Portugal ser considerado um dos melhores destinos de praia da Europa e do mundo já não é novidade. No entanto, a distinção geralmente não recai sobre uma região portuguesa como o Algarve. Este ano, pela primeira vez, uma ilha no arquopélago da Madeira foi eleita o melhor destino de praia da Europa nos World Travel Awards entregues em março, superando destinos de renome como o Algarve, o Sul de França, o Norte de Espanha e Itália.
“Um areal dourado de 9 quilómetros e um mar de águas calmas e cristalinas, com temperaturas agradáveis”, é assim que Porto Santo é apresentado a quem planeia visitar esta pequena ilha que faz parte do arquipélago da Madeira e que foi considerada o melhor destino de praia da Europa, como avança a VERSA.
A praia do Porto Santo foi também eleita em 2022 como a melhor praia da Europa pela European Best Destinations. A qualidade da água que banha esta ilha é também muito característica, sendo conhecida por ajudar na suplementação da carência de sais minerais provocada pelo stress.
Esta praia é a única com areia existente no arquipélago da Madeira. A Praia de Porto Santo ganha outras designações ao longo dos seus nove quilómetros, como Penedo, Cabeço da Ponta, Calheta, Fontinha, Pedras Pretas ou Ribeiro Salgado, oferecendo condições que permitem que todos desfrutem dos benefícios das suas águas e areias. Algumas das zonas concessionadas são ainda anualmente distinguidas com a Bandeira Azul, em reconhecimento da sua qualidade.
O Arquipélago da Madeira, situado no Oceano Atlântico a cerca de 1.000 km da costa portuguesa, é composto pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens. Conhecido pelo seu clima ameno durante todo o ano, paisagens deslumbrantes e rica biodiversidade, o arquipélago oferece uma combinação única de montanhas, florestas laurissilva, praias de areia dourada e águas cristalinas.
A Madeira, a maior das ilhas, é famosa pelos seus jardins, vinhos de renome mundial e festividades culturais vibrantes, enquanto Porto Santo se destaca pelas suas praias e tranquilidade. As Desertas e Selvagens, sendo reservas naturais, são um refúgio para a vida selvagem, proporcionando um cenário intocado que atrai investigadores e amantes da natureza.
Leia também: Conheça as praias portuguesas onde Cristiano Ronaldo passa férias. Uma fica no Algarve