A construção do Mukaab, um arranha-céus cúbico impressionante que será o maior edifício do mundo em volume, já começou e está a avançar rapidamente. Segundo o El Confidencial, as equipas de construção já escavaram cerca de 10 milhões de metros cúbicos de terra até ao momento. O Mukaab será diferente de tudo o que já foi feito no mundo dos arranha-céus. Situado em Riyadh, na Arábia Saudita, o edifício terá um design inovador: em vez de uma torre vertical como o Burj Khalifa ou um projeto horizontal como o futuro The Line, será um cubo perfeito. No seu interior, abrigará uma torre em espiral com uma altura equivalente a 20 arranha-céus como o Empire State Building colocados lado a lado.
Considerado um dos projetos arquitetónicos mais ambiciosos da história, o Mukaab será o centro do projeto New Murabba, localizado no coração da capital saudita. A sua megaestrutura, com 400 metros de altura e lados igualmente largos, será visível de qualquer ponto da cidade, alterando para sempre a sua linha do horizonte. O interior terá uma área impressionante de dois milhões de metros quadrados, que será dividida entre zonas comerciais, culturais e um hotel de luxo com 500 quartos. Além disso, incluirá teatros, centros de exposições e espaços interativos, criando um destino único para lazer e entretenimento.
Michael Dyke, CEO do projeto New Murabba, afirma que a construção do Mukaab “será um marco transformador no horizonte de Riyadh, comparável aos grandes ícones arquitetónicos de outras capitais mundiais, como a Torre Eiffel”.
A escavação para as fundações do Mukaab atingiu 86% do volume necessário, um feito impressionante que envolveu o uso diário de 250 escavadoras e mais de 400 máquinas. Para dar uma ideia da dimensão, o volume de terra escavada — equivalente a 4000 piscinas olímpicas — é comparável a projetos como o Burj Khalifa, no Dubai, revela a nossa fonte, a ZAP.aeiou.
Para facilitar a construção e minimizar o impacto na cidade, será construída uma ponte temporária sobre a autoestrada King Khalid, o que evitará cerca de 800 000 viagens de camiões e máquinas nas estradas públicas. Os promotores garantem também que estão a usar métodos sustentáveis para gerir os materiais escavados, reduzindo o impacto ambiental.
O Mukaab, o maior edifício do mundo, será o ponto central de New Murabba, uma nova área urbana concebida para albergar mais de 400 000 pessoas distribuídas por 18 bairros. Este projeto incluirá habitações, escolas, hospitais, parques e espaços públicos, oferecendo uma qualidade de vida elevada aos seus futuros habitantes.
A primeira fase, prevista para estar concluída em 2030, proporcionará 8000 habitações para cerca de 35 000 residentes, coincidindo com a Expo 2030, que terá início em outubro desse ano. Nesta fase, será também criada uma rede de transportes públicos eficiente, com tempos de espera inferiores a cinco minutos, para ligar todos os bairros de New Murabba e facilitar o acesso de residentes e visitantes.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem