Transferências bancárias simplificadas com o SPIN será a nova realidade dos pagamentos em Portuga. Para quem está habituado a usar serviços como MB WAY ou Revolut, realizar transferências apenas com o número de telefone é algo já habitual. Contudo, no panorama dos bancos tradicionais, essa funcionalidade ainda não existe, mas está prestes a tornar-se uma realidade. Saiba como vai funcionar.
O novo serviço, conhecido como SPIN, vai permitir efetuar transferências utilizando o número de telemóvel ou o NIPC (Número de Identificação de Pessoa Coletiva) do destinatário. Este identificador para derivação de conta (proxy lookup/alias) será disponibilizado pelo Banco de Portugal aos prestadores de serviços de pagamento a partir do dia 24 de junho. Estes terão até 16 de setembro de 2024 para implementar a solução, segundo o pplware.
“O SPIN permitirá aos utilizadores de serviços de pagamento iniciar transferências a crédito e imediatas utilizando o número de telemóvel (se for um particular) ou o NIPC (se for uma empresa) do beneficiário, em vez do IBAN.”, escreve a mesma fonte.
Esta inovação visa melhorar significativamente a experiência do utilizador ao realizar transferências bancárias, permitindo que estas sejam iniciadas com base em identificadores fáceis de memorizar e amplamente conhecidos, como o número de telemóvel ou o NIPC, em vez do tradicional e muitas vezes complicado IBAN.
A solução será oferecida sem custos adicionais aos utilizadores, estando disponível em diversos canais dos prestadores de serviços de pagamento, incluindo homebanking, aplicações móveis e até ao balcão. “Esta funcionalidade vem melhorar a experiência do utilizador na execução de transferências, ao permitir que sejam iniciadas com base em identificadores do beneficiário conhecidos ou fáceis de memorizar.”
Com o SPIN, as transferências bancárias tornar-se-ão mais simples e convenientes, contribuindo para uma maior facilidade no dia a dia dos utilizadores de serviços financeiros em Portugal.
Leia também: Conheça a cidade do Algarve que foi em tempos o centro do mundo