Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Vida & Lazer

Conheça o método do ‘duty free’ para levar mais bagagem no avião sem pagar o excesso

Saber o que está incluído no bilhete pode fazer toda a diferença, mas há uma forma de levar mais bagagem no avião sem pagar por isso

17:20 29 Maio, 2025 16:41 29 Maio, 2025 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Quem viaja de avião deve estar atento às políticas de bagagem das companhias aéreas para evitar despesas adicionais. O excesso de bagagem pode representar um custo significativo, especialmente para famílias. Embora os preços variem consoante a transportadora e o tipo de excesso, muitas vezes estas tarifas surpreendem os passageiros no momento do embarque. Saber antecipadamente o que está incluído no bilhete pode fazer toda a diferença no orçamento total da viagem.

Exemplo prático de custos com bagagem na TAP

Na companhia aérea TAP, o custo do excesso de peso varia consoante a rota e o tipo de excesso. Em voos dentro da Europa, os passageiros podem pagar entre 55 e 65 euros por mala com excesso de peso. Já em voos que partem do Brasil, os valores situam-se entre os 130 e 160 euros. Para uma família de quatro pessoas, estes montantes podem atingir valores muito elevados, principalmente se houver vários voos envolvidos numa mesma viagem.

Evitar estas despesas é possível através de uma preparação adequada. Escreve a Iati Seguros que uma das primeiras etapas consiste em verificar as dimensões e o peso permitidos para a bagagem nas companhias aéreas escolhidas. Cada companhia aérea tem regras próprias que devem ser consultadas antes da viagem. Ao cumprir estes limites, os passageiros garantem que não terão custos adicionais no aeroporto.

Opções de bagagem na Ryanair

Sublinha a mesma fonte que a Ryanair permite aos passageiros levar gratuitamente uma pequena mala pessoal, que deve caber debaixo do assento. Existem outras opções, como o serviço “Prioritário e 2 Malas de Cabine”, que inclui uma mala de 10 quilos, além da mala pessoal. É também possível despachar malas de porão de 10 quilos ou de 20 quilos, com a possibilidade de adquirir até três malas de 20 quilos por passageiro. Todas estas opções devem ser selecionadas antecipadamente para evitar surpresas no check-in.

Na TAP, a quantidade de bagagem permitida depende da classe de viagem e do destino. Em Classe Económica, é permitido levar uma mala de mão e um artigo pessoal. Em Classe Executiva, o número de peças pode aumentar para duas malas de mão e um artigo pessoal, dependendo da rota. O peso máximo para bagagem de mão é de 10 quilos e para o porão, 23 quilos na Classe Económica e 32 quilos na Executiva.

EasyJet com regras específicas

A EasyJet permite que todos os passageiros levem gratuitamente uma pequena mala de cabine, com dimensões máximas de 45 x 36 x 20 cm. Para transportar uma mala maior, é necessário pagar uma taxa adicional ou selecionar lugares especiais como os “Up Front” ou “Extra Legroom”.

A mala de porão standard nesta companhia tem um peso de 23 quilos, mas é possível aumentar até 32 quilos mediante pagamento adicional.

Independentemente da companhia aérea, existe um limite máximo de peso por peça de bagagem, geralmente de 32 quilos. Este limite não pode ser ultrapassado por motivos de segurança.

Além disso, o tamanho total da mala (soma de altura, largura e comprimento) também tem um limite estabelecido. Conhecer estas medidas permite aos viajantes distribuir os seus pertences de forma mais eficaz e económica.

Recomendamos: Conheça a ‘famosa’ ilha onde os porcos ‘vivem’ no mar e nem todos os turistas podem ir

Truques virais para levar mais bagagem

Recentemente, tornou-se viral um truque utilizado por passageiros para levar mais bagagem sem custos adicionais. A técnica consiste em utilizar sacos das lojas duty free para transportar artigos pessoais. Como os regulamentos das companhias aéreas permitem levar sacos duty free a bordo, muitos passageiros têm aproveitado essa brecha. A Iati Seguros divulgou a ideia que surgiu através de um vídeo no TikTok e tem sido partilhada por vários utilizadores.

No vídeo que se tornou viral, a utilizadora Paula Brux mostra como conseguiu embarcar com mais itens do que o permitido oficialmente. Ela e um amigo colocaram roupas e outros artigos pessoais dentro de sacos duty free e conseguiram passar no embarque da Ryanair sem problemas. Esta abordagem pode ser útil em situações pontuais, mas não deve ser vista como uma solução permanente para transportar bagagem extra.

Cautela com a utilização do truque

Apesar da eficácia pontual, este truque não é isento de riscos. Algumas companhias aéreas podem pedir o talão de compra da loja duty free, o que impossibilita a sua aplicação. Além disso, abusar desta prática pode levar a sanções ou pagamento obrigatório na porta de embarque. A melhor forma de evitar custos inesperados continua a ser o planeamento adequado da bagagem antes da viagem.

Importância do planeamento familiar

Quando se viaja em família, o impacto financeiro das taxas de bagagem é ainda mais expressivo. Por isso, é fundamental que todos os elementos estejam informados sobre o que podem ou não levar. Dividir o conteúdo das malas de forma estratégica e aproveitar os limites permitidos de cada pessoa é uma forma eficaz de poupar. Um bom planeamento pode evitar discussões e situações stressantes no aeroporto.

De salientar que evitar o pagamento de excesso de bagagem depende, em grande parte, da organização e da informação. Verificar com antecedência as políticas da companhia aérea, pesar e medir as malas em casa e considerar opções como o envio de bagagem com antecedência são estratégias úteis.

Com as regras claras e seguidas à risca, os passageiros podem evitar surpresas e aproveitar melhor a sua experiência de viagem.

Leia também: Nem frigorífico nem fruteira: descubra o local ideal para prolongar a ‘vida útil’ das suas bananas este verão

Ciência Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Mosquito-tigre-asiático. Crédito: DR
Nacional Saúde

Mosquito transmissor de dengue já chegou a Portugal e foi detetado nesta região: saiba onde se reproduz facilmente

07:40 12 Agosto, 2026 13:30 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

O mosquito-tigre-asiático foi identificado em Guimarães e sabe-se que pode transmitir dengue, chikungunya e zika

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Mundo

“Não vejo outra solução que vender a casa e procurar outro lugar onde viver”: mulher de 66 anos adia reforma porque ainda deve 104.000 euros do crédito habitação

14:45 12 Agosto, 2026 14:44 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ainda a pagar a própria casa, a chegada à idade da reforma não trouxe a pausa esperada a esta trabalhadora australiana

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Algarve Política Saúde

PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C

08:00 12 Agosto, 2026 08:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas defendem um modelo exclusivamente público para os cuidados de saúde primários e pedem a revogação das USF modelo C

Opinião Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve Cultura Economia

Feira de Stocks regressa à Baixa de Tavira entre 20 e 24 de agosto

12:31 12 Agosto, 2026 12:33 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira recebe cinco dias de Feira de Stocks, com produtos de diferentes áreas e espetáculos noturnos na Praça da República

Desporto Opinião Política

Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos

14:43 12 Agosto, 2026 14:44 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Descobri, da pior forma, que debater política, futebol ou religião é o equivalente intelectual a tentar apagar um incêndio num quintal da Beira"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva e vento vão afetar esta região portuguesa neste dia

16:00 11 Agosto, 2026 18:24 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este arquipélago português vai apresentar aguaceiros fracos num dos seus grupos, enquanto no resto do país o tempo deverá estar estável neste dia

Ciência, Nacional

Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança

13:00 12 Agosto, 2026 16:41 11 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não conseguiu encontrar óculos próprios tem alternativas simples que permitem acompanhar o eclipse sem olhar diretamente para o Sol

Viatura do INEM.
Algarve

Condutor de velocípede perde a vida em acidente na estrada entre Pechão e Olhão

11:10 12 Agosto, 2026 11:11 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O acidente ocorreu ao início da manhã desta quarta-feira, na ligação entre Pechão e Olhão, e provocou a morte do condutor de um velocípede.

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa, Nacional

Quanto tempo posso conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa? Há prazos e multas até 1.500 euros

17:30 10 Agosto, 2026 14:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Conduzir em Espanha com um carro de matrícula portuguesa é permitido, mas existem prazos que variam consoante a residência do proprietário

Mosquito-tigre-asiático. Crédito: DR
Nacional, Saúde

Mosquito transmissor de dengue já chegou a Portugal e foi detetado nesta região: saiba onde se reproduz facilmente

07:40 12 Agosto, 2026 13:30 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

O mosquito-tigre-asiático foi identificado em Guimarães e sabe-se que pode transmitir dengue, chikungunya e zika

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Mundo

“Não vejo outra solução que vender a casa e procurar outro lugar onde viver”: mulher de 66 anos adia reforma porque ainda deve 104.000 euros do crédito habitação

14:45 12 Agosto, 2026 14:44 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ainda a pagar a própria casa, a chegada à idade da reforma não trouxe a pausa esperada a esta trabalhadora australiana

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Algarve, Política, Saúde

PCP de Silves contesta instalação de Unidade de Saúde Familiar modelo C

08:00 12 Agosto, 2026 08:04 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Comunistas defendem um modelo exclusivamente público para os cuidados de saúde primários e pedem a revogação das USF modelo C

Opinião, Política

Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

07:30 12 Agosto, 2026 07:20 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A criação de uma Polícia Regional pode nunca acontecer. Pode revelar-se constitucionalmente inviável ou politicamente desaconselhável. Mas só o saberemos se o tema for discutido com serenidade, rigor jurídico e visão estratégica"

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve, Cultura, Economia

Feira de Stocks regressa à Baixa de Tavira entre 20 e 24 de agosto

12:31 12 Agosto, 2026 12:33 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira recebe cinco dias de Feira de Stocks, com produtos de diferentes áreas e espetáculos noturnos na Praça da República

Desporto, Opinião, Política

Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos

14:43 12 Agosto, 2026 14:44 12 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Descobri, da pior forma, que debater política, futebol ou religião é o equivalente intelectual a tentar apagar um incêndio num quintal da Beira"

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva e vento vão afetar esta região portuguesa neste dia

16:00 11 Agosto, 2026 18:24 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este arquipélago português vai apresentar aguaceiros fracos num dos seus grupos, enquanto no resto do país o tempo deverá estar estável neste dia

Últimas Notícias

  • Empresa em Faro oferece óculos de eclipse a clientes que alugarem viatura
    Empresa em Faro oferece óculos de eclipse a clientes que alugarem viatura
  • “Não vejo outra solução que vender a casa e procurar outro lugar onde viver”: mulher de 66 anos adia reforma porque ainda deve 104.000 euros do crédito habitação
    “Não vejo outra solução que vender a casa e procurar outro lugar onde viver”: mulher de 66 anos adia reforma porque ainda deve 104.000 euros do crédito habitação
  • Urgências do Algarve regressam à normalidade após constrangimentos em Portimão
    Urgências do Algarve regressam à normalidade após constrangimentos em Portimão
  • Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança
    Sem óculos para o eclipse solar? Estas 3 formas permitem observar o fenómeno em segurança
  • Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas
    Marés Criativas regressa a Santa Luzia com três dias de música, dança e oficinas

Opinião

  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
  • A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas
    A Europa não está preparada para o aumento das temperaturas

Europe Direct Algarve

  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
  • União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
    União Europeia aperta com novas regras e supermercados em Portugal podem sentir o impacto: saiba como
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento