Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Tech, Vida & Lazer

Ficou ‘às escuras’? Aprenda a manter o frigorífico frio sem gastar um cêntimo

Falha de eletricidade? Saiba como manter o frigorífico frio e evitar que os alimentos se estraguem, mesmo sem energia por longos períodos

20:50 30 Abril, 2025 16:36 30 Abril, 2025 | Tiago Alcobia
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Perante uma falha de eletricidade, especialmente nos dias de maior calor ou durante tempestades, muitas pessoas deparam-se com uma preocupação imediata: como evitar que os alimentos do frigorífico se estraguem. A perda de energia pode acontecer de forma inesperada e prolongada, causando não só prejuízos financeiros, mas também riscos para a saúde devido à deterioração dos produtos frescos.

Para evitar o desperdício alimentar e garantir a segurança dos produtos refrigerados, há estratégias simples e eficazes que podem ser postas em prática. As dicas que se seguem são úteis para manter a temperatura interna do frigorífico baixa durante o maior tempo possível, mesmo sem energia elétrica.

Evite abrir a porta

Quando o fornecimento de eletricidade é interrompido, o passo mais importante é evitar abrir o frigorífico, segundo o Notícias ao Minuto. Cada vez que a porta é aberta, o ar frio sai e entra ar quente, acelerando o aumento da temperatura no interior. Por isso, deve manter a porta fechada e só abri-la se for absolutamente necessário.

A refrigeração interna de um frigorífico pode manter-se por algumas horas sem energia, desde que a porta não seja aberta repetidamente. Em condições normais, um frigorífico fechado pode conservar o frio durante cerca de quatro horas, enquanto um congelador pode manter a temperatura por até 48 horas se estiver cheio.

Reforce o isolamento térmico

Uma medida prática para manter a temperatura interna mais baixa durante uma falha de energia é reforçar o isolamento do frigorífico. Pode utilizar cobertores, toalhas ou mantas térmicas para cobrir o aparelho, criando uma barreira adicional contra o calor exterior. O objetivo é reduzir a troca de calor entre o interior do frigorífico e o ambiente.

Além disso, é possível recorrer ao papel de alumínio para refletir o calor. Ao colocar o alumínio com a face brilhante virada para fora, consegue-se reduzir a quantidade de calor absorvido pelo eletrodoméstico. No entanto, esta solução deve ser usada apenas quando o frigorífico já estiver frio.

Prepare gelo com antecedência

Uma forma eficaz de manter a temperatura baixa é utilizar cubos de gelo, preparados previamente e armazenados no congelador. Estes blocos de gelo funcionam como fontes de frio temporárias e ajudam a manter a temperatura mais estável dentro do frigorífico e do congelador durante um apagão.

Se não tiver cubos de gelo, pode utilizar garrafas de água congeladas, que cumprem a mesma função. O adequado é ter sempre alguns blocos congelados prontos para situações imprevistas, refere a mesma fonte. Estes podem também ser colocados numa geleira portátil, caso seja necessário transferir os alimentos.

Escolha o local mais adequado

Durante uma falha prolongada de energia, a localização do frigorífico pode influenciar a rapidez com que aquece. Se for possível e seguro, pode mover o eletrodoméstico para um local mais fresco e com sombra, longe da exposição direta ao sol ou de fontes de calor.

Evite colocar o frigorífico perto de janelas por onde entre luz solar ou próximo de equipamentos que gerem calor, como fornos ou esquentadores. Quanto menos calor externo atingir o frigorífico, mais lenta será a subida da temperatura interna.

Recomendamos: Conheça o truque da moeda no congelador que pode salvar os seus alimentos durante um apagão

Use uma geleira portátil em caso de emergência

Se a previsão for de que a falha de eletricidade se prolongue por várias horas ou até dias, é recomendável recorrer a uma geleira portátil. Transfira os alimentos mais perecíveis para esta caixa térmica e encha-a com gelo ou blocos de gelo reutilizáveis.

As geleiras, especialmente as de qualidade com bom isolamento, conseguem manter os alimentos frescos durante bastante tempo, segundo a mesma fonte. Esta solução é particularmente útil para conservar carne, peixe, lacticínios e refeições já preparadas que não podem ficar muito tempo sem refrigeração.

Verifique os alimentos após o restabelecimento da energia

Assim que a energia for restabelecida, é importante verificar o estado dos alimentos guardados no frigorífico. Se notar que houve descongelação total no congelador ou que os produtos têm mau cheiro, textura alterada ou sinais de deterioração, devem ser descartados.

Em caso de dúvida, não arrisque consumir alimentos que possam ter sido contaminados devido ao calor. A ingestão de produtos estragados pode provocar intoxicações alimentares, especialmente em pessoas com saúde mais frágil.

Evite sobrecarregar o frigorífico

Manter o frigorífico organizado e sem excesso de alimentos pode facilitar a circulação de ar frio no interior e melhorar a conservação durante as falhas de energia. Um frigorífico demasiado cheio aquece mais rapidamente e dificulta a manutenção de uma temperatura homogénea.

Por outro lado, o congelador, quando cheio, conserva melhor o frio. Por isso, se tiver espaço, pode enchê-lo com garrafas de água para congelar e garantir um maior tempo de refrigeração em caso de falha elétrica.

Leia também: Esta localidade a meia hora do Algarve tem uma “alta qualidade de vida” e fica ao pé da praia

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Cultura Nacional

Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais

21:00 6 Setembro, 2026 20:55 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova academia de Maria João Pires prevê workshops semanais em pequenos grupos, subscrições para ouvintes e masterclasses no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Mulher encontra câmara em casa. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€

18:20 5 Setembro, 2026 16:58 4 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma queixa apresentada por uma inquilina em Espanha levou a uma decisão que terminou com uma multa ao senhorio

Idoso com notas de euro na mão.
Economia Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Cultura, Nacional

Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais

21:00 6 Setembro, 2026 20:55 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Nova academia de Maria João Pires prevê workshops semanais em pequenos grupos, subscrições para ouvintes e masterclasses no Centro de Artes de Belgais, em Castelo Branco

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Homem a lavar os pés na praia.
Algarve

Banhista diz ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve e questiona a prática: saiba o que diz a lei

19:20 6 Setembro, 2026 16:07 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Um banhista relatou ter encontrado lava-pés pagos nesta praia do Algarve, mas a lei é clara quanto a esta prática

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Mulher encontra câmara em casa. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Inquilina descobre que estava a ser filmada pelo senhorio: caso foi a tribunal e foi condenado a pagar multa de 6.000€

18:20 5 Setembro, 2026 16:58 4 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Uma queixa apresentada por uma inquilina em Espanha levou a uma decisão que terminou com uma multa ao senhorio

Idoso com notas de euro na mão.
Economia, Europe Direct Algarve

UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças

20:30 6 Setembro, 2026 19:07 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Parlamento Europeu aprovou a revisão das regras de coordenação dos sistemas nacionais de segurança social, com mudanças previstas em várias áreas.

Últimas Notícias

  • Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
    Maria João Pires lança academia online e prepara masterclasses em Belgais
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
    Vai haver cortes de água em Portugal: há locais que podem ficar até 9 horas sem abastecimento
  • BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
    BE exige reabrir radioterapia em Évora e alerta para deslocações até Faro
  • José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”
    José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

Opinião

  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins

Europe Direct Algarve

  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento