Este talvez seja um destino de verão que não estava à espera de ver destacado no exterior. Não se situa na região do Algarve, mas tem praias que valem a pena visitar. Portugal sempre teve o seu adorado Algarve, especialmente no verão, mas parece que já não é a única região a atrair turistas estrangeiros. A Comporta também se tornou um dos locais mais procurados, inclusive por celebridades como Madonna e Lenny Kravitz, que são fãs do Sublime Comporta, ou por outras que vão descobrir os luxos do Hotel Vermelho de Christian Louboutin, em Melides. No entanto, há mais uma cidade portuguesa a captar a atenção, como avança a VERSA.
A cidade de Matosinhos foi considerada “o destino perfeito” para as férias de verão pela revista espanhola Hola, que apresenta vários motivos evidentes. Um deles são as praias, que receberam o prémio Quality Coast Gold Award pelo Green Destinations, tornando as praias da região “não só bonitas, mas também um exemplo de sustentabilidade”. Além disso, 14 dessas praias ostentam a distinção de Bandeira Azul.
O património cultural e a história constituem outros pontos destacados pela Hola, mencionando que Matosinhos alberga uma das mais antigas romarias de Portugal e é uma paragem crucial nos Caminhos de Santiago. A cidade foi berço de figuras marcantes como Florbela Espanca e Álvaro Siza Vieira, e acolhe o Mosteiro de Bouças, edificado no século X, que impulsionou o desenvolvimento populacional da área.
Naturalmente, a gastronomia não poderia ficar de fora da lista da publicação espanhola, uma vez que Matosinhos ostenta o prémio Matosinhos World’s Best Fish (MWBF) pelo melhor peixe do mundo.
No roteiro deste destino perfeito há ainda algo que não se pode listar, mas que é possível sentir numa visita a Matosinhos: o contacto com “as suas gentes”. Nas palavras da Hola, “os habitantes de Matosinhos amam a sua terra e esforçam-se por fazer com que cada visitante que chega se sinta em casa”.
Leia também: Este é o ponto mais a sul de Portugal Continental e tem a praia com a água mais quente do país