Sim, é possível chegar a um dos mais belos paraísos naturais de Portugal sem fazer grandes caminhadas. Esta lagoa é uma das mais impressionantes da Serra d’Arga, em Viana do Castelo, e fica praticamente ao lado da estrada.
Apesar de ser relativamente pequena em tamanho, a Serra d’Arga guarda uma enormidade de maravilhas naturais que em nada ficam atrás do seu ilustre vizinho Parque Nacional da Peneda-Gerês. E entre os seus maiores tesouros figuram várias quedas de água e lagoas paradísiacas formadas pelas cristalinas águas do Rio Âncora, que nasce no pico da Serra d’Arga e desagua em Vila Praia de Âncora, às portas de Viana do Castelo.
Alimentada pelo Rio Âncora, a Lagoa da Esturranha tem uma água azul-turquesa que combina na perfeição com os tons de verde da vegetação do bosque em que está inserida, fazendo mesmo lembrar, por exemplo, os famosos lagos de Plitvice, na Croácia (ver imagem abaixo).
Não fosse o frio polar que se faz sentir, seria possível mergulhar nesta lagoa, uma vez que tem zonas mais fundas mas também outras de baixa profundidade, ideais para crianças. Mas até chegar o tempo quente, há outras formas de aproveitar a tranquilidade deste espaço com um passeio ou piquenique, por exemplo.
A Lagoa da Esturranha está localizada na freguesia de Freixiedo de Soutelo, mesmo ao lado da estrada N305. De Viana do Castelo até lá são pouco mais de 15km seguindo pela A28 ou pela N302 e posteriormente pela já referida N305.
Uma vez no local, basta estacionar e caminhar algumas dezenas de metros até lá chegar. A Lagoa da Esturranha é mais do que um destino de verão. É um convite para explorar a natureza em todas as estações. Um passeio tranquilo ou um piquenique nas suas margens oferecem a oportunidade de desfrutar da sua serenidade enquanto se aguarda pelo calor que tornará os seus recantos ainda mais convidativos.
Leia também: Conheça esta praia fluvial que é considerada “tesouro bem guardado”