Estamos prestes a assistir a uma grande mudança na forma como realizamos pagamentos. Nos últimos anos, a tecnologia tem transformado os métodos de pagamento, com o uso de dinheiro em espécie a diminuir, dando lugar ao pagamento com cartão, seja físico ou digital. No entanto, a MasterCard está a preparar-se para dar um novo passo que promete mudar tudo. Saiba mais acerca desta mudança neste artigo que conta com a colaboração da Executive Digest.
A empresa de pagamentos está a desenvolver uma nova tecnologia que, de acordo com a própria, poderá tornar os cartões de crédito e débito obsoletos até 2030. O objetivo desta inovação é simplificar os pagamentos, ao mesmo tempo que aumenta a segurança e conveniência para os utilizadores.
O sistema que está a ser proposto baseia-se na utilização de tokens exclusivos para cada transação, substituindo os cartões tradicionais, segundo explica o ‘elEconomista’. Estes tokens geram uma combinação única para cada pagamento, o que aumenta a segurança e reduz o risco de fraude, já que elimina a necessidade de partilhar informações sensíveis.
Além disso, a MasterCard está a explorar o uso de dados biométricos como forma de validação de pagamentos. Em vez de cartões ou códigos PIN, os utilizadores poderão autorizar os pagamentos através de métodos como o reconhecimento facial, impressão digital ou a leitura da palma da mão, tornando o processo mais seguro e prático.
A empresa já está a trabalhar com bancos, fintechs e comerciantes para criar a infraestrutura necessária para a implementação desta nova tecnologia. Até 2030, espera-se que a autenticação biométrica e os tokens de uso único sejam a norma nas transações, substituindo os métodos de pagamento atuais. Como pode ver, vem aí uma revolução na forma como vai pagar por serviços.
Leia também: Esta é uma das zonas não vigiadas mais perigosas do Algarve e registou 53 salvamentos este verão