Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Passageiro no aeroporto. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Alterações nas regras da Ryanair chegam a 235 aeroportos: saiba o que muda para os passageiros portugueses

Novas regras da Ryanair para bagagem de mão entram em vigor e prometem mudar a experiência de viagem

14:00 9 Setembro, 2025 15:44 9 Setembro, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Ryanair anunciou que todos os passageiros podem, a partir desta quinta-feira, levar uma bagagem de mão gratuita maior do que anteriormente permitido. A medida aplica-se a 235 aeroportos em toda a Europa e representa um aumento de 33% do volume da mala, que passa a ter 40x30x20 centímetros em comparação com os anteriores 40x30x15 centímetros.

De acordo com a companhia aérea sediada em Dublin, esta alteração pretende responder às necessidades dos passageiros e simplificar os procedimentos de embarque.

Novas dimensões em todos os aeroportos da rede

Segundo a Ryanair, cada passageiro continua a ter direito a uma peça de bagagem de mão que deve caber debaixo do assento, mas quem pretender levar uma segunda mala poderá fazê-lo mediante a aquisição do serviço de Prioridade de Embarque.

Tal como refere a SIC Notícias, o diretor de marketing da transportadora, Dara Brady, explicou que os medidores de bagagem foram atualizados em todos os aeroportos da rede europeia para se adaptarem às novas dimensões.

A empresa acrescenta que os passageiros podem ainda optar pelo ‘check-in’ da bagagem durante a reserva. A Ryanair alerta que qualquer bagagem que exceda os limites agora definidos estará sujeita a uma taxa de ‘check-in’ na porta de embarque.

Esta decisão surge na sequência de críticas e questionamentos sobre o tamanho das malas de cabine e da transparência na cobrança de suplementos por bagagem.

O que muda para quem viaja de Portugal

Os passageiros que embarcam em aeroportos portugueses, como Lisboa, Porto e Faro, vão poder usufruir das novas dimensões da bagagem de mão.

Cada passageiro mantém direito a uma peça que deve caber debaixo do assento, mas quem desejar levar uma segunda mala poderá fazê-lo mediante o serviço de Prioridade de Embarque.

A medida pretende tornar os procedimentos de embarque mais rápidos e reduzir conflitos, permitindo que os viajantes portugueses se adaptem facilmente às regras da companhia.

Sanções em Espanha

O anúncio coincide com um período em que a companhia tem estado sob escrutínio das autoridades espanholas. O Ministério do Consumo de Espanha multou cinco companhias aéreas, incluindo a Ryanair, por práticas consideradas abusivas, como a cobrança de taxas adicionais pela bagagem de mão, a impossibilidade de pagar em dinheiro ou a não atribuição de assentos contíguos para acompanhantes dependentes.

A multa à Ryanair ascendeu a 109 milhões de euros, mas foi suspensa cautelarmente pelo Tribunal Superior de Justiça de Madrid, enquanto se aguarda uma decisão final.

O presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, afirmou recentemente em Bruxelas que confia na reversão da sanção, lembrando que o Tribunal de Justiça da União Europeia já se pronunciou em 2014 sobre a questão da bagagem de cabine.

Na altura, o tribunal decidiu que as companhias podem fixar livremente o preço das malas, mas os passageiros têm o direito de transportar uma peça suficientemente grande para os seus pertences pessoais.

Mais conforto e menos conflitos no embarque

Segundo o comunicado da transportadora, a atualização dos medidores em aeroportos europeus visa também reduzir conflitos durante o embarque e permitir que os passageiros se adaptem mais facilmente às regras da companhia.

De acordo com a Ryanair, os passageiros devem sentir-se beneficiados com esta alteração, que amplia o espaço disponível para a bagagem de mão e oferece maior flexibilidade sem custos adicionais, desde que os limites sejam respeitados.

A medida insere-se numa estratégia mais ampla da companhia de baixo custo, que procura conciliar eficiência operacional com maior comodidade para os passageiros. O tamanho aumentado da bagagem de mão deve tornar as viagens mais práticas, evitando atrasos no embarque e eventuais cobranças imprevistas.

Primeira companhia low cost a implementar medidores maiores

Com esta alteração, de acordo com a SIC Notícias, a Ryanair torna-se a primeira companhia de baixo custo a implementar uniformemente medidores de bagagem maiores em tantos aeroportos, mantendo, ao mesmo tempo, a possibilidade de serviços pagos que permitem levar mais bagagem.

Os passageiros que viajam com frequência já começam a sentir o impacto positivo desta medida, que promete simplificar o transporte de itens pessoais durante as viagens de avião.

Leia também: Falta-lhe isto no carro? Prepare-se para coimas de 2.500€, pontos perdidos e carro apreendido

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Algarve Vida & Lazer

“Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve

15:30 2 Agosto, 2026 14:59 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre praias de águas cristalinas, natureza preservada e um parque de campismo junto ao mar, esta ilha algarvia continua a conquistar visitantes

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem isto no carro? Acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão pode dar multas se não cumprir estas regras

17:00 2 Agosto, 2026 15:41 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada vez mais utilizado para transportar bicicletas, caravanas ou atrelados, este acessório pode originar problemas em fiscalizações se não cumprir as regras legais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos

17:30 2 Agosto, 2026 15:47 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Melancias e meloas são escolhas populares nos dias quentes, mas quando são vendidas já cortadas há cuidados essenciais que não devem ser ignorados

Opinião Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Algarve Cultura

Noite Branca transforma Paderne numa aldeia encantada

08:00 1 Agosto, 2026 08:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música ao vivo, atuações de DJ, comes e bebes e animação pela noite dentro marcam o evento, com entrada livre e roupa branca

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Europe Direct Algarve Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nascidos entre estas datas vão ter direito à reforma sem penalizações se cumprirem todos estes requisitos

16:00 2 Agosto, 2026 15:06 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos trabalhadores podem chegar à reforma sem penalizações em 2026, desde que atinjam a idade legal e cumpram o prazo mínimo de descontos exigido

Algarve

Possível encerramento do Quiosque São Luís gera preocupação em Faro

09:29 2 Agosto, 2026 09:29 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Clientes e cidadãos defendem a continuidade do Quiosque São Luís e pedem à Câmara de Faro que esclareça a decisão sobre o espaço

Algarve, Desporto

São Brás recebe corrida onde parar para beber é obrigatório

09:00 2 Agosto, 2026 07:04 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Segunda edição da corrida promete juntar desafio físico e convívio noturno no Parque das Amendoeiras, em São Brás

Nacional, Vida & Lazer

Nem Algarve, nem Madeira: “Bali português” fica no Norte de Portugal

16:00 1 Agosto, 2026 15:07 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece Bali, mas fica no Norte de Portugal. Este espaço tem conquistado cada vez mais visitantes e fica a menos de uma hora do Porto

Ilha da Armona. Crédito: Foto Orbitur | DR
Algarve, Vida & Lazer

“Maldivas portuguesas”: espanhóis continuam rendidos ao parque de campismo desta ilha do Algarve

15:30 2 Agosto, 2026 14:59 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre praias de águas cristalinas, natureza preservada e um parque de campismo junto ao mar, esta ilha algarvia continua a conquistar visitantes

Tempo

Tempo muda este domingo: há regiões com chuvisco e temperaturas a descer

06:00 2 Agosto, 2026 20:42 1 Agosto, 2026 | João Luís

Este domingo, o estado do tempo deverá variar entre céu pouco nublado, neblina matinal e alguma instabilidade em zonas do litoral

Auto, Economia

Estes são os carros que mais desvalorizam em Portugal e há um que perde quase 65% do valor

10:20 1 Agosto, 2026 17:55 31 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Perder mais de metade do valor em apenas cinco anos pode parecer exagero, mas é exatamente isso que acontece com muitos automóveis vendidos em Portugal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem isto no carro? Acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão pode dar multas se não cumprir estas regras

17:00 2 Agosto, 2026 15:41 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada vez mais utilizado para transportar bicicletas, caravanas ou atrelados, este acessório pode originar problemas em fiscalizações se não cumprir as regras legais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos

17:30 2 Agosto, 2026 15:47 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Melancias e meloas são escolhas populares nos dias quentes, mas quando são vendidas já cortadas há cuidados essenciais que não devem ser ignorados

Opinião, Saúde

Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre

07:30 2 Agosto, 2026 19:21 28 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez esteja na altura de deixarmos de olhar para as viagens apenas como um período de deslocação e passarmos a encará-las também como um momento em que a saúde precisa de continuar em movimento"

Europa

Ventos de 100 quilómetros por hora e altas temperaturas «ameaçam» a Grécia

11:45 2 Agosto, 2026 11:48 2 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Em alerta máximo, a Grécia enfrenta vários incêndios, ventos até 100 quilómetros por hora e mais de 12 mil hectares ardidos numa semana

Algarve, Cultura

Noite Branca transforma Paderne numa aldeia encantada

08:00 1 Agosto, 2026 08:06 29 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Música ao vivo, atuações de DJ, comes e bebes e animação pela noite dentro marcam o evento, com entrada livre e roupa branca

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Europa

Jovem de 22 anos morre presa em máquina de lavar

15:30 1 Agosto, 2026 14:55 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A jovem de 22 anos morreu depois de ter ficado presa no interior de uma máquina industrial, num acidente que está a ser investigado pelas autoridades espanholas

Carro elétrico a carregar. Crédito: Lusa
Auto

Vai comprar um carro elétrico usado? Este é o problema mais comum e não é a bateria principal

18:30 1 Agosto, 2026 14:13 30 Julho, 2026 | João Luís

Um estudo sobre avarias em carros elétricos usados mostra que há componentes menos óbvios a merecer atenção antes da compra

Europe Direct Algarve, Tech

Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE

19:05 31 Julho, 2026 19:07 31 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Direito à Reparação abrange produtos como telemóveis inteligentes, frigoríficos e máquinas de lavar roupa fora da garantia

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Últimas Notícias

  • Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos
    Compra melancias e meloas já cortadas desta forma? Especialista alerta que não o faça e estes são os motivos
  • Tem isto no carro? Acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão pode dar multas se não cumprir estas regras
    Tem isto no carro? Acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão pode dar multas se não cumprir estas regras
  • Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data e é já este mês
    Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data e é já este mês
  • Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas
    Milhares sem água: vai haver cortes de água prolongados no Algarve (e não só) esta semana e estas são as regiões afetadas
  • Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio
    Banco de Portugal ‘alerta’: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

Opinião

  • Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
    Viagens longas: o que precisa de saber para chegar com saúde ao destino | Por Sónia Nobre
  • A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
    A odisseia das hérnias na rede de Expressos | Por José Figueiredo Santos
  • Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno
    Muito sol, pouca vitamina D: o paradoxo dos portugueses | Por Bruno Moreno

Europe Direct Algarve

  • “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
    “Muitos portugueses” perderam casas e negócios nos incêndios em França
  • Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
    Novos direitos que facilitam a reparação de bens já estão em vigor em toda a UE
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento