Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher com insónias. Crédito: Freepik
Mulher com insónias. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Costuma acordar às três da manhã? Saiba o que pode significar segundo os especialistas

Compreenda o que os peritos da Universidade de Harvard dizem sobre os despertares noturnos e saiba como voltar a adormecer rapidamente

06:00 15 Março, 2026 22:40 13 Março, 2026
Francisco FerreiraContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Acordar a meio da noite e olhar para o relógio que marca três da manhã é uma experiência partilhada por milhares de pessoas em todo o mundo. Um estudo clínico partilhado pela prestigiada universidade de Harvard revela que este fenómeno global está longe de ser uma mera coincidência ou um simples acaso do destino. A interrupção abrupta do sono nesta hora específica tem uma base biológica muito bem documentada e está intimamente ligada ao funcionamento natural do nosso relógio interno.

O descanso humano organiza a sua estrutura em ciclos de aproximadamente noventa minutos que alternam entre fases profundas e fases muito mais leves. Durante a primeira metade da noite o nosso organismo mergulha num estado de reparação celular intensa e o sono é bastante pesado e contínuo. Ao entrar na segunda metade da madrugada o corpo transita naturalmente para um estado de maior leveza e vigilância que facilita os pequenos despertares breves.

O grande responsável por abrir os nossos olhos na escuridão do quarto é o ritmo circadiano que dita as regras de funcionamento de todo o organismo. As flutuações hormonais que ocorrem durante a madrugada preparam o corpo para o momento de acordar pela manhã. Quando estas alterações químicas acontecem de forma precipitada o resultado é um despertar total e indesejado a meio da noite com grande dificuldade em retomar o descanso pleno.

A biologia do descanso noturno

Os investigadores clínicos explicam que a resposta máxima de certas hormonas ao despertar tem o seu pico natural nas primeiras horas da madrugada. Isto significa que o nosso próprio corpo tem uma predisposição biológica programada para entrar em estado de vigília exatamente nesse período específico da noite. Esta janela horária representa o momento em que somos mais vulneráveis a qualquer perturbação interna ou ruído externo que possa quebrar o nosso sono.

A produção de melatonina atinge o seu nível máximo a meio da noite e começa a descer de forma gradual à medida que a manhã se aproxima. Em simultâneo os níveis de cortisol começam a subir para garantir que o cérebro tem a energia necessária para iniciar um novo dia. Este cruzamento de hormonas cria uma fase de instabilidade natural onde qualquer estímulo extra pode acordar a pessoa de forma definitiva.

Compreender esta mecânica interna é o primeiro passo para deixar de sentir frustração quando os olhos se abrem subitamente na escuridão do quarto. Não existe necessariamente um problema grave de saúde quando isto acontece de forma esporádica e natural. O verdadeiro desafio surge quando fatores externos se juntam a esta biologia e transformam um breve despertar numa noite inteira passada em claro.

Os fatores que destroem o sono

Apesar da explicação genética e natural existem inúmeros elementos do nosso dia a dia que agravam drasticamente a probabilidade de abrir os olhos a meio da noite. O stresse diário e a ansiedade constante ocupam o primeiro lugar na lista de grandes inimigos de uma noite tranquila e verdadeiramente reparadora. Uma mente sobrecarregada de preocupações mantém o sistema nervoso num estado de hiperatividade que impede o relaxamento profundo essencial para o descanso contínuo.

A tecnologia moderna desempenha igualmente um papel devastador na qualidade do nosso recolhimento noturno devido ao uso excessivo de ecrãs antes de dormir. A luz artificial brilhante emitida por um telemóvel bloqueia imediatamente a produção química no nosso cérebro e confunde os ritmos biológicos. Esta interferência luminosa atrasa significativamente a entrada nas fases mais profundas do repouso e deixa o nosso organismo num estado de letargia superficial.

Os hábitos alimentares noturnos representam outro fator crítico que decide muitas vezes o sucesso ou o fracasso completo das nossas noites de descanso. Um jantar demasiado pesado ou consumido muito tarde obriga o sistema digestivo a trabalhar arduamente numa altura em que deveria estar em repouso absoluto. A ingestão tardia de bebidas alcoólicas afeta a estrutura cerebral do sono e transforma o repouso numa série de períodos fragmentados e pouco reparadores.

Como voltar a dormir rapidamente

A primeira regra de ouro recomendada pelos especialistas quando acorda de forma repentina na madrugada é evitar olhar de imediato para qualquer relógio disponível. A simples visualização das horas gera um sentimento instantâneo de urgência e um cálculo mental ansioso sobre o tempo que resta até o despertador tocar. Esta pressão psicológica destrói por completo qualquer estado de relaxamento remanescente e ativa de forma imediata o modo de sobrevivência do cérebro humano.

Manter o ambiente da divisão na mais absoluta escuridão é um passo vital para convencer o organismo de que ainda é tempo de repousar e não de iniciar o dia. Evite acender os candeeiros da mesa de cabeceira ou pegar no telemóvel para não enviar sinais visuais contraditórios à sua mente letárgica. Caso a mente comece a processar pensamentos acelerados a estratégia ideal passa por focar toda a atenção no ritmo constante e suave da sua própria respiração.

Se todas as estratégias de relaxamento falharem e o sono não regressar ao fim de vinte minutos a atitude mais sensata é levantar e sair da cama silenciosamente. Ir para outra divisão e ler um livro com uma luz muito fraca ajuda a desviar a atenção da insónia até que as pálpebras voltem a pesar de forma natural. Como sublinham o estudo de Harvard o segredo é manter a calma e procurar ajuda médica profissional apenas quando estas noites mal dormidas começarem a prejudicar seriamente a rotina diária.

Leia também: Ilha portuguesa no coração do Atlântico é a mais isolada da Europa, já foi refúgio de piratas e tem mais vacas que habitantes

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Algarve

Incêndio destrói camião de recolha de resíduos e leva Silves a apelar ao civismo

14:20 19 Outubro, 2026 14:17 19 Outubro, 2026

Câmara de Silves alerta que a deposição de resíduos em brasa colocou em risco um camião municipal e a segurança dos trabalhadores

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia Nacional

Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem

20:40 19 Outubro, 2026 14:41 19 Outubro, 2026

Quem devolve garrafas e latas nas máquinas do sistema Volta recebe um vale que pode utilizar nas compras

Algarve Economia Europa

Dois prémios europeus distinguem Amendoeira Golf Resort no Algarve

17:20 19 Outubro, 2026 17:25 19 Outubro, 2026

Resort algarvio recebeu prémios de Melhor Campo de Golfe e Destino de Golfe Mais Sustentável do Sul da Europa

Algarve Ensino

Trabalhadores das escolas de Albufeira ameaçam greve de cinco dias em novembro

19:27 19 Outubro, 2026 19:27 19 Outubro, 2026

Fim da contratação externa da limpeza agravou a sobrecarga dos funcionários escolares, que exigem respostas da Câmara de Albufeira

Air Fryer. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Coloca papel vegetal na air fryer antes de a ligar? Há um erro que pode provocar um incêndio

16:30 19 Outubro, 2026 22:47 18 Outubro, 2026

Papel vegetal pode ser usado na air fryer, mas nunca deve ficar sozinho no cesto durante o pré-aquecimento

Pastéis de Bacalhau.
Gastronomia

Adeus pastéis de bacalhau? Iguaria tradicional pode desaparecer destes locais ainda em 2026

15:40 19 Outubro, 2026 15:25 19 Outubro, 2026

Novas orientações para os refeitórios escolares afastam vários alimentos habituais das ementas e reforçam peixe, legumes e fruta

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio chega a Portugal esta semana: temperaturas não deverão ultrapassar os 20 graus e há chuva a caminho

14:30 19 Outubro, 2026 13:55 19 Outubro, 2026

A chuva está de regresso a Portugal esta semana, com aguaceiros previstos em várias regiões e uma descida das temperaturas

Linha SNS24.
Saúde Tech

Sistema informático do SNS está em baixo e médicos não conseguem passar receitas nem consultar processos dos doentes

14:00 19 Outubro, 2026 13:55 19 Outubro, 2026

Uma falha informática está a afetar várias unidades de saúde do SNS, impedindo os médicos de passar receitas e consultar os processos clínicos dos doentes

Ernesto Nuno Cabrita | Fotos DR
Algarve

Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade

19:35 17 Outubro, 2026 19:41 17 Outubro, 2026

Autarquia, associações e amigos recordam Ernesto Cabrita, guia turístico de Faro, após o acidente mortal de mota ocorrido esta sexta-feira, em Caliços

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva

10:30 19 Outubro, 2026 10:16 19 Outubro, 2026

"Uma Europa que investe na sua cultura é uma Europa mais forte, mais coesa e mais preparada para o futuro"

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Ensino Europe Direct Algarve

Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias

09:30 19 Outubro, 2026 09:31 19 Outubro, 2026

Alunos de três países encerraram em Olhão um projeto Erasmus dedicado a lendas, tradições e identidade europeia, com recurso à inteligência artificial

Opinião

Mulheres que transformam o mundo: a força da diferença e o poder de caminhar juntas | Por Ana Alexandra Resende

07:30 19 Outubro, 2026 19:06 16 Outubro, 2026

A minha reflexão após o congresso internacional do G100, em Sesimbra

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Algarve

Incêndio destrói camião de recolha de resíduos e leva Silves a apelar ao civismo

14:20 19 Outubro, 2026 14:17 19 Outubro, 2026

Câmara de Silves alerta que a deposição de resíduos em brasa colocou em risco um camião municipal e a segurança dos trabalhadores

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia, Nacional

Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem

20:40 19 Outubro, 2026 14:41 19 Outubro, 2026

Quem devolve garrafas e latas nas máquinas do sistema Volta recebe um vale que pode utilizar nas compras

Algarve, Economia, Europa

Dois prémios europeus distinguem Amendoeira Golf Resort no Algarve

17:20 19 Outubro, 2026 17:25 19 Outubro, 2026

Resort algarvio recebeu prémios de Melhor Campo de Golfe e Destino de Golfe Mais Sustentável do Sul da Europa

Algarve, Ensino

Trabalhadores das escolas de Albufeira ameaçam greve de cinco dias em novembro

19:27 19 Outubro, 2026 19:27 19 Outubro, 2026

Fim da contratação externa da limpeza agravou a sobrecarga dos funcionários escolares, que exigem respostas da Câmara de Albufeira

Air Fryer. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Coloca papel vegetal na air fryer antes de a ligar? Há um erro que pode provocar um incêndio

16:30 19 Outubro, 2026 22:47 18 Outubro, 2026

Papel vegetal pode ser usado na air fryer, mas nunca deve ficar sozinho no cesto durante o pré-aquecimento

Pastéis de Bacalhau.
Gastronomia

Adeus pastéis de bacalhau? Iguaria tradicional pode desaparecer destes locais ainda em 2026

15:40 19 Outubro, 2026 15:25 19 Outubro, 2026

Novas orientações para os refeitórios escolares afastam vários alimentos habituais das ementas e reforçam peixe, legumes e fruta

Mulher à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frio chega a Portugal esta semana: temperaturas não deverão ultrapassar os 20 graus e há chuva a caminho

14:30 19 Outubro, 2026 13:55 19 Outubro, 2026

A chuva está de regresso a Portugal esta semana, com aguaceiros previstos em várias regiões e uma descida das temperaturas

Linha SNS24.
Saúde, Tech

Sistema informático do SNS está em baixo e médicos não conseguem passar receitas nem consultar processos dos doentes

14:00 19 Outubro, 2026 13:55 19 Outubro, 2026

Uma falha informática está a afetar várias unidades de saúde do SNS, impedindo os médicos de passar receitas e consultar os processos clínicos dos doentes

Ernesto Nuno Cabrita | Fotos DR
Algarve

Faro despede-se de Ernesto Cabrita, o guia que dava a conhecer a cidade

19:35 17 Outubro, 2026 19:41 17 Outubro, 2026

Autarquia, associações e amigos recordam Ernesto Cabrita, guia turístico de Faro, após o acidente mortal de mota ocorrido esta sexta-feira, em Caliços

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva

10:30 19 Outubro, 2026 10:16 19 Outubro, 2026

"Uma Europa que investe na sua cultura é uma Europa mais forte, mais coesa e mais preparada para o futuro"

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Ensino, Europe Direct Algarve

Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias

09:30 19 Outubro, 2026 09:31 19 Outubro, 2026

Alunos de três países encerraram em Olhão um projeto Erasmus dedicado a lendas, tradições e identidade europeia, com recurso à inteligência artificial

Opinião

Mulheres que transformam o mundo: a força da diferença e o poder de caminhar juntas | Por Ana Alexandra Resende

07:30 19 Outubro, 2026 19:06 16 Outubro, 2026

A minha reflexão após o congresso internacional do G100, em Sesimbra

Últimas Notícias

  • Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem
    Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem
  • Nem Lisboa nem Faro: nesta localidade a taxa turística vai passar de 2€ para 4€ por noite
    Nem Lisboa nem Faro: nesta localidade a taxa turística vai passar de 2€ para 4€ por noite
  • Trabalhadores das escolas de Albufeira ameaçam greve de cinco dias em novembro
    Trabalhadores das escolas de Albufeira ameaçam greve de cinco dias em novembro
  • Madalena Santos conquista bronze mundial e leva karaté de Faro ao pódio na Polónia
    Madalena Santos conquista bronze mundial e leva karaté de Faro ao pódio na Polónia
  • Governo antecipa revisão das ajudas de custo: estes trabalhadores podem receber mais em 2027
    Governo antecipa revisão das ajudas de custo: estes trabalhadores podem receber mais em 2027

Opinião

  • Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
    Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
  • À Mesa com o Poder Local: Um ano de mandato, um PS isolado | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Um ano de mandato, um PS isolado | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
  • Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias
    Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal