Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Pessoas acampadas. Foto DR
Pessoas acampadas. Foto DR
Branded Content, Nacional, Pub, Vida & Lazer

Festivais de verão e férias em Portugal: 3 formas de economizar

Com os festivais de verão à porta, saiba como poupar dinheiro com estas três dicas práticas

10:22 9 Junho, 2026 11:14 9 Junho, 2026
POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O verão em Portugal é também sinónimo de festivais. Entre férias grandes ou escapadinhas, praia e campismo, sobretudo para os mais jovens, os festivais de verão são um marco onde se criam memórias inesquecíveis.

A verdade é que, a cada ano que passa, entre bilhetes, deslocações, alimentação, alojamento e outras pequenas despesas que vão surgindo ao longo das férias, é muito fácil gastar mais do que o previsto. Ainda assim, com algum planeamento e, sobretudo, escolhas inteligentes, continua a ser possível aproveitar ao máximo um festival.

Para isso, muitas vezes basta ajustar alguns hábitos, comparar opções e preparar melhor as viagens para conseguir reduzir significativamente os custos. A pensar nisso, listamos aqui três formas práticas de economizar durante os festivais de verão e as férias em Portugal.

  1.  Optar por tendas em vez de alojamentos caros

Uma das formas mais eficazes de reduzir custos durante o verão é optar por tendas e zonas de campismo em vez de hotéis ou alojamentos locais. Além de ser uma alternativa mais económica, o campismo oferece ainda uma maior flexibilidade e contacto com a natureza. É, sem dúvida, uma experiência diferente, ainda mais quando se está entre amigos ou outros festivaleiros.

Hoje em dia, nos principais festivais de verão em Portugal, como o MEO Sudoeste ou o Vodafone Paredes de Coura, as zonas de campismo tendem a ser uma das opções mais procuradas. Em muitos casos, o acesso ao campismo já se encontra incluído no bilhete do festival, permitindo poupar um bom dinheiro em alojamento.

Portugal tem ainda uma vasta oferta de parques de campismo com boas condições e infraestruturas. Além disso, basta comparar preços, para perceber que uma noite num parque custa bem menos do que o valor de um hotel na mesma região.

Para gastar ainda menos, leve consigo a sua tenda. Invista num modelo resistente e reutilizável, em vez de comprar tendas descartáveis. O mesmo se aplica a colchões insufláveis, lanternas, geleiras e outros acessórios que podem ser utilizados durante vários verões ou até vendidos mais tarde em segunda mão.

Outra vantagem do campismo é a possibilidade de preparar refeições no local, evitando os gastos elevados e recorrentes em alimentação. 

Além disso, optar por dormir numa tenda permite ainda outras poupanças. Ao ficar perto do recinto do festival, por exemplo, evita gastos em deslocações diárias, reduzindo despesas com combustível, estacionamento ou transportes noturnos.

  1.  Planear as deslocações e dividir as despesas

As deslocações representam uma das maiores despesas. Afinal, não se trata apenas do combustível. Há também que considerar os custos das portagens e do estacionamento.

Uma das melhores formas de poupar no verão é planear antecipadamente a viagem. Se for viajar de transportes públicos, por exemplo, compre os bilhetes de comboio ou autocarro com antecedência, de modo a garantir preços mais baixos e aproveitar as ofertas em vigor, especialmente em períodos de grande procura – note que isto também é válido para viagens de avião. 

No caso do comboio e do autocarro, compare os preços de ambos os meios (em Portugal, as camionetas tendem a ser mais baratas) e aproveite também as ofertas disponíveis, como os descontos para estudantes, se for o caso.

Se vai de carro, dividir despesas entre amigos pode fazer uma enorme diferença, ainda mais porque muitos eventos têm parques pagos ou zonas limitadas de estacionamento.

Acima de tudo, evite deixar tudo para a última hora. Quanto mais próxima estiver a data da viagem, mais elevados tendem a ser os preços. Reservar com antecedência continua a ser uma das formas mais simples e eficazes de controlar o orçamento.

  1.  Controlar gastos em comida, bebidas e evitar compras impulsivas

Pequenos consumos diários podem parecer inofensivos. Porém, quando somados, representam facilmente valores elevados e até exagerados. Seja em bebidas nos festivais, refeições fora de casa ou pequenas compras, tudo acaba por sair caro, podendo impactar significativamente o seu orçamento das férias.

Posto isto, considere definir previamente um valor diário máximo que pretende gastar. Ter um limite é uma das melhores formas de controlar compras impulsivas e perceber onde está realmente a gastar o seu dinheiro.

Nos festivais, leve consigo snacks, fruta, bebidas e até pequenas refeições para consumir antes de entrar no recinto. 

Se vai acampar, prepare previamente um menu para cada dia, de forma a comprar tudo antecipadamente e evitar estar sempre a comer fora.

Outra dica importante é evitar as compras por impulso. Especialmente em stands de festival, barracas junto à praia, mas também dos dos comércios turísticos e das estações de comboio, rodoviárias ou aeroportos, onde os preços tendem a ser mais elevados.

E já que falamos de dinheiro, não deixe de aproveitar campanhas, cartões de fidelização e descontos sazonais. São muitas as marcas e supermercados em Portugal que lançam promoções específicas durante o verão, especialmente em produtos relacionados com viagens, praia, campismo ou festivais. Portanto: aproveite!

Como pode ver, verão, festivais e poupança podem ser bons aliados. Com um bom planeamento, pode aproveitar cada momento sem a preocupação constante com gastos excessivos e imprevistos. Sobretudo, aproveite bem o sol, os concertos e crie memórias inesquecíveis com amigos e família.

Europa Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve Economia Nacional

Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto

12:40 17 Outubro, 2026 12:34 17 Outubro, 2026

Concentração está marcada para as 17:30 na Rotunda do Fórum. Protestos pela habitação e contra o custo de vida abrangem várias cidades este sábado

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Algarve Cultura Nacional

Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”

12:50 17 Outubro, 2026 12:49 17 Outubro, 2026

Exposição “Culturas Vivas” abre no Porto num dia com cerca de 50 atividades no país. Inventário nacional do património imaterial soma 89 inscrições

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

São Brás de Alportel.
Algarve

Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

12:30 17 Outubro, 2026 12:47 12 Outubro, 2026

Eliane chegou a São Brás de Alportel para estar com a família, mas encontrou tranquilidade e uma nova forma de participar na comunidade

Europa, Nacional

Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real

13:00 17 Outubro, 2026 11:28 17 Outubro, 2026

Contrato falso e transferência simulada de 10.000€ estão no centro do caso. Português procurado pelo Luxemburgo ficou em prisão preventiva

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Direito à habitação. Crédito: Lusa
Algarve, Economia, Nacional

Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto

12:40 17 Outubro, 2026 12:34 17 Outubro, 2026

Concentração está marcada para as 17:30 na Rotunda do Fórum. Protestos pela habitação e contra o custo de vida abrangem várias cidades este sábado

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Black Friday. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday

11:50 17 Outubro, 2026 09:09 17 Outubro, 2026

Pagamentos em prestações sem juros entram nas novas regras europeias do crédito. Saiba o que está previsto

Mulher organizou o seu funeral em vida. Crédito: DR
Mundo

“Adorava estar presente”: mulher organizou o próprio funeral aos 80 anos para ouvir as homenagens

11:20 17 Outubro, 2026 12:13 17 Outubro, 2026

Mulher reuniu cerca de 100 convidados para celebrar a vida num funeral antecipado, com discursos, um caixão e um bolo de aniversário

Política

A curiosa cidadania dos cidadãos que não devem fazer política | Por Luís Ganhão

10:30 17 Outubro, 2026 15:47 16 Outubro, 2026

"Quando se diz que uma manifestação de cidadãos se tornou uma manifestação política, o que muitas vezes se pretende dizer é que ela se tornou incómoda"

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está a caminho de Portugal continental e chega já neste dia: estas serão as regiões mais afetadas

09:30 16 Outubro, 2026 14:05 15 Outubro, 2026

A chuva regressa a algumas regiões de Portugal continental antes de uma descida das temperaturas generalizada

Sardinhas em conserva.
Vida & Lazer

Aviso de especialista: nunca compre uma lata de conserva se reparar neste detalhe no supermercado

18:20 15 Outubro, 2026 16:22 15 Outubro, 2026

Especialistas explicam quais são os danos numa lata de conserva que devem fazê-lo deixá-la na prateleira do supermercado

Algarve, Cultura, Nacional

Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”

12:50 17 Outubro, 2026 12:49 17 Outubro, 2026

Exposição “Culturas Vivas” abre no Porto num dia com cerca de 50 atividades no país. Inventário nacional do património imaterial soma 89 inscrições

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

São Brás de Alportel.
Algarve

Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

12:30 17 Outubro, 2026 12:47 12 Outubro, 2026

Eliane chegou a São Brás de Alportel para estar com a família, mas encontrou tranquilidade e uma nova forma de participar na comunidade

Últimas Notícias

  • Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada
    Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada
  • Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real
    Português simulou venda de carro com documento falso para enganar juiz no Luxemburgo: foi detido em Vila Real
  • Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”
    Algarve celebra património imaterial com “Alte pela janela do tempo”
  • Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto
    Faro recebe protesto pela habitação em solidariedade com a acampada do Porto
  • Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato
    Brasileira de 62 anos foi visitar o filho a esta vila no Algarve e acabou por ficar: agora dedica-se ao artesanato

Opinião

  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal