Há um parque termal, localizado na região do Douro, cuja origem remonta ao século XII, com intervenção direta duma rainha e que, até hoje, é conhecido por curar diversas doenças.
O Parque Termal das Caldas de Aregos é um refúgio relativamente desconhecido, situado nas margens do rio Douro. Com uma história vasta, que remonta à Idade Média, mais concretamente ao século XII, este destino termal oferece uma experiência única de relaxamento.
Localizado na região do Douro, que é classificada como Património Mundial pela UNESCO, o Parque Termal das Caldas de Aregos é conhecido pelas suas águas termais, que podem chegar aos 62ºC e que, pela sua composição mineral única, apresentam diversas propriedades terapêuticas. São conhecidas por aliviar uma variedade de condições, desde problemas de pele até doenças reumáticas.
Além das águas termais rejuvenescedoras, este parque termal oferece ainda serviços de spa, de modo a garantir uma experiência completa de bem-estar. Desde piscinas termais a jacuzzis, saunas e banhos turcos, os visitantes têm à sua disposição uma variedade de opções para relaxar, como nos conta a Versa.
É aqui que entra o passado destas águas ligado à família real. É que, no século XII, a primeira rainha de portugal, D. Mafalda de Saboia (1125-1157), mandou ali construir uma albergaria.
O actual Balneário Rainha D. Mafalda, integralmente construído em princípios da década de 1990, foi concebido segundo os novos conceitos de termalismo, permitindo a implementação de princípios de funcionalidade que, aliados ao moderno equipamento instalado e à aplicação de novas técnicas, aproveitam todas as potencialidades curativas das águas. Este novo equipamento oferece aos aquistas a oportunidade de realizar um conjunto de programas anti-stress, de emagrecimento ou de recuperação física.
Para quem privilegia a natureza, o Parque Termal das Caldas de Aregos está ainda cercado por paisagens impactantes e trilhos para serem explorados em caminhadas. Pode consultar todas as informações acerca deste magnífico local de relaxe na página da Câmara Municipal de Resende.
Leia também: Já ouviu falar do Treino zero? Aprenda o método japonês para “derreter” a gordura do corpo [vídeo]