Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Tech, Vida & Lazer

Ficou ‘às escuras’? Aprenda a manter o frigorífico frio sem gastar um cêntimo

Falha de eletricidade? Saiba como manter o frigorífico frio e evitar que os alimentos se estraguem, mesmo sem energia por longos períodos

20:50 30 Abril, 2025 16:36 30 Abril, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Perante uma falha de eletricidade, especialmente nos dias de maior calor ou durante tempestades, muitas pessoas deparam-se com uma preocupação imediata: como evitar que os alimentos do frigorífico se estraguem. A perda de energia pode acontecer de forma inesperada e prolongada, causando não só prejuízos financeiros, mas também riscos para a saúde devido à deterioração dos produtos frescos.

Para evitar o desperdício alimentar e garantir a segurança dos produtos refrigerados, há estratégias simples e eficazes que podem ser postas em prática. As dicas que se seguem são úteis para manter a temperatura interna do frigorífico baixa durante o maior tempo possível, mesmo sem energia elétrica.

Evite abrir a porta

Quando o fornecimento de eletricidade é interrompido, o passo mais importante é evitar abrir o frigorífico, segundo o Notícias ao Minuto. Cada vez que a porta é aberta, o ar frio sai e entra ar quente, acelerando o aumento da temperatura no interior. Por isso, deve manter a porta fechada e só abri-la se for absolutamente necessário.

A refrigeração interna de um frigorífico pode manter-se por algumas horas sem energia, desde que a porta não seja aberta repetidamente. Em condições normais, um frigorífico fechado pode conservar o frio durante cerca de quatro horas, enquanto um congelador pode manter a temperatura por até 48 horas se estiver cheio.

Reforce o isolamento térmico

Uma medida prática para manter a temperatura interna mais baixa durante uma falha de energia é reforçar o isolamento do frigorífico. Pode utilizar cobertores, toalhas ou mantas térmicas para cobrir o aparelho, criando uma barreira adicional contra o calor exterior. O objetivo é reduzir a troca de calor entre o interior do frigorífico e o ambiente.

Além disso, é possível recorrer ao papel de alumínio para refletir o calor. Ao colocar o alumínio com a face brilhante virada para fora, consegue-se reduzir a quantidade de calor absorvido pelo eletrodoméstico. No entanto, esta solução deve ser usada apenas quando o frigorífico já estiver frio.

Prepare gelo com antecedência

Uma forma eficaz de manter a temperatura baixa é utilizar cubos de gelo, preparados previamente e armazenados no congelador. Estes blocos de gelo funcionam como fontes de frio temporárias e ajudam a manter a temperatura mais estável dentro do frigorífico e do congelador durante um apagão.

Se não tiver cubos de gelo, pode utilizar garrafas de água congeladas, que cumprem a mesma função. O adequado é ter sempre alguns blocos congelados prontos para situações imprevistas, refere a mesma fonte. Estes podem também ser colocados numa geleira portátil, caso seja necessário transferir os alimentos.

Escolha o local mais adequado

Durante uma falha prolongada de energia, a localização do frigorífico pode influenciar a rapidez com que aquece. Se for possível e seguro, pode mover o eletrodoméstico para um local mais fresco e com sombra, longe da exposição direta ao sol ou de fontes de calor.

Evite colocar o frigorífico perto de janelas por onde entre luz solar ou próximo de equipamentos que gerem calor, como fornos ou esquentadores. Quanto menos calor externo atingir o frigorífico, mais lenta será a subida da temperatura interna.

Recomendamos: Conheça o truque da moeda no congelador que pode salvar os seus alimentos durante um apagão

Use uma geleira portátil em caso de emergência

Se a previsão for de que a falha de eletricidade se prolongue por várias horas ou até dias, é recomendável recorrer a uma geleira portátil. Transfira os alimentos mais perecíveis para esta caixa térmica e encha-a com gelo ou blocos de gelo reutilizáveis.

As geleiras, especialmente as de qualidade com bom isolamento, conseguem manter os alimentos frescos durante bastante tempo, segundo a mesma fonte. Esta solução é particularmente útil para conservar carne, peixe, lacticínios e refeições já preparadas que não podem ficar muito tempo sem refrigeração.

Verifique os alimentos após o restabelecimento da energia

Assim que a energia for restabelecida, é importante verificar o estado dos alimentos guardados no frigorífico. Se notar que houve descongelação total no congelador ou que os produtos têm mau cheiro, textura alterada ou sinais de deterioração, devem ser descartados.

Em caso de dúvida, não arrisque consumir alimentos que possam ter sido contaminados devido ao calor. A ingestão de produtos estragados pode provocar intoxicações alimentares, especialmente em pessoas com saúde mais frágil.

Evite sobrecarregar o frigorífico

Manter o frigorífico organizado e sem excesso de alimentos pode facilitar a circulação de ar frio no interior e melhorar a conservação durante as falhas de energia. Um frigorífico demasiado cheio aquece mais rapidamente e dificulta a manutenção de uma temperatura homogénea.

Por outro lado, o congelador, quando cheio, conserva melhor o frio. Por isso, se tiver espaço, pode enchê-lo com garrafas de água para congelar e garantir um maior tempo de refrigeração em caso de falha elétrica.

Leia também: Esta localidade a meia hora do Algarve tem uma “alta qualidade de vida” e fica ao pé da praia

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
João Neves. Crédito: Foto AI
Mundo Nacional

“A Portuguesa” em destaque: americanos elegem hino nacional português como o terceiro mais bonito do Campeonato do Mundo

16:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hino nacional português foi considerado um dos mais bonitos do Mundial 2026 pelo The New York Times

Noélia Jerónimo. Crédito: PortoBay Hotels & Resorts
Algarve Gastronomia Nacional

Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”

20:50 22 Junho, 2026 20:57 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

"Noélia é clareza de sabor, simplicidade vestida de irreverência, e magnetismo através dos pratos que fazem da ida a Cabanas um momento irrepetível. [...} É para reservar e tentar tocar o céu", escreve Fortunato da Câmara, crítico gastronómico

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve

17:30 22 Junho, 2026 17:33 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Falta de inspeção periódica obrigatória foi a infração mais registada pela GNR, com 117 casos detetados numa semana

Ciência Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Polvo na panela.
Gastronomia Nacional

“Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo

19:40 22 Junho, 2026 22:59 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante Marinhas, em Aveiro, venceu um concurso nacional de tascas com mais de 100 participantes, distinguindo-se com um arroz de polvo

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

João Neves. Crédito: Foto AI
Mundo, Nacional

“A Portuguesa” em destaque: americanos elegem hino nacional português como o terceiro mais bonito do Campeonato do Mundo

16:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hino nacional português foi considerado um dos mais bonitos do Mundial 2026 pelo The New York Times

Noélia Jerónimo. Crédito: PortoBay Hotels & Resorts
Algarve, Gastronomia, Nacional

Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”

20:50 22 Junho, 2026 20:57 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

"Noélia é clareza de sabor, simplicidade vestida de irreverência, e magnetismo através dos pratos que fazem da ida a Cabanas um momento irrepetível. [...} É para reservar e tentar tocar o céu", escreve Fortunato da Câmara, crítico gastronómico

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve

17:30 22 Junho, 2026 17:33 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Falta de inspeção periódica obrigatória foi a infração mais registada pela GNR, com 117 casos detetados numa semana

Ciência, Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Polvo na panela.
Gastronomia, Nacional

“Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo

19:40 22 Junho, 2026 22:59 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Restaurante Marinhas, em Aveiro, venceu um concurso nacional de tascas com mais de 100 participantes, distinguindo-se com um arroz de polvo

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Mulher escolhe frutas e vegetais no supermercado.
Gastronomia, Saúde

Diga ‘adeus’ ao colesterol: cientistas recomendam comer esta fruta duas vezes por dia para acabar com o problema

20:20 19 Junho, 2026 18:22 19 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Está presente em quase todas as cozinhas, mas um estudo revela que consumir esta fruta diariamente pode trazer benefícios inesperados para o colesterol e para a saúde cardiovascular

Crianças na piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Ainda espera horas para ir ao banho depois de comer? Há um detalhe que quase ninguém conhece

17:50 21 Junho, 2026 12:46 21 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Durante gerações repetiu-se o mesmo aviso à beira-mar e na piscina. Mas a ciência tem uma resposta muito diferente daquela que muitos portugueses ouviram desde crianças

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Últimas Notícias

  • Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”
    Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”
  • Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações
    Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações
  • “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
    “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
  • Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
    Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
  • Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas
    Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas

Opinião

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
  • Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento
    Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

Europe Direct Algarve

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal