Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Gastronomia

Este petisco tradicional do Algarve pode ter o fim à vista e a ‘culpa’ é das toxinas

A gastronomia é um dos pontos fortes do Algarve e são muitos os turistas que se sentam numa esplanada a degustar as iguarias tradicionais

13:48 23 Abril, 2025 13:48 23 Abril, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A região do Algarve não é reconhecida apenas pelas suas praias de águas cristalinas e com temperaturas elevadas. Também a gastronomia é um dos pontos fortes do Algarve e são muitos os turistas que, quer no inverno, quer no verão, se sentam numa esplanada ou num restaurante a degustar as iguarias tradicionais. Uma vez que se trata de uma região perto do mar, o principal destaque vai para o peixe e para o marisco. No entanto, há agora um petisco tradicional que pode estar com o fim à vista.

Uma investigação conduzida por cientistas da Universidade do Algarve identificou a presença de uma neurotoxina potencialmente fatal em búzios capturados na costa sul de Portugal. O alerta foi avançado esta terça-feira, 22 de abril, pela SIC Notícias, com base em dados recolhidos pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da universidade.

A investigação decorreu entre 2021 e 2022 e contou com a participação de Sandra Lage, investigadora da instituição, e da então aluna Maria Pais, que desenvolveu o estudo no âmbito da sua dissertação de mestrado. Os resultados foram posteriormente publicados na revista científica “Food Control”.

Níveis acima do limite seguro

Segundo os dados apurados, cerca de 76 por cento dos búzios analisados apresentavam níveis de tetrodotoxina superiores ao limite considerado seguro para consumo humano. A referência foi estabelecida pela Agência Europeia de Segurança Alimentar.

A tetrodotoxina é uma neurotoxina potente, conhecida por interferir na comunicação entre o cérebro e o corpo. Mesmo em pequenas quantidades, pode causar lesões graves no sistema nervoso ou noutras partes do organismo. Os sintomas mais ligeiros incluem problemas gastrointestinais, mas em doses elevadas pode provocar paragem cardiorrespiratória.

De acordo com a investigadora Sandra Lage, a toxina estava concentrada nas vísceras dos búzios, mais concretamente no intestino, estômago e bexiga, e não no músculo, a parte habitualmente consumida. “Se for bem manipulada, não traz risco”, afirmou, referindo-se à necessidade de remoção eficaz dessas partes antes do consumo.

Investigação inconclusiva quanto à origem

A origem da contaminação permanece por esclarecer. A equipa do CCMAR procurou identificar o vetor da toxina, analisando estrelas-do-mar, um dos alimentos preferidos dos búzios. Das 25 amostras recolhidas, apenas uma apresentou vestígios da neurotoxina.

Recomendamos: Mercadona utiliza um truque ‘invisível’ e está a funcionar com (quase) todos os clientes

A tetrodotoxina é mais comummente associada ao peixe-balão, consumido em alguns países asiáticos, onde já se registaram diversos casos mortais. O surgimento desta substância em moluscos na costa portuguesa levanta novas questões para os cientistas.

Classificação europeia da toxina

Em contexto europeu, esta toxina é classificada como “emergente”, uma vez que a sua presença no território apenas foi detetada recentemente. Sandra Lage explicou que “a substância é produzida por bactérias”, e que, até há pouco tempo, não existiam registos da sua presença em águas nacionais.

A possibilidade de haver outros organismos a contribuir para a contaminação não é descartada. Os investigadores sublinham que os búzios são carnívoros oportunistas, o que abre caminho para múltiplas fontes potenciais de exposição à toxina.

Petisco algarvio em risco

O alerta é particularmente relevante para a região algarvia, onde os búzios ou buzinas, como também são conhecidos, são frequentemente utilizados na gastronomia local, nomeadamente em pratos, como salada de búzios ou feijoada, especialmente populares durante os meses de verão.

A comunidade científica sublinha a necessidade de sensibilização da população para os riscos associados ao consumo de moluscos mal preparados. A manipulação inadequada das vísceras pode comprometer a segurança alimentar dos consumidores.

Novos estudos a caminho

Com o objetivo de compreender a origem da contaminação, está previsto o arranque de um novo estudo, ainda este ano, a cargo da mesma equipa de investigação. Os cientistas esperam conseguir identificar o vetor responsável pela presença da toxina nos búzios do Algarve.

A situação está a ser acompanhada pelas autoridades, que poderão vir a tomar medidas preventivas ou regulamentares, caso se confirme um risco alargado para a saúde pública. O estudo poderá contribuir para a definição de novas políticas de segurança alimentar na União Europeia.

Leia também: Nem café nem Pastel de Belém: este era o único alimento que o Papa Francisco pedia na última visita a Portugal

Pessoa a mexer nos disjuntores de um quadro elétrico. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 16 Maio, 2026 08:25 16 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para várias zonas do país

Cais da ilha da Armona.
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis não se ‘calam’: esta ilha no Algarve pode perder o secretismo depois de ‘nuestros hermanos’ a apontarem como tendência de verão

16:30 16 Maio, 2026 16:28 14 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Ilha no Algarve está a ser apontada pela imprensa espanhola como uma das tendências do verão de 2026 devido às praias tranquilas

Idoso numa casa de repouso. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensão de viuvez em 2026: entenda por que nem todos têm direito e se pode ser o seu caso

12:40 16 Maio, 2026 12:16 16 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos têm acesso a este apoio da Segurança Social. Há regras, limites de rendimentos e situações que podem levar à recusa em 2026

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Garfos espetados em vasos. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu garfos espetados em vasos? Saiba para que servem e como podem ajudar a evitar um problema comum

18:20 16 Maio, 2026 13:21 16 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Ver garfos espetados em vasos pode não ser apenas uma opção invulgar e há uma explicação simples que muitos desconhecem

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Antes da bonança: frente fria chega a Portugal com chuva e geada e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 16 Maio, 2026 14:34 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Fim de semana deverá trazer manhãs frias, possibilidade de geada em zonas abrigadas do Norte e alguma chuva fraca no domingo

Medir a cintura. Crédito: Magnific
Saúde

Quer perder gordura? Esta rotina de 90 segundos está a chamar a atenção de especialistas e começa logo de manhã

14:30 16 Maio, 2026 13:09 16 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Um estudo recente revela como um hábito simples de manhã pode ajudar a perder gordura de forma simples

Passadiços de Altura.
Algarve Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Algarve Cultura

Dia Internacional dos Museus celebrado com concertos em Sagres

11:00 16 Maio, 2026 16:27 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, formação e iniciativas culturais marcam programação da Fortaleza de Sagres durante o mês de maio

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Praia fluvial Mega Fundeira. Crédito: CM Pedrogão
Nacional

‘Um tesouro escondido’: conheça a praia fluvial que fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

17:00 16 Maio, 2026 16:17 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A praia fluvial de Mega Fundeira fica perto do quilómetro 306 da Estrada Nacional 2 e destaca-se pela localização invulgar, sob uma ponte, junto ao rio Zêzere

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve

Instituições do Algarve receberam 1070 toneladas de alimentos do Pingo Doce

07:49 14 Maio, 2026 07:52 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Donativos alimentares do Pingo Doce apoiaram centenas de famílias e instituições do distrito de Faro durante o ano de 2025

Pessoa a mexer nos disjuntores de um quadro elétrico. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal e estas são as regiões afetadas

06:00 16 Maio, 2026 08:25 16 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para várias zonas do país

Cais da ilha da Armona.
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis não se ‘calam’: esta ilha no Algarve pode perder o secretismo depois de ‘nuestros hermanos’ a apontarem como tendência de verão

16:30 16 Maio, 2026 16:28 14 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Ilha no Algarve está a ser apontada pela imprensa espanhola como uma das tendências do verão de 2026 devido às praias tranquilas

Idoso numa casa de repouso. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensão de viuvez em 2026: entenda por que nem todos têm direito e se pode ser o seu caso

12:40 16 Maio, 2026 12:16 16 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos têm acesso a este apoio da Segurança Social. Há regras, limites de rendimentos e situações que podem levar à recusa em 2026

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Garfos espetados em vasos. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu garfos espetados em vasos? Saiba para que servem e como podem ajudar a evitar um problema comum

18:20 16 Maio, 2026 13:21 16 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Ver garfos espetados em vasos pode não ser apenas uma opção invulgar e há uma explicação simples que muitos desconhecem

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Antes da bonança: frente fria chega a Portugal com chuva e geada e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 16 Maio, 2026 14:34 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Fim de semana deverá trazer manhãs frias, possibilidade de geada em zonas abrigadas do Norte e alguma chuva fraca no domingo

Medir a cintura. Crédito: Magnific
Saúde

Quer perder gordura? Esta rotina de 90 segundos está a chamar a atenção de especialistas e começa logo de manhã

14:30 16 Maio, 2026 13:09 16 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Um estudo recente revela como um hábito simples de manhã pode ajudar a perder gordura de forma simples

Passadiços de Altura.
Algarve, Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Algarve, Cultura

Dia Internacional dos Museus celebrado com concertos em Sagres

11:00 16 Maio, 2026 16:27 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Concertos, formação e iniciativas culturais marcam programação da Fortaleza de Sagres durante o mês de maio

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e descida das temperaturas em direção a Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

09:00 15 Maio, 2026 15:01 14 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Este fim-de-semana será marcado ainda por alguma instabilidade, com possibilidade de chuva e descida das temperaturas em algumas regiões

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 08:48 13 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Praia fluvial Mega Fundeira. Crédito: CM Pedrogão
Nacional

‘Um tesouro escondido’: conheça a praia fluvial que fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal

17:00 16 Maio, 2026 16:17 15 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A praia fluvial de Mega Fundeira fica perto do quilómetro 306 da Estrada Nacional 2 e destaca-se pela localização invulgar, sob uma ponte, junto ao rio Zêzere

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia

Já viu isto no Multibanco? Este detalhe quase ‘invisível’ pode revelar uma grande fraude

14:50 12 Maio, 2026 14:48 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Um pormenor quase impercetível numa caixa Multibanco pode indicar fraude. Saiba que sinais estão a passar despercebidos a muitos utilizadores

Algarve

Instituições do Algarve receberam 1070 toneladas de alimentos do Pingo Doce

07:49 14 Maio, 2026 07:52 14 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Donativos alimentares do Pingo Doce apoiaram centenas de famílias e instituições do distrito de Faro durante o ano de 2025

Últimas Notícias

  • Já viu garfos espetados em vasos? Saiba para que servem e como podem ajudar a evitar um problema comum
    Já viu garfos espetados em vasos? Saiba para que servem e como podem ajudar a evitar um problema comum
  • Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • ‘Um tesouro escondido’: conheça a praia fluvial que fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal
    ‘Um tesouro escondido’: conheça a praia fluvial que fica debaixo duma ponte na estrada mais mítica de Portugal
  • Espanhóis não se ‘calam’: esta ilha no Algarve pode perder o secretismo depois de ‘nuestros hermanos’ a apontarem como tendência de verão
    Espanhóis não se ‘calam’: esta ilha no Algarve pode perder o secretismo depois de ‘nuestros hermanos’ a apontarem como tendência de verão
  • Viu uma bicicleta pintada de branco na beira da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer
    Viu uma bicicleta pintada de branco na beira da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer
  • Nem Espanha, nem Portugal: este país é o destino mais procurado por reformados britânicos
    Nem Espanha, nem Portugal: este país é o destino mais procurado por reformados britânicos

Opinião

  • Já olhou para as costas do seu filho hoje? | Por Nuno Alegrete
    Já olhou para as costas do seu filho hoje? | Por Nuno Alegrete
  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
  • Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
    Em média, cada adulto português perde 133€ por ano em jogos e apostas online. Em 2018 era apenas 18€
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal