Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Pessoa a segurar raspadinhas. Crédito: Foto DR
Pessoa a segurar raspadinhas. Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

E agora? Vencem 500.000€ em raspadinha comprada com cartão roubado e vítima quer dividir o prémio

Numa história insólita, dois sem-abrigo compraram uma raspadinha com um cartão roubado, venceram 500 mil euros e a vítima propôs algo inesperado

14:40 23 Fevereiro, 2025 14:38 23 Fevereiro, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Dois homens em situação de sem-abrigo viram a sua sorte mudar drasticamente ao descobrirem que uma raspadinha que compraram estava premiada com 500 mil euros. No entanto, o bilhete foi adquirido com um cartão de crédito roubado, o que gerou uma reviravolta inesperada. A vítima do furto, em vez de simplesmente exigir justiça, apresentou uma proposta surpreendente: dividir o dinheiro, desde que o bilhete vencedor fosse entregue.

Quem tem direito ao prémio?

O caso, que tem dado que falar entre especialistas em direito, levanta questões complexas. Quem tem o direito de reclamar o prémio? A pessoa que comprou a raspadinha ou o verdadeiro titular do cartão usado na transação? Para além disso, há ainda a dúvida sobre se a operadora da lotaria aceitará pagar a quantia.

O furto que mudou tudo

O incidente remonta ao dia 3 de fevereiro, na cidade de Toulouse, em França. Dois indivíduos sem-abrigo arrombaram um automóvel estacionado no centro da cidade e furtaram uma mochila com documentos e cartões bancários. O dono da mochila, um homem identificado pelo jornal Le Parisien como Jean-David, de 42 anos, deu-se conta do roubo pouco depois.

Assim que percebeu o sucedido, Jean-David dirigiu-se às autoridades para apresentar queixa e tratou de bloquear os cartões junto do banco. Durante esse processo, foi informado de que, antes do bloqueio, haviam sido feitas compras no valor de 52,50 euros numa tabacaria próxima do local do furto.

Mais interessado em recuperar os seus documentos do que no valor gasto, Jean-David decidiu deslocar-se ao estabelecimento. A sua intenção era verificar se havia imagens de videovigilância que pudessem ajudar a identificar os responsáveis pelo roubo.

A visita à tabacaria e o mistério

A conversa com o dono da tabacaria revelou alguns detalhes curiosos. “O meu objetivo era, pelo menos, recuperar os meus documentos”, contou à polícia. O comerciante lembrou-se de dois homens que compraram tabaco e raspadinhas, tendo tentado fazer outras compras que foram recusadas por falta do código do cartão.

A descoberta do bilhete premiado

Para surpresa de todos, uma das raspadinhas adquiridas pelos suspeitos continha o prémio máximo de meio milhão de euros. Os dois homens regressaram à tabacaria para reclamar o dinheiro, mas foram informados de que teriam de contactar a empresa responsável pela lotaria, a Francaise des Jeux (FDJ).

Segundo a Executive Digest, a mulher do taberneiro foi quem transmitiu a Jean-David a inesperada notícia. “Ela disse-me que duvidava que conseguisse encontrá-los, porque eles tinham mesmo ganho 500 mil euros. Estavam tão eufóricos que até se esqueceram dos cigarros que compraram”, relatou.

A polícia de Toulouse, ao ser informada do caso, confirmou que a FDJ suspendeu o pagamento do prémio até que se esclareça a situação. No entanto, os dois indivíduos não se apresentaram para reclamar os 500 mil euros, deixando o destino do dinheiro em suspenso.

Uma proposta inesperada

Jean-David, longe de se concentrar apenas na queixa pelo furto, decidiu tomar uma abordagem inesperada. Em vez de simplesmente exigir a anulação do prémio, optou por sugerir um acordo aos dois homens.

“Porque não encontrar uma solução amigável? Porque não dividir o prémio?”, sugeriu Jean-David. O seu advogado, Pierre Debuisson, defendeu que a FDJ será obrigada a pagar o prémio, desde que o bilhete seja apresentado.

Os argumentos legais

Segundo o advogado, a anulação do prémio não é uma possibilidade apenas pelo facto de a raspadinha ter sido comprada com um cartão roubado. “Quem tem o bilhete não precisa de se preocupar: a nossa proposta é simples. Sem o dinheiro do meu cliente, eles não teriam comprado a raspadinha; sem eles, o meu cliente não teria ganho. É apenas lógico partilhar”, justificou.

Um caso inédito e o futuro do prémio

Enquanto o desfecho do caso permanece incerto, a questão sobre quem tem direito ao prémio continua em aberto. A decisão final poderá ter implicações significativas para situações semelhantes no futuro.

Caso os vencedores decidam surgir e aceitar o acordo, esta história poderá ficar marcada como um dos casos mais insólitos da história das lotarias francesas. Se optarem por continuar escondidos, o destino do prémio e as suas eventuais repercussões legais continuarão a ser um mistério.

Leia também: Viu um capacete no chão na berma da estrada? Descubra o que significa e o que deve fazer

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia Nacional Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Algarve Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Europe Direct Algarve Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Algarve Animais Cultura

Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

07:40 5 Junho, 2026 07:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição reúne anilhas antigas, aparelhos constatadores, troféus e objetos ligados à história da modalidade

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Europe Direct Algarve Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Algarve Desporto

Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup

08:49 5 Junho, 2026 08:53 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Organização pretende reunir cerca de 120 voluntários para apoiar um dos maiores torneios desportivos da região

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Algarve Economia Política

PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

07:16 5 Junho, 2026 07:19 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Documento apresentado por Carlos Gouveia Martins e Alexandra Evangelista passou por maioria em reunião de câmara

Corredor de hospital cheio. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Saúde

Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios

09:30 5 Junho, 2026 09:07 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Sistema que não é SNS nem seguro tradicional já abrange mais de 1 milhão. Veja quem pode ter acesso e o que está realmente em causa

Algarve, Cultura

Literatura e solidariedade unem-se no novo livro do tavirense Bruno Pimpão

07:00 5 Junho, 2026 06:46 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Livro de Bruno Pimpão será apresentado em Lisboa e Tavira, numa agenda que cruza literatura, fantasia e solidariedade

Europe Direct Algarve, Opinião

Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro

08:02 5 Junho, 2026 08:02 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O acesso direto ao financiamento permite às cidades inovar, responder rapidamente e proporcionar melhores resultados para as pessoas"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Este apoio da Segurança Social pode chegar aos 670 euros por mês e há pensionistas que ainda podem não o ter pedido

11:30 4 Junho, 2026 20:03 3 Junho, 2026 | João Luís

Alguns idosos e pensionistas podem ter direito a um complemento mensal da Segurança Social: saiba como pode pedir este dinheiro extra

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Algarve, Animais, Cultura

Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens

07:40 5 Junho, 2026 07:40 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Exposição reúne anilhas antigas, aparelhos constatadores, troféus e objetos ligados à história da modalidade

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 08:13 4 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Europe Direct Algarve, Tech

Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos

09:20 5 Junho, 2026 09:35 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Workshop gratuito na NOVA FCSH apresenta ferramentas de inteligência artificial da Comissão Europeia para serviços públicos

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Europa

“Ouro verde”: espanhóis rendidos ao fruto exótico muito produzido no Algarve que ‘dá’ anos de vida e ajuda o coração

16:30 2 Junho, 2026 15:20 2 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Conhecido em Espanha como “ouro verde”, o abacate tem vindo a ganhar destaque pelos seus benefícios nutricionais

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí um dia de vento forte e chuva: mau tempo instala-se nestas regiões e vem com descida da temperatura

09:20 4 Junho, 2026 06:59 4 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para céu carregado, chuva fraca, vento forte e descida da temperatura máxima em várias zonas do país

Algarve, Desporto

Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup

08:49 5 Junho, 2026 08:53 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Organização pretende reunir cerca de 120 voluntários para apoiar um dos maiores torneios desportivos da região

Loja Lidl.
Algarve

Vai ‘bater com o nariz na porta’: este Lidl no Algarve está fechado para obras e só reabre nesta data

12:38 3 Junho, 2026 12:38 3 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lidl muito popular no Algarve está temporariamente fechado devido a obras de remodelação, mas já há data para a reabertura

Rua da Oura. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

Vai a esta cidade algarvia no verão? Novas regras já entraram em vigor e não agradam a todos

17:00 4 Junho, 2026 14:29 4 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para a vida noturna em Albufeira já entraram em vigor e reduzem horários de bares, discotecas, lojas de conveniência e minimercados

Algarve, Economia, Política

PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

07:16 5 Junho, 2026 07:19 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Documento apresentado por Carlos Gouveia Martins e Alexandra Evangelista passou por maioria em reunião de câmara

Últimas Notícias

  • Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125
    Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125
  • Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios
    Já ouviu falar da ADSE? Saiba o que é e quem tem direito a estes vários benificios
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup
    Os Bonjoanenses recrutam voluntários para o Algarve Minibasket Cup
  • Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens
    Olhão assinala 75.º aniversário da Sociedade Columbófila com exposição e homenagens
  • PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão
    PSD vê aprovada proposta para modernizar Mercado Municipal de Portimão

Opinião

  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
    Estamos a envelhecer, mas continuamos a não saber ouvir os mais velhos | Por Rita Seara
  • A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
    A era dos comentadores de fato feito | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
  • Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
    Futuras pensões podem representar uma “fatia” mais pequena do salário: indicador pode passar de 69,4% para 38,5% em 2050
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal