Uma das piores sensações que podemos ter a nível material é aquele descuido que faz o nosso telemóvel cair dentro de água. Se o seu telemóvel caiu na água ou, por algum acidente, ficou molhado, tenha calma, dá para tentar salvá-lo. Os fabricantes deram algumas indicações acerca do que fazer para tentar resolver este problema, bem como o que não fazer.
Descubra aqui as indicações com as melhores recomendações para tentar resolver o problema, segundo a Forever Young.
O que deve fazer:
- Desligue imediatamente o dispositivo. A presença de humidade no aparelho pode causar danos graves ou corrosão na placa-mãe;
- Talvez seja necessário ‘dar um banho’ ao dispositivo: os fabricantes indicam que pode ser necessário remover impurezas que tenham entrado no dispositivo – como água salgada do mar, água com cloro da piscina ou resíduos de bebidas. Neste caso, a recomendação é mergulhar o aparelho em água limpa por 1 a 3 minutos e depois enxaguar. Utilize um pano seco para remover o excesso de líquido na parte exterior;
- Evite excessos: tente remover o líquido residual batendo suavemente no topo do aparelho, com o conector USB voltado para baixo;
- Ponha a secar: coloque o telefone num local seco e com bastante fluxo de ar – pode ser perto de um ventilador. A água irá evaporar gradualmente;
- Verifique se está pronto para usar: se aparecer no ecrã um alerta de humidade – comum em iPhones e alguns modelos Samsung Galaxy –, pode ainda haver um resto de água no conector ou nos pinos do cabo. Continue a manter o telefone numa área seca e com bastante fluxo de ar, entre 24 horas (segundo a recomendação da Apple) e 48 horas (de acordo com o site da Motorola);
- Use um carregador sem fios: se for necessário recuperar alguma informação urgente e o aparelho estiver sem bateria, uma alternativa – se for compatível – é utilizar um carregador sem fios, evitando assim o uso de cabos. Certifique-se de secar a parte traseira do telefone antes de o colocar a carregar;
- Nem todas as situações de exposição à água são iguais. Se o problema persistir, é recomendável procurar a assistência técnica do fabricante para uma avaliação técnica.
O que não deve fazer:
- Esqueça o arroz: não coloque o smartphone num recipiente ou saco de arroz. “Pequenas partículas de arroz podem causar danos”, avisa a Apple;
- Não use o cabo com o aparelho molhado. Os pinos do conector ou do cabo podem ser corroídos, causando danos permanentes ou interrupções no funcionamento;
- Não use acessórios: evite utilizar uma fonte externa de calor, como um secador de cabelo, ou ar comprimido para tentar remover o líquido. O vento quente do secador pode descolar a tampa traseira do equipamento e outros componentes internos;
- Não use cotonetes: a tentação de usar um cotonete ou um palito para secar o telefone é grande, mas deve ser evitada. Resíduos de algodão (ou outros materiais) podem ficar presos dentro dos orifícios dos altifalantes ou do conector USB-C (no caso dos Androids e do iPhone 15) ou Lightning (para iPhones 14 e anteriores).
Agora já sabe, se o seu telemóvel cair dentro de água, é melhor seguir estes passos e não o colocar em arroz, como é tendência da maioria das pessoas.
Leia também: É obrigatório pagar imposto ou declarar ao fisco um depósito de mais de 500 euros no banco?