Uma praia quase deserta de água cristalina parece impossível em Portugal, mas há um motivo para que só alguns a visitem. Existem dois tipos de pessoas em férias: aquelas que pretendem fazer o mínimo esforço e limitar-se ao descanso, bem como as que gostam de explorar, dispostas a percorrer quilómetros e enfrentar caminhos ousados. Felizmente, para cada estilo de veraneante há uma praia adequada. Se para os primeiros as mais conhecidas, como a Praia da Falésia, no Algarve, são ideais, para os segundos, a sugestão que se segue será perfeita, como escreve a Versa.
A Praia da Ursa, situada nas proximidades do Cabo da Roca, no concelho de Sintra, é uma das praias mais escondidas e menos frequentadas de Portugal, oferecendo uma experiência única de tranquilidade junto ao mar. E por que razão é tão exclusiva? Porque para lá chegar é necessário percorrer uma estrada de terra batida e, em seguida, descer um caminho íngreme e rochoso, desafiador para muitos viajantes menos aventureiros.
Aqueles que se atrevem a enfrentar esta descida encontram uma praia quase deserta, selvagem e com poucos turistas, embora seja preciso um bom esforço para lá chegar.
Embora muitos nunca a tenham visitado, a origem do nome Praia da Ursa é conhecida. Deve-se às formações rochosas que a circundam, especialmente a uma grande pedra chamada Ursa, que lembra a figura de um urso. Há também outra formação imponente, conhecida como Gigante, que contribui para o cenário majestoso do local.
Além das rochas impressionantes, a água cristalina é outra das particularidades desta praia. A sua cor límpida beneficia da reduzida presença humana, um efeito do difícil acesso que a torna ainda mais especial. Contudo, é importante mencionar que, por questões de segurança e dificuldades de socorro, a Praia da Ursa é de uso interdito. A Câmara Municipal de Sintra sublinha que “a descida e permanência é desaconselhada” devido aos riscos envolvidos.
Assim, a Praia da Ursa permanece um segredo bem guardado, reservada para os mais corajosos e aventureiros que desejam descobrir um dos recantos mais selvagens e intocados da costa portuguesa.
Leia também: Esta cidade algarvia foi destaque em Espanha para reformados devido às praias e vida barata