No ponto em que o rio Paiva desagua no Douro, em Castelo de Paiva, encontra-se uma pequena ilha cuja história está ligada a uma lenda de amor proibido. Essa história atrai, todos os anos, uma enorme quantidade de visitantes a este local secreto. Saiba mais acerca desta lenda neste artigo com o auxílio da Versa.
Uma lenda contada pelos habitantes da região fala de um amor proibido entre um jovem lavrador e uma fidalga, cuja vida era controlada pelo pai autoritário. Segundo esta história, um dia um nobre pediu a mão da jovem em casamento, e o lavrador, desesperado com a ideia de perder o grande amor da sua vida, ficou devastado. Naquela época, casamentos por conveniência eram comuns. Num momento de desespero, o lavrador tomou uma decisão drástica. Ao ver o aristocrata a caminhar à beira do Douro, matou-o e lançou o corpo ao rio, na esperança de apagar qualquer prova do crime.
Com medo de ser descoberto, e sabendo que seria o principal suspeito do assassinato, escondeu-se nesta pequena ilha deserta. Pouco tempo depois, começou a planear o rapto da sua amada, levando-a para a ilha onde se escondia. No entanto, quando os dois atravessavam o rio numa pequena embarcação em direção à ilha, uma forte tempestade surgiu, e a barca onde seguiam foi engolida pelas águas. Diz-se que foi o espírito do nobre a vingar a sua morte. Assim, surgiu o nome da ilha: Ilha dos Amores.
Hoje, a história deste romance trágico continua a despertar a curiosidade de quem visita a ilha, que pode ser explorada durante os meses de verão. Muitos aproveitam a oportunidade para fazer piqueniques, admirar a paisagem e até acampar neste local único.
Do topo da ilha, é possível apreciar vistas dos concelhos vizinhos, como Cinfães, Marco de Canaveses e Castelo de Paiva. Além disso, foram encontrados vestígios arqueológicos de uma antiga ermida do século XV, que também contribuem para o interesse histórico do local.
Apesar de ser conhecida por uma história de amor trágico, a Ilha dos Amores continua a atrair muitos casais, e alguns até já celebraram o seu casamento lá. Com ou sem romance, é também um destino popular entre jovens que praticam desportos náuticos ou que gostam de acampar durante as férias.
A forma mais fácil de chegar à Ilha dos Amores é de canoa ou recorrendo a um barqueiro local, partindo da Praia do Castelo, no concelho de Castelo de Paiva, no norte do país.
Leia também: Esta vila algarvia foi eleita pelos espanhóis um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês