Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Europa, Vida & Lazer

Está fora do ‘radar’ turístico: conheça a capital europeia onde se come por 5€ e que tem voos diretos desde Portugal

Uma cidade com comida a cinco euros, vinhos premiados e quase sem turistas fica a apenas quatro horas de voo desde Portugal

11:40 6 Junho, 2025 11:27 6 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quando chega a hora de escolher um destino de férias, os primeiros nomes que surgem na mente de muitos portugueses costumam ser Londres, Paris ou Madrid. Contudo, existe uma capital europeia que ainda escapa ao ‘radar’ da maioria dos viajantes, distinguindo-se pelos vinhos reconhecidos, pela gastronomia a preços reduzidos e pelos extensos espaços verdes.

A partir de Lisboa, há voos diretos para este destino ainda pouco explorado. Para quem procura uma alternativa acessível, tranquila e fora das rotas mais saturadas, Chisinau, a capital da Moldávia, pode ser uma hipótese a considerar.

Turismo em expansão

Chisinau tem vindo a conquistar lugar nas rotas turísticas da Europa, mantendo-se, no entanto, entre as capitais mais económicas do continente. De acordo com o Huffpost, trata-se de uma cidade em “pleno crescimento turístico”, mas onde os preços continuam substancialmente inferiores aos praticados noutras capitais.

Com uma grande mancha verde e um ambiente ainda preservado do turismo de massas, é vista como uma “joia por descobrir por milhões de pessoas”.

Entre os principais pontos de interesse encontra-se o Parque Central de Stefan cel Mare, considerado o pulmão verde da cidade. Já a Avenida Stefan cel Mare reúne uma vasta oferta de museus, edifícios históricos e restaurantes onde é possível almoçar por cerca de cinco euros.

Escapar ao turismo de massas

Segundo os dados oficiais mais recentes, a Moldávia acolhe aproximadamente 400.000 visitantes por ano. Esta procura reduzida faz de Chisinau um destino particularmente atrativo para quem pretende evitar locais sobrelotados.

Apesar de não constar entre as capitais mais procuradas, Chisinau preserva traços da herança soviética. A cidade apresenta-se com uma arquitetura distinta e uma vida noturna activa, o que contrasta com o seu estatuto como um dos países com menores rendimentos da Europa.

Parques e zonas de lazer

Entre os espaços verdes mais visitados destaca-se o Parque Valea Morilor. Com um lago central e áreas arborizadas, constitui um refúgio dentro da cidade e um local de eleição para passeios ao ar livre.

No núcleo histórico, de dimensão reduzida mas carregado de simbolismo, sobressai a Catedral da Natividade de Cristo. Esta igreja ortodoxa, concluída em 1830, foi alvo de destruição parcial durante a Segunda Guerra Mundial e apenas foi completamente restaurada em 1997.

Recomendamos: Conheça a cidade que já foi por duas vezes a capital de Portugal e muitos não conseguem encontrar no mapa

Símbolos históricos da cidade

Outro marco relevante da capital moldava é o Arco do Triunfo, erguido para assinalar a vitória do Império Russo sobre o Império Otomano na guerra de 1828-1829. Embora menos monumental do que o de Paris, tem um papel central na memória histórica do país.

Segundo a mesma fonte, ainda no centro urbano encontra-se o monumento a Stefan cel Mare, figura de destaque na luta da Moldávia contra o domínio otomano. A sua imagem está associada à identidade nacional moldava e é presença constante em praças e notas de moeda local.

Museus e património cultural

Para os interessados em cultura e história, Chisinau conta com várias instituições museológicas. O Museu Etnográfico Nacional, fundado em 1889, é o mais antigo do país e alberga cerca de 140 mil peças que ilustram a evolução social e cultural da região.

O Museu Nacional de História da Moldávia, inaugurado em 1983, disponibiliza ao público um acervo de mais de 350 mil objetos, distribuídos por uma dúzia de salas. Entre os destaques encontram-se peças arqueológicas, armas históricas e documentos de diferentes períodos.

Gastronomia a preços contidos

No campo da gastronomia, Chisinau apresenta uma oferta variada e económica. Um dos pratos mais típicos é a Mamaliga, feita à base de farinha de milho e geralmente servida com natas azedas, queijo ralado e manteiga. Restaurantes, como La Placinte ou Moldovenesc são apontados como locais ideais para experimentar esta especialidade. Sublinha ainda o Huffpost que em Chisinau é possível almoçar por cinco euros.

Os vinhos moldavos também merecem destaque. A poucos quilómetros da cidade, a Adega de Cricova é considerada a maior adega subterrânea do mundo. Conta com mais de 100 quilómetros de túneis e cerca de 1,3 milhões de garrafas. Os visitantes podem realizar provas e visitar as “ruas” subterrâneas, nomeadas segundo castas internacionais como Pinot Noir ou Chardonnay.

Ligação aérea direta a Portugal

A ligação entre Lisboa e Chisinau é feita por voo direto, com uma duração aproximada de quatro horas. As viagens decorrem, em geral, às quartas-feiras e aos sábados, permitindo escapadinhas de curta duração ou estadias mais prolongadas.

Leia também: Especialista alerta: não deve comprar melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional Saúde

Baixa para cuidar dos pais ou do companheiro dá direito a apoio da Segurança Social?

07:00 21 Julho, 2026 20:37 20 Julho, 2026 | João Luís

O atestado pode justificar faltas ao trabalho em várias situações familiares, mas nem todos os casos dão acesso a pagamento

Algarve Desporto

Ciclistas de Loulé brilham nos Campeonatos Nacionais do Fundão

06:49 21 Julho, 2026 06:54 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afonso Barros venceu os títulos nacionais de XCC e XCO em Sub-17, enquanto Carlos Cabrita se sagrou campeão de XCO em Master 70

Homem à espera no hospital. Crédito: Magnific
Nacional Saúde

Chegou a Portugal uma nova técnica que melhora o diagnóstico do cancro da próstata

08:40 21 Julho, 2026 16:13 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Unidade de saúde portuguesa passou a utilizar uma técnica mais precisa para diagnosticar o cancro da próstata, reduzindo o risco de infeções

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Algarve Cultura

Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro

12:41 21 Julho, 2026 12:43 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo cultural leva música ao passadiço da Praia do Carvoeiro e prossegue esta quarta-feira com o projeto Magnólia, em voz e piano

Algarve Cultura

Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”

12:00 21 Julho, 2026 12:05 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cantora algarvia lança a 24 de julho uma nova leitura do clássico eternizado por Lena d’Água e antecipa o álbum "Ela por Elas"

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Falésia.
Nacional

Pescador de 57 anos caiu de uma falésia com 100 metros de altura no sul do país e está vivo

19:20 19 Julho, 2026 18:33 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 57 anos de idade, um pescador sobreviveu a uma queda de cerca de 100 metros numa falésia junto à Zambujeira do Mar

Bandeira de Espanha.
Europa Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Tech Vida & Lazer

Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão

18:40 19 Julho, 2026 15:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Incidentes relacionados com baterias de lítio estão a aumentar e algumas companhias aéreas já reforçaram as restrições para quem vai viajar de avião

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Algarve Política

PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento

12:18 21 Julho, 2026 12:28 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas reclamam mais trabalhadores, ligações ao aeroporto e à universidade e o prolongamento dos serviços nacionais até Lagos e VRSA

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional, Saúde

Baixa para cuidar dos pais ou do companheiro dá direito a apoio da Segurança Social?

07:00 21 Julho, 2026 20:37 20 Julho, 2026 | João Luís

O atestado pode justificar faltas ao trabalho em várias situações familiares, mas nem todos os casos dão acesso a pagamento

Algarve, Desporto

Ciclistas de Loulé brilham nos Campeonatos Nacionais do Fundão

06:49 21 Julho, 2026 06:54 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Afonso Barros venceu os títulos nacionais de XCC e XCO em Sub-17, enquanto Carlos Cabrita se sagrou campeão de XCO em Master 70

Homem à espera no hospital. Crédito: Magnific
Nacional, Saúde

Chegou a Portugal uma nova técnica que melhora o diagnóstico do cancro da próstata

08:40 21 Julho, 2026 16:13 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Unidade de saúde portuguesa passou a utilizar uma técnica mais precisa para diagnosticar o cancro da próstata, reduzindo o risco de infeções

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve, Europe Direct Algarve

UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco

21:20 20 Julho, 2026 19:55 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Apesar de não estar no Mediterrâneo, o Algarve permanece exposto a um tsunami gerado no Atlântico Nordeste

Algarve, Cultura

Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro

12:41 21 Julho, 2026 12:43 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ciclo cultural leva música ao passadiço da Praia do Carvoeiro e prossegue esta quarta-feira com o projeto Magnólia, em voz e piano

Algarve, Cultura

Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”

12:00 21 Julho, 2026 12:05 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cantora algarvia lança a 24 de julho uma nova leitura do clássico eternizado por Lena d’Água e antecipa o álbum "Ela por Elas"

Mau tempo em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta antes de nova reviravolta: chuva pode voltar a estas regiões a partir deste dia

06:00 21 Julho, 2026 20:26 20 Julho, 2026 | João Luís

A semana começa com tempo seco e temperaturas em subida, mas os mapas apontam para uma mudança que poderá trazer instabilidade a parte do país

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Carro TVDE.
Auto

TVDE poderão gravar passageiros? Há mudanças a caminho que prometem mexer com o setor

09:20 21 Julho, 2026 09:01 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Gravações durante viagens, novas regras para os preços e mudanças inéditas para os táxis. Saiba o que está em cima da mesa

Falésia.
Nacional

Pescador de 57 anos caiu de uma falésia com 100 metros de altura no sul do país e está vivo

19:20 19 Julho, 2026 18:33 19 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Aos 57 anos de idade, um pescador sobreviveu a uma queda de cerca de 100 metros numa falésia junto à Zambujeira do Mar

Bandeira de Espanha.
Europa, Saúde

Espanha decreta alerta por vírus transmitido por mosquitos nestes concelhos junto ao Algarve

18:30 17 Julho, 2026 16:29 17 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A circulação do vírus foi confirmada através de armadilhas instaladas na Andaluzia, região que faz fronteira com Portugal

Bagagem no aeroporto. Crédito: Freepik AI
Tech, Vida & Lazer

Vai viajar de avião? Este objeto comum nunca deve ir na bagagem de porão

18:40 19 Julho, 2026 15:29 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Incidentes relacionados com baterias de lítio estão a aumentar e algumas companhias aéreas já reforçaram as restrições para quem vai viajar de avião

Tempo nublado. Crédito: Freepik
Tempo

O tempo vai voltar a mudar: calor até 39 ºC durante dois dias e depois há possibilidade de chuva

16:10 19 Julho, 2026 15:22 19 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os modelos apontam para uma nova descida dos termómetros e não excluem o regresso da chuva no próximo fim de semana

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: o Belo como consciência – a Arte como contributo social | Por Maria Manuela Santos

19:00 17 Julho, 2026 18:42 17 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Que o belo deixe de ser apenas contemplação para se tornar consciência. Que cada obra seja um convite a olhar novamente, com maior profundidade, aquilo que julgávamos conhecer"

Algarve, Política

PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento

12:18 21 Julho, 2026 12:28 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas reclamam mais trabalhadores, ligações ao aeroporto e à universidade e o prolongamento dos serviços nacionais até Lagos e VRSA

Últimas Notícias

  • Muitos condutores desconhecem: quem abastece este combustível deve usar luvas na bomba
    Muitos condutores desconhecem: quem abastece este combustível deve usar luvas na bomba
  • Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro
    Música, paisagem e vinhos regionais unem-se no “Pôr do Sol” do passadiço da Praia do Carvoeiro
  • PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento
    PCP considera positiva eletrificação da Linha do Algarve, mas exige mais investimento
  • Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”
    Viviane revisita clássico de Lena d’Água no novo single “Como Se Eu Fosse Tua”
  • Luís Montenegro não vai de férias este verão e só admite parar nestes dias (no Algarve)
    Luís Montenegro não vai de férias este verão e só admite parar nestes dias (no Algarve)

Opinião

  • Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
    Por uma tradição sem sofrimento animal: Carta Aberta ao presidente da Junta de Freguesia de Bensafrim | Por Amélia Paiva
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
  • As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte
    As proteínas “erradas” que as células preferem | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
    UNESCO alerta: é 100% certo que um tsunami vá atingir o Mediterrâneo e Algarve também está na zona de risco
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Al-Bauhaus Talk – os projetos que trazem a mudança | Por Cristina Guerreiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal