É bastante comum que o Wi-Fi das nossas casas não funcione sempre como deveria, ou como está nos números do contrato. Muitas dessas vezes tem a ver com problemas de tráfego da operadora, porém, pode haver situações em que somos nós mesmos que prejudicamos essa qualidade de ligação. Há também imensos objetos e aparelhos domésticos que podem estar a afetar a sua ligação à Internet.
Isto é especialmente notório numa casa que tem muitos espelhos. Alguns espelhos de parede especialmente grandes podem afetar a conexão Wi-Fi, uma vez que o espelho é constituído por uma fina camada de metal, o que pode causar interferências. Por isso, deve tentar manter o seu router a pelo menos um metro de distância de espelhos grandes.
Quer trabalhe a partir de casa, quer esteja a fazer compras ou a ver uma das suas séries favoritas, a boa qualidade de ligação de Internet está no centro de tudo. Portanto, ter consciência de onde deve colocar o router é algo que muitas vezes é esquecido, sendo essencial, como nos revela o Leak.
Logo à partida, a primeira coisa que tem de saber é que o desempenho de transmissão e receção de um router Wi-Fi diminui significativamente se colocar o dispositivo numa área fechada, como um armário, ou se o esconder atrás de uma estante cheia. Se tiver os seus acessórios todos ligados através de cabos Ethernet e não utilizar o Wi-Fi, não há qualquer problema em ter o router escondido. Não sendo esse o caso, não o esconda.
Outra das razões pelas quais as pessoas tendem a esconder o router é o facto de não se enquadrar com a estética do resto da casa. Se, por um lado, esconder o aparelho pode fazer com que este tenha dificuldade em enviar sinais através do compartimento onde o colocou, pode ainda levar a mais problemas, como o sobreaquecimento do mesmo, se ficar num local sem ventilação.
Um router mais quente produzirá também velocidades Wi-Fi mais lentas. De modo a evitar isso, tente colocar o router num local bem ventilado. De preferência, num local alto. O router Wi-Fi deve estar o mais livre e elevado possível – desta forma, os seus sinais de rádio podem espalhar-se sem perturbações em todas as direcções da casa para alcançar os dispositivos Wi-Fi ligados sem quaisquer obstáculos.
Se viver numa casa de dois andares e quiser enviar sinais para o andar de baixo, pode e deve colocar o router no andar de cima, sendo muito mais fácil o andar de baixo receber os sinais Wi-fi vindos do andar de cima do que o contrário.
Leia também: Mulher ganha prémio milionário em raspadinhas duas vezes em dois meses e meio