Portugal pode ser considerado um país pequeno (em tamanho), mas continua a surpreender com lugares desconhecidos que merecem ser visitados. Há uma pluralidade de paraísos naturais à espera de ser explorados pelo nosso país fora. Esta lagoa natural é um desses locais, uma vez que, para além da toda a vista que a rodeia, é a maior da Península Ibérica, como avança a VERSA.
A Pateira de Fermentelos, uma lagoa natural situada entre os concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro, é reconhecida como a maior da Península Ibérica. É um local de grande biodiversidade, abrigando mais de 150 espécies de aves, incluindo a garça-vermelha, a garça-real, o guarda-rios e a ibis-preta.
A lagoa estende-se principalmente pelo concelho de Águeda, onde os visitantes podem desfrutar dos encantos naturais nos parques de Espinhel e Óis da Ribeira, equipados com churrasqueiras e mesas de piquenique. A paisagem é ainda embelezada por coretos que acrescentam um charme especial e por uma rede de passadiços que convidam a caminhadas ou passeios de bicicleta.
Com uma paisagem deslumbrante, especialmente ao pôr-do-sol, a Pateira de Fermentelos é um verdadeiro paraíso de biodiversidade. Além das mais de 150 espécies de aves, destacam-se habitats diversos, integrados na Rede Natura 2000, que justificam visitas de curiosos e entusiastas da fotografia. A lagoa abriga uma variedade de aves, como diversas espécies de patos, a águia-sapeira, o milhafre-preto, e, além das já mencionadas garças e guarda-rios, a ibis-preta.
O concelho de Águeda abriga a maior parte da lagoa. Nos parques de lazer de Espinhel e Óis da Ribeira, encontrará churrasqueiras, mesas de piquenique e parques infantis. Caminhe ou pedale pelos passadiços e aproveite os coretos para momentos de contemplação ou romantismo.
Em Fermentelos, o Parque do Emigrante oferece mesas e um anfiteatro ideal para descanso e leitura, enquanto em Aveiro, o Parque de Requeixo convida a relaxar. Para os amantes de caminhadas, os percursos PR1 – Trilho da Pateira ao Águeda e PR7 – Trilho dos Poços, ambos circulares e com cerca de 10 km, são excelentes opções. A Grande Rota da Ria de Aveiro também passa pela Pateira, onde se podem avistar as tradicionais bateiras de madeira, outrora utilizadas na pesca e na recolha de moliço.
Leia também: Conheça a praia do Algarve que está deserta até no verão