Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Europa, Vida & Lazer

Esta empresa muito conhecida em Portugal foi obrigada pelo tribunal a dar mais folgas aos nossos ‘vizinhos’

Os trabalhadores ganharam a batalha contra esta empresa que lhes tentava, segundo o supremo tribunal, tirar folgas que lhes eram devidas

21:10 2 Junho, 2025 21:06 2 Junho, 2025 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A forma como uma empresa bem conhecida em Portugal gere os dias de descanso dos seus trabalhadores em Espanha foi recentemente analisada em tribunal. Em causa está a compensação dos dias de folga quando estes coincidem com feriados, especialmente para os colaboradores que trabalham com horários contínuos de segunda a domingo.

Conflito entre empresa e sindicatos

A Confederação Geral do Trabalho (CGT) e o sindicato ASC contestaram a prática da Zara em Espanha, que considerava que os trabalhadores com folga fixa durante a semana já estariam a usufruir do feriado caso este coincidisse com o seu dia de descanso, explica a Noticias Trabajo. Por essa razão, a empresa não atribuía um novo dia de folga.

Decisão do Supremo Tribunal

O Supremo Tribunal espanhol deu razão aos sindicatos, estabelecendo que os trabalhadores têm direito a um dia adicional de descanso se o feriado coincidir com o seu dia de folga semanal. A medida aplica-se aos colaboradores com horários rotativos e folgas fixas entre segunda e sexta-feira, relata a mesma fonte.

A decisão visa garantir que todos os trabalhadores têm o mesmo número de dias efetivos de descanso ao longo do ano, evitando desigualdades com os que descansam aos domingos. O tribunal declarou que a prática da empresa entrava em conflito com os princípios do direito laboral.

Interpretação das normas laborais

O tribunal recorreu ao artigo 37.2 do Estatuto dos Trabalhadores, que permite transferir feriados coincidentes com domingos para segundas-feiras, como prova de que os feriados devem ser efetivamente usufruídos. Também citou o artigo 47 do Real Decreto 2001/1983, que prevê compensações quando não é possível gozar os dias de descanso previstos.

No entender do Supremo, permitir a sobreposição de feriado e folga semanal sem compensação leva a uma redução do número total de dias de descanso, o que não é admissível.

Consequências para a empresa

A empresa, que tem lojas em funcionamento diário na Comunidade de Madrid, deverá agora adaptar os seus turnos e escalas. A medida implica reconhecer oficialmente o direito dos trabalhadores a compensações, ajustando a gestão de folgas.

Esta interpretação poderá estender-se a outras regiões espanholas onde existam práticas semelhantes e gerar impacto noutras empresas com operações semelhantes.

Direito ao descanso reforçado

O tribunal reconheceu que o descanso semanal e os feriados são direitos distintos e complementares, e que a sua coincidência não deve prejudicar o trabalhador. Ao acolher os recursos interpostos pelos sindicatos, a sentença reforça a ideia de que a empresa tem o dever de assegurar igualdade no acesso aos dias de descanso.

Segundo o acórdão, não compensar a coincidência entre folgas e feriados resultaria numa redução injustificada de folgas, especialmente para os trabalhadores com jornadas mais intensas.

Implicações futuras

Além de obrigar à revisão da prática atual da empresa, a decisão do tribunal poderá servir como referência para outros casos semelhantes em empresas que operam com horários rotativos. O Supremo reconheceu ainda o direito à negociação coletiva para regulamentar esta compensação.

A decisão estabelece um precedente relevante no que diz respeito ao equilíbrio entre os deveres laborais e o direito ao repouso.

A posição inicial da justiça madrilena

Antes da decisão do Supremo, o Tribunal Superior de Justiça de Madrid tinha rejeitado o pedido da CGT. Argumentava que a empresa já atribuía mais dias de descanso aos trabalhadores afetados, o que, na sua visão, compensaria a situação.

Contudo, o Supremo considerou que essa compensação não equivalia ao usufruto efetivo dos feriados previstos na legislação laboral.

Aplicação prática da decisão

Com esta decisão, a empresa terá de conceder um novo dia de descanso aos trabalhadores cujo feriado coincida com a folga semanal. A medida deverá ser integrada na organização dos turnos e poderá influenciar a forma como são calculados os dias úteis de trabalho.

Este acórdão poderá afetar empresas com funcionamento diário e modelos de turnos fixos, como acontece em muitas cadeias de retalho.

Novo enquadramento jurídico

O Supremo considerou que a falta de compensação representava uma violação dos direitos laborais, salientando que o gozo pleno dos feriados deve ser garantido a todos os trabalhadores, independentemente da sua jornada, noticia ainda o Noticias Trabajo.

A decisão refere que a acumulação de descanso semanal e feriado num mesmo dia não pode resultar numa perda de direitos.

Leia também: Adeus caixas multibanco? Estes países ‘para lá caminham’ e Portugal pode vir a seguir

Terrenos e casas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’

12:00 12 Maio, 2026 11:43 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma nova medida implementada este ano permite a proprietários destes terrenos rústicos regularizar a sua situação de forma gratuita

Algarve

PSP detém homem em Lagos com cocaína escondida em peluche

12:45 12 Maio, 2026 12:54 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cocaína escondida num boneco de peluche levou à detenção de um homem de 35 anos durante operação da PSP em Lagos

Algarve Economia

Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar

10:40 12 Maio, 2026 10:41 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Primeira loja da Mercadona no concelho de Faro abre em novembro e está a recrutar vários postos de trabalho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas

12:30 12 Maio, 2026 10:30 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A instabilidade regressa com aguaceiros e trovoada. O mau tempo vai marcar os próximos dias e algumas regiões estarão mais expostas

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Ilha grega de Rodes. Crédiro: Magnific
Europa Vida & Lazer

Esta ilha paradisíaca com muito sol foi considerada o destino de praia mais barato da Europa em 2026

10:00 12 Maio, 2026 15:47 11 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Estudo britânico elegeu esta ilha de praias de água cristalina como o destino de praia mais barato da Europa em 2026

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Carros estacionados. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um carro parado na sua rua há semanas? Pode ser considerado estacionamento abusivo e há um prazo legal que dá multa

13:20 12 Maio, 2026 10:25 12 Maio, 2026 | João Luís

A lei prevê um prazo para estacionamento abusivo e pode haver multa, bloqueamento ou reboque: fique a par das regras

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Farol do Bugio.
Nacional Vida & Lazer

Farol português que está no meio deste rio já serviu de prisão e nestas datas pode-se lá ir de barco

13:00 12 Maio, 2026 12:55 12 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Neste mês, o Farol do Bugio, na foz do Tejo, vai abrir ao público em datas específicas com visitas guiadas e passeios de barco por 35 euros.

Piscina de ondas.
Nacional Vida & Lazer

Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€

15:50 8 Maio, 2026 01:28 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre a 30 de maio com bilhete único, piscina de ondas e outras atividades incluídas

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Ensino Europe Direct Algarve

Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha

12:11 12 Maio, 2026 12:11 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Erasmus+ proporciona experiência internacional a seis alunos de Olhão em estágio profissional realizado na cidade espanhola de Huelva.

Terrenos e casas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’

12:00 12 Maio, 2026 11:43 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Uma nova medida implementada este ano permite a proprietários destes terrenos rústicos regularizar a sua situação de forma gratuita

Algarve

PSP detém homem em Lagos com cocaína escondida em peluche

12:45 12 Maio, 2026 12:54 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Cocaína escondida num boneco de peluche levou à detenção de um homem de 35 anos durante operação da PSP em Lagos

Algarve, Economia

Cadeia espanhola Mercadona chega a Faro em novembro e está a contratar

10:40 12 Maio, 2026 10:41 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Primeira loja da Mercadona no concelho de Faro abre em novembro e está a recrutar vários postos de trabalho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas

12:30 12 Maio, 2026 10:30 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A instabilidade regressa com aguaceiros e trovoada. O mau tempo vai marcar os próximos dias e algumas regiões estarão mais expostas

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Ilha grega de Rodes. Crédiro: Magnific
Europa, Vida & Lazer

Esta ilha paradisíaca com muito sol foi considerada o destino de praia mais barato da Europa em 2026

10:00 12 Maio, 2026 15:47 11 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Estudo britânico elegeu esta ilha de praias de água cristalina como o destino de praia mais barato da Europa em 2026

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Carros estacionados. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um carro parado na sua rua há semanas? Pode ser considerado estacionamento abusivo e há um prazo legal que dá multa

13:20 12 Maio, 2026 10:25 12 Maio, 2026 | João Luís

A lei prevê um prazo para estacionamento abusivo e pode haver multa, bloqueamento ou reboque: fique a par das regras

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Farol do Bugio.
Nacional, Vida & Lazer

Farol português que está no meio deste rio já serviu de prisão e nestas datas pode-se lá ir de barco

13:00 12 Maio, 2026 12:55 12 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Neste mês, o Farol do Bugio, na foz do Tejo, vai abrir ao público em datas específicas com visitas guiadas e passeios de barco por 35 euros.

Piscina de ondas.
Nacional, Vida & Lazer

Vai abrir nesta data a maior piscina de ondas de Portugal: esta é a localização e há bilhetes abaixo dos 10€

15:50 8 Maio, 2026 01:28 8 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia das Rocas, em Castanheira de Pera, reabre a 30 de maio com bilhete único, piscina de ondas e outras atividades incluídas

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Recipiente com liquido para vacina covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Vacina da Pfizer contra a Covid-19 tem como efeito secundário hantavírus? Especialistas esclarecem

16:10 11 Maio, 2026 17:31 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Circula nas redes sociais a alegação de que o hantavírus consta como efeito secundário da vacina da Pfizer contra a Covid-19

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Ensino, Europe Direct Algarve

Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha

12:11 12 Maio, 2026 12:11 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Erasmus+ proporciona experiência internacional a seis alunos de Olhão em estágio profissional realizado na cidade espanhola de Huelva.

Últimas Notícias

  • Tem um carro parado na sua rua há semanas? Pode ser considerado estacionamento abusivo e há um prazo legal que dá multa
    Tem um carro parado na sua rua há semanas? Pode ser considerado estacionamento abusivo e há um prazo legal que dá multa
  • Farol português que está no meio deste rio já serviu de prisão e nestas datas pode-se lá ir de barco
    Farol português que está no meio deste rio já serviu de prisão e nestas datas pode-se lá ir de barco
  • PSP detém homem em Lagos com cocaína escondida em peluche
    PSP detém homem em Lagos com cocaína escondida em peluche
  • Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas
    Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas
  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’
    Proprietários de terrenos rústicos podem fazer isto gratuitamente até esta data e impedir que o Estado ‘fique com tudo’

Opinião

  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal