As chamadas comerciais, muitas vezes chamadas de spam, são aquelas em que empresas ligam para os consumidores com o objetivo de vender produtos ou serviços. Estas ligações tornaram-se uma das maiores fontes de aborrecimento para os utilizadores, principalmente porque, na maior parte das vezes, os produtos não interessam a quem atende. Para além disso, estas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inoportunos, como quando acabámos de adormecer para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado.
O problema agrava-se quando não se trata de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias destas chamadas indesejadas no espaço de poucas horas, o que só aumenta a frustração. Com o aumento das fraudes online, as chamadas telefónicas tornaram-se também um meio popular para burlas, levando as pessoas a querer eliminar este tipo de contacto para não correrem o risco de confundir uma chamada legítima com uma tentativa de fraude.
Em Portugal, tal como em Espanha, já existem leis que regulam este tipo de chamadas, como recorda o jornal El Economista, mas o spam telefónico continua a ser um incómodo. No entanto, há formas de lidar com estas situações utilizando algumas frases específicas.
O primeiro passo é garantir que não deu consentimento para receber este tipo de chamadas. Se tiver a certeza de que não o fez, vamos dar-lhe, com a colaboração da Executive Digest, três frases que podem ajudá-lo a acabar com este incómodo:
- “Removam o meu número da vossa base de dados”
Independentemente de ter ou não autorizado comunicações comerciais, esta é a frase mais eficaz para pôr um fim a estas chamadas. Pode, em qualquer momento, recusar este tipo de contacto, e as empresas são obrigadas a respeitar a sua vontade.
- “Não solicitei nenhum contacto comercial”
As empresas encontram frequentemente formas de contactar os consumidores, seja por telefone, SMS ou email. Se sabe que não deu permissão para ser contactado, deve informar a empresa de que não quer ser incomodado e lembrar que estão a infringir a lei ao contactá-lo sem autorização.
- “É ilegal que me contactem a esta hora”
A legislação de defesa do consumidor estabelece que as chamadas comerciais só podem ser feitas em horários específicos. Fora desses períodos, é proibido contactar os consumidores.
As chamadas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, excluindo feriados, entre as 9h00 e as 21h00. No entanto, as operadoras de telecomunicações têm um horário ainda mais limitado: podem ligar de segunda a sexta-feira, mas apenas entre as 10h00 e as 15h00, e das 16h00 às 21h00.
Leia também: Esta vila algarvia foi eleita pelos espanhóis um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês