europa

Bruxelas recomenda que todos os europeus tenham kit de emergência em casa: deve garantir autonomia durante 72 horas

17:50 3 Novembro, 2026 15:44 3 Novembro, 2026

Água, alimentos, medicamentos e outros equipamentos devem fazer parte de um kit de emergência

Últimas Notícias

  • Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo
    Faro, Portimão e Tavira recebem missas de homenagem aos falecidos no domingo
  • Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
    Estreou-se aos 18 e despede-se com 146 golos: a viagem de Ronaldo pela seleção
  • Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
    Professores de Olhão levam novas tecnologias às aulas após formação Erasmus+ em Florença
  • Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
    Alcoutim transforma-se num palco de arte com videomapping, teatro de rua e homenagem ao contrabando
  • SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso
    SNS já disponibiliza tratamento gratuito em casa que pode ajudar mulheres na menopausa: o primeiro passo para ter acesso

Opinião

  • História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
    História de Tavira: O tempo dos Fenícios. Tavira é Balsa! – Parte 4 | Por José Manuel do Carmo
  • A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
    A culpa mora sempre na casa ao lado | Por Luís Ganhão
  • Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?
    Casas vagas: quantas estão realmente disponíveis para habitação?

Europe Direct Algarve

  • Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
    Festival de ciência em Faro estreia com mais de 800 participantes e 38 entidades parceiras
  • Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
    Redes de água do Algarve vão receber tecnologia inteligente para detetar perdas e consumos anómalos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal