Um novo vírus está a causar preocupação na Europa, devido à sua capacidade de atacar caixas Multibanco com uma eficácia sem precedentes de 99%. Este malware permite retirar até 28 mil euros das máquinas infetadas, representando uma séria ameaça para as instituições bancárias. Numa altura em que a cibercriminalidade está em crescendo, é importante que este tipo de ameaças seja contida de forma a evitar desastres para as instituições bancárias, como avança o Leak.
Os ataques a caixas Multibanco têm vindo a ganhar popularidade e são extremamente lucrativos, já que proporcionam dinheiro “vivo” diretamente. A dark web está repleta de malware e dispositivos específicos destinados a saquear várias caixas Multibanco. Normalmente, estas ferramentas desencadeiam ondas de ataques em bancos de diferentes países.
Este novo vírus, que parece ter uma funcionalidade multiplataforma, baseia-se na norma XFS – uma API comum utilizada para gerir os vários módulos internos dos ATMs, independentemente do fabricante.
Utilizando as características da norma XFS, o malware explora as vulnerabilidades das caixas Multibanco, permitindo aos cibercriminosos esvaziar completamente o seu conteúdo. A distribuição não autorizada de dinheiro pode ser automatizada quase totalmente, à exceção do momento em que as notas são retiradas do ATM.
Até agora, o malware tem mostrado uma eficácia de 99% nas caixas Multibanco europeias e de 60% noutros países, o que sugere uma criação específica para dispositivos europeus.
A Kaspersky, que alertou para este ataque, destacou alguns pontos importantes:
- Demonstra ser altamente eficaz contra vários ATMs, independentemente dos fabricantes;
- É bastante atrativo para os criminosos, dado que é possível retirar até 28 mil euros;
- Dispõe de vários métodos de pagamento do malware (subscrição e versão de demonstração).
Os ataques estão em constante crescimento, e este novo malware promete ser uma dor de cabeça significativa para as instituições bancárias.
Leia também: Novo radar de velocidade no Algarve a partir da próxima semana. Saiba onde vai estar localizado