Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Vida & Lazer

Especialistas alertam: este objeto (muito) popular nas viagens de avião pode causar falhas graves

Um objeto muito comum nas viagens de avião pode causar falhas graves e riscos de segurança se não for transportado ou usado corretamente

17:30 6 Junho, 2025 12:35 6 Junho, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Alguns dos objetos mais comuns nas viagens de avião podem representar riscos graves para a segurança dos passageiros aéreos. Recentes incidentes têm alertado para o potencial de incêndios provocados por estes itens, levando várias companhias aéreas a rever as suas regras de transporte e uso durante os voos.

Alterações nas regras das companhias aéreas

De acordo com informações recentes, divulgadas pelo Huffpost, após um incêndio num voo da Air Busan que terá sido provocado por uma bateria de iões de lítio, várias companhias aéreas estão a ajustar as suas normas para o transporte destes dispositivos.

Ainda que seja permitido levar estes aparelhos a bordo, a mesma fonte refere que, algumas companhias, como a Singapore Airlines, EVA Air e Thai Airways, restringem agora o seu uso durante o voo.

Outras, incluindo Asiana Airlines, Cathay Pacific e Korean Air, exigem que estes dispositivos sejam guardados exclusivamente em bagagem de mão, como no bolso do assento à frente ou sob o assento, e não nos compartimentos superiores.

Por que razão estes dispositivos são tão usados e os perigos envolvidos

Segundo David Klanecky, especialista em reciclagem de baterias, as baterias de iões de lítio usadas nestes aparelhos fornecem muita energia em formatos pequenos e recarregam rapidamente, o que explica a sua popularidade.

De acordo com o Huffpost, estas baterias estão presentes não só nestes dispositivos, mas também em relógios inteligentes, malas com carregadores incorporados, escovas de dentes elétricas, consolas de jogos e até brinquedos infantis. A sua leveza e capacidade de recarga tornam-nas muito práticas para uso diário.

No entanto, segundo a mesma fonte, estas baterias podem apresentar riscos sérios. Benjamin Lee, professor de engenharia, explicou que sobrecargas, aquecimento excessivo ou defeitos podem desencadear uma reação química descontrolada chamada “fuga térmica”.

Esta reação provoca o aumento rápido da temperatura, podendo originar curtos-circuitos, libertação de gases inflamáveis e até incêndios ou explosões.

Recomendamos: Conheça a cidade que já foi por duas vezes a capital de Portugal e muitos não conseguem encontrar no mapa

O risco específico dos incêndios causados por estas baterias

Como referiu o professor Lee, os incêndios provocados por estas baterias são particularmente perigosos porque as próprias baterias produzem oxigénio, o que alimenta o fogo e dificulta o combate. Técnicas convencionais, como abafar a chama para cortar o oxigénio, não funcionam nestes casos.

Esta situação, tal como refere a mesma fonte, torna-se ainda mais grave se o fogo acontecer dentro de um avião, onde o acesso e os meios para o apagar são limitados.

Cuidados recomendados durante a viagem e no uso destes dispositivos

De acordo com David Klanecky, as companhias aéreas pedem que as baterias de iões de lítio sejam transportadas na bagagem de mão para que, em caso de incidente, a tripulação possa agir rapidamente. Se uma bateria entrar em fuga térmica no porão da bagagem, o problema pode passar despercebido e causar graves acidentes.

Além disso, segundo o Huffpost, é essencial evitar usar baterias ou dispositivos danificados, que têm maior probabilidade de causar curtos-circuitos e incêndios. Evan Jones, da Fundação para a Segurança Elétrica, aconselha a descartar baterias que apresentem sinais como inchaço, cheiro estranho, ruídos ou fugas. Baterias que aquecem excessivamente ou perdem carga rapidamente devem igualmente ser eliminadas.

Produtos falsificados aumentam riscos

O aumento dos incidentes, tal como refere a mesma fonte, poderá estar ligado ao crescimento de produtos falsificados no mercado. Produtos não certificados podem não incluir mecanismos de segurança necessários, aumentando o risco de falhas graves.

O Huffpost recomenda que adquira dispositivos certificados e que os compre em estabelecimentos de confiança. Para além disso, as baterias fora de uso devem ser entregues em locais apropriados para reciclagem, já que o descarte inadequado pode provocar incêndios nos sistemas de recolha de resíduos.

Leia também: Especialista alerta: não deve comprar melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Crianças a brincar.
Nacional

Há 463 crianças em processo de adoção à espera de serem entregues a uma família

09:50 13 Julho, 2026 09:38 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Número de crianças em processos de adoção aumentou, mas centenas continuam à espera de chegar a uma família

Algarve Cultura Opinião

Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

08:15 13 Julho, 2026 08:12 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve, com uma Universidade, ainda não mereceu a atenção dos nossos governantes. E a beneficiária de tal depósito poderia ser a Biblioteca da Universidade do Algarve ou construir-se uma Biblioteca Central do Algarve"

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Algarve Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Algarve Política

Moção de José Nascimento coloca regionalização em debate no PS Algarve

07:45 13 Julho, 2026 07:34 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Água, mobilidade, habitação, ambiente e diversificação económica são áreas destacadas na moção apresentada

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Desporto Nacional

Fernando Pimenta imparável: novo ouro fecha Taça do Mundo em grande

08:00 13 Julho, 2026 07:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Canoísta português fechou a participação no Canadá com nova vitória e chegou ao 31.º ouro em Taças do Mundo

Desporto Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Crianças a brincar.
Nacional

Há 463 crianças em processo de adoção à espera de serem entregues a uma família

09:50 13 Julho, 2026 09:38 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Número de crianças em processos de adoção aumentou, mas centenas continuam à espera de chegar a uma família

Algarve, Cultura, Opinião

Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

08:15 13 Julho, 2026 08:12 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve, com uma Universidade, ainda não mereceu a atenção dos nossos governantes. E a beneficiária de tal depósito poderia ser a Biblioteca da Universidade do Algarve ou construir-se uma Biblioteca Central do Algarve"

Mulher sentada num banco durante um dia de calor intenso. Crédito: Freepik
Tempo

Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas

09:30 13 Julho, 2026 09:09 13 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

A semana começa fresca, mas os modelos meteorológicos apontam para uma reviravolta já no próximo fim de semana em Portugal

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Algarve, Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Algarve, Política

Moção de José Nascimento coloca regionalização em debate no PS Algarve

07:45 13 Julho, 2026 07:34 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Água, mobilidade, habitação, ambiente e diversificação económica são áreas destacadas na moção apresentada

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Desporto, Nacional

Fernando Pimenta imparável: novo ouro fecha Taça do Mundo em grande

08:00 13 Julho, 2026 07:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Canoísta português fechou a participação no Canadá com nova vitória e chegou ao 31.º ouro em Taças do Mundo

Desporto, Europe Direct Algarve

Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana

09:11 13 Julho, 2026 09:11 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ayamonte, Castro Marim e Vila Real de Santo António acolheram provas que mobilizaram atletas de várias categorias e nacionalidades

Praia da Barreta. Crédito: Algarve Cave Tours | DR
Algarve, Nacional

Praia ‘secreta’ no Algarve continua longe das multidões e tem água mais quente do que imagina

18:50 11 Julho, 2026 12:45 11 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quilómetros de areal, paisagem protegida e acesso exclusivo por barco ajudam a manter esta praia no Algarve fora das praias mais concorridas do verão

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Há 463 crianças em processo de adoção à espera de serem entregues a uma família
    Há 463 crianças em processo de adoção à espera de serem entregues a uma família
  • Festas de Nossa Senhora do Carmo juntam devoção, música e tradição marítima na Fuzeta
    Festas de Nossa Senhora do Carmo juntam devoção, música e tradição marítima na Fuzeta
  • Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas
    Há uma data que pode marcar o regresso dos ’40 graus’ a Portugal: saiba quando será e quais vão ser as regiões mais afetadas
  • Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana
    Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana
  • Corrida Mar Azul volta a juntar desporto e mar no verão de Tavira
    Corrida Mar Azul volta a juntar desporto e mar no verão de Tavira

Opinião

  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

Europe Direct Algarve

  • Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana
    Comunidade Europeia do Desporto mobiliza mais de 19 mil atletas na Eurocidade do Guadiana
  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal