Portugal, destino de férias de eleição quer para os nacionais, quer para os estrangeiros, delicia-nos todos os dias com os melhores cenários e paisagens. Entre praias, piscinas naturais e praias fluviais, há tantos sítios por onde escolher. Esta, que lhe vamos apresentar em seguida com a colaboração da NiT, é especial por ser a praia fluvial mais alta do país, a quase 1500 metros de altitude.
A vasta lagoa artificial comprova que a Serra da Estrela é igualmente um destino muito aprazível durante o verão. No estio, o Vale do Rossim, situado na Serra da Estrela, metamorfoseia-se numa paisagem verdejante, adornada por uma lagoa azul convidativa a mergulhos, substituindo o manto branco de neve típico da estação fria de inverno. Independentemente da época do ano, este local no município de Gouveia, no distrito da Guarda, é um verdadeiro paraíso.
Ainda que muitos escolham passar férias junto ao mar, há um número crescente de pessoas a preferir a serenidade da serra e do interior do país. A praia fluvial do Vale do Rossim, a 1.437 metros de altitude e a mais alta de Portugal, tornou-se num dos destinos mais procurados para banhos de verão. Integrada harmoniosamente na paisagem circundante, esta lagoa artificial é um dos principais atrativos turísticos da região durante a estação quente.
“Inserido na reserva biogenética do Planalto Superior, é um local único, de grande valor científico, ambiental e paisagístico, que importa proteger e valorizar”, descreve o município de Gouveia. Antes da construção da barragem que hoje atrai tantos visitantes, a zona era uma das melhores pastagens de altitude do concelho.
Durante muitos anos, os rebanhos de transumância reuniam-se na região desde o São João até às festas do Senhor do Calvário, em agosto. Esta tradição perdura com um evento anual, onde residentes e turistas se juntam para assistir à descida dos animais e dos seus pastores, desde as proximidades do Vale do Rossim até Vila Nova de Tazem.
A barragem, erigida sobre o leito da ribeira da Fervença, entrou em funcionamento em 1956. A represa criou uma albufeira com capacidade para armazenar 3,4 milhões de metros cúbicos de água, utilizada para abastecer as centrais hidroelétricas da Serra da Estrela. Adicionalmente, formou-se uma lagoa artificial que se tornou numa agradável área de lazer, situada a uma altitude média de 1.437 metros.
A praia fluvial mais alta do país não possui areia, relvado, espreguiçadeiras ou chapéus de sol — apenas terra batida, rochas e salgueiros. A ausência de comodidades é compensada pelo ambiente selvagem, ideal para quem procura um refúgio na montanha. No verão, a temperatura da água pode atingir os 22 graus, e as margens da lagoa enchem-se de toalhas e cadeiras de praia. Além de nadar, existem diversas atividades disponíveis, como canoagem, stand up paddle ou passeios em gaivotas.
A paisagem da região é marcada por imponentes blocos graníticos e por uma vegetação abundante de bosques. Este cenário torna-se, assim, um dos principais ex-libris paisagísticos e naturais da Serra da Estrela. Com um contraste impressionante entre o verde da vegetação e o azul da lagoa, o local torna-se um ponto de encontro ideal para quem aprecia a beleza da serra e procura um refúgio nos dias mais quentes.
Para os amantes de caminhadas, existe um trilho de 14 quilómetros que liga o Vale do Rossim à Nave da Mestra. Este gigantesco penedo, envolto por um cenário natural deslumbrante, é um dos locais mais encantadores e secretos da região. No sopé do rochedo, encontram-se ruínas enigmáticas que sugerem que, em tempos, alguém ali viveu, com a enorme pedra a servir de teto à habitação.
Leia também: Longe da confusão, há uma praia do Algarve que está deserta até no verão