Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Europa, Tech, Vida & Lazer

Líquidos no aeroporto: regra que muita gente não gosta será em breve banida e passagem pelo controlo será mais rápida

O desaparecimento desta regra na segurança de aeroporto pode vir a tornar mais agradável a experiência de viajar. Saiba o que está em causa

14:20 3 Agosto, 2025 22:02 4 Agosto, 2025 | Francisco Nascimento
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A regra dos líquidos no aeroporto deixará de existir nos próximos tempos, graças à aprovação de novos scanners capazes de detetar explosivos líquidos de forma mais eficaz. A alteração porá fim a uma das restrições mais criticadas pelos passageiros aéreos.

Tecnologia de imagem médica adaptada à segurança

A mudança deve-se à introdução de scanners que utilizam tecnologia de tomografia computorizada semelhante à usada em contextos médicos. Esta tecnologia gera imagens em três dimensões que permitem aos agentes de segurança inspecionar a bagagem por camadas.

Estes equipamentos são capazes de identificar tanto explosivos sólidos como líquidos, dispensando a necessidade de regras rígidas quanto à quantidade e acondicionamento de líquidos transportados na bagagem de mão.

A Comissão Europeia confirmou que esta tecnologia autoriza os aeroportos a eliminar a atual limitação de líquidos. Contudo, cada aeroporto decidirá se e quando implementará a alteração da regra.

Implementação faseada na Europa

A nova regra não será aplicada de imediato em todos os países. Muitos aeroportos ainda não possuem o equipamento necessário ou têm limitações técnicas que impedem a mudança imediata de procedimentos.

A Associação dos Aeroportos Alemães adiantou que alguns aeroportos na Alemanha poderão em breve permitir o transporte de até dois litros de líquidos na bagagem de mão. Este valor representa uma alteração significativa face à regra atual dos 100 mililitros por recipiente.

Apesar desta possibilidade, a maioria dos passageiros alemães continuará a seguir as regras anteriores, devido à coexistência de equipamentos antigos e novos, bem como à falta de uniformidade no software dos sistemas.

Alemães mantêm limitações durante o verão

O aeroporto de Frankfurt, o maior da Alemanha, já instalou 40 scanners com esta nova tecnologia, segundo a plataforma noticiosa DW, e prevê adquirir mais 40. No entanto, devido à impossibilidade de determinar antecipadamente qual o scanner utilizado por cada passageiro, ainda não se aplicam alterações à política de segurança e a esta regra específica neste aeroporto.

No aeroporto de Munique, os dispositivos já se encontram instalados em grande número. No entanto, as atualizações de software necessárias foram adiadas para não afetar o período de viagens de verão.

Por isso, os passageiros continuam obrigados a colocar líquidos em sacos de plástico transparentes e seláveis, com capacidade máxima de um litro, em filas que ainda utilizam os equipamentos tradicionais.

Histórico da medida e desafios futuros

A regra dos 100 mililitros foi introduzida em 2006, na sequência de uma tentativa de atentado com explosivos líquidos a bordo de um avião. Desde então, a sua aplicação tem gerado confusão entre os passageiros, devido a orientações pouco claras e práticas inconsistentes.

Com cerca de 700 scanners baseados em tomografia já instalados ou em fase de instalação em aeroportos de 21 países da União Europeia, a possibilidade de rever a atual política de segurança está em cima da mesa.

Mudança depende da decisão local

Apesar da autorização da Comissão Europeia, a decisão de adotar ou não os novos procedimentos cabe a cada aeroporto individualmente. Isso significa que os prazos de implementação podem variar entre países e até entre diferentes terminais no mesmo país.

As autoridades europeias afirmam que a tecnologia é segura e que os testes adicionais exigidos no ano passado, após dúvidas quanto à fiabilidade, foram superados com sucesso.

Enquanto isso, os viajantes continuam sujeitos à regra atual. A recomendação mantém-se: líquidos transportados em bagagem de mão devem estar em frascos de até 100 mililitros, dentro de um saco plástico transparente com capacidade máxima de um litro.

Impacto para os passageiros e futuro da medida

A alteração poderá representar um alívio para os passageiros, que há muito criticam a rigidez e a confusão associadas à regra. A nova tecnologia tem o potencial de tornar o processo de controlo de segurança mais eficiente e menos demorado.

Contudo, enquanto houver corredores de segurança a funcionar com equipamento antigo, não será possível garantir a aplicação uniforme da nova abordagem.

Mesmo sem uma data exata para o fim da atual regra dos líquidos, o avanço tecnológico indica que a mudança será inevitável. A combinação entre segurança e eficiência operacional está no centro desta transformação.

Leia também: Pode levar multas superiores a 2.000€ por fazer churrascos em sua casa: conheça as situações e como o evitar

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ensino Nacional

Quase 20 mil candidaturas ao ensino superior nos primeiros cinco dias

11:40 25 Julho, 2026 11:33 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Primeira fase registou 19.986 candidaturas, abaixo das 28.809 do mesmo período de 2025, após falhas na classificação dos exames

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve Política

PSD Algarve acusa Ventura de pôr em causa honra de Macário Correia

11:50 25 Julho, 2026 11:48 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Cristóvão Norte defende a escolha de Macário Correia para a política da água e confronta o Chega com o voto favorável dos seus eleitos em Faro

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Mundo Nacional

Português ganhou milhões na lotaria com colegas e tentou ficar com o prémio todo: tribunal teve a ‘última palavra’

11:00 25 Julho, 2026 07:58 21 Julho, 2026 | João Luís

Acordo informal entre colegas de trabalho acabou em tribunal depois de um jackpot milionário ter revelado uma disputa inesperada

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Desporto Opinião

Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 25 Julho, 2026 19:55 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal não levará apenas um futebolista ao Mundial de 2030. Levará consigo o maior embaixador da sua História contemporânea"

Edição Papel Saúde

ULS do Algarve preencheu 88% das vagas para médicos de família

10:30 25 Julho, 2026 09:54 25 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com 88% dos lugares preenchidos, a ULS do Algarve destacou-se no concurso de médicos de família, que colocou 273 profissionais no SNS

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Nem todo o país terá sol este fim de semana: há regiões onde a chuva ainda pode aparecer

06:30 25 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Madeira deverá manter um cenário maioritariamente seco e soalheiro, enquanto nos Açores ainda são esperados períodos de chuva fraca

Economia Edição Papel

Segurança e voos diretos colocam Algarve entre os destinos em crescimento

09:30 25 Julho, 2026 08:55 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo da McKinsey aponta mais 5,7 pontos percentuais na ocupação algarvia e coloca o turismo português entre os favorecidos pela instabilidade no Golfo

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Bliss Vilamoura.
Algarve Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

Ensino, Nacional

Quase 20 mil candidaturas ao ensino superior nos primeiros cinco dias

11:40 25 Julho, 2026 11:33 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Primeira fase registou 19.986 candidaturas, abaixo das 28.809 do mesmo período de 2025, após falhas na classificação dos exames

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve, Política

PSD Algarve acusa Ventura de pôr em causa honra de Macário Correia

11:50 25 Julho, 2026 11:48 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Cristóvão Norte defende a escolha de Macário Correia para a política da água e confronta o Chega com o voto favorável dos seus eleitos em Faro

Juiz no tribunal. Crédito: Freepik
Mundo, Nacional

Português ganhou milhões na lotaria com colegas e tentou ficar com o prémio todo: tribunal teve a ‘última palavra’

11:00 25 Julho, 2026 07:58 21 Julho, 2026 | João Luís

Acordo informal entre colegas de trabalho acabou em tribunal depois de um jackpot milionário ter revelado uma disputa inesperada

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Desporto, Opinião

Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 25 Julho, 2026 19:55 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal não levará apenas um futebolista ao Mundial de 2030. Levará consigo o maior embaixador da sua História contemporânea"

Edição Papel, Saúde

ULS do Algarve preencheu 88% das vagas para médicos de família

10:30 25 Julho, 2026 09:54 25 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com 88% dos lugares preenchidos, a ULS do Algarve destacou-se no concurso de médicos de família, que colocou 273 profissionais no SNS

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Nem todo o país terá sol este fim de semana: há regiões onde a chuva ainda pode aparecer

06:30 25 Julho, 2026 14:40 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A Madeira deverá manter um cenário maioritariamente seco e soalheiro, enquanto nos Açores ainda são esperados períodos de chuva fraca

Economia, Edição Papel

Segurança e voos diretos colocam Algarve entre os destinos em crescimento

09:30 25 Julho, 2026 08:55 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo da McKinsey aponta mais 5,7 pontos percentuais na ocupação algarvia e coloca o turismo português entre os favorecidos pela instabilidade no Golfo

Polícia Municipal aborda mulher em biquíni. Crédito: Foto AI
Algarve

“Fui barrada na praia em Portugal por estar de biquíni”: caso ocorreu no Algarve por este motivo

11:20 23 Julho, 2026 13:46 23 Julho, 2026 | João Luís

Relato de uma turista brasileira em Albufeira gerou debate nas redes sociais e voltou a chamar a atenção para as regras em vigor no concelho

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Aeroporto de Faro. Crédito: Lusa
Algarve, Economia

CEO do Vila Galé explica o que fez os preços no Algarve subirem e uma das causas está relacionada com o Aeroporto de Faro

15:10 22 Julho, 2026 11:00 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Gonçalo Rebelo de Almeida diz que a subida dos preços no Algarve resulta da maior oferta turística e dos novos mercados internacionais

Bliss Vilamoura.
Algarve, Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

Últimas Notícias

  • JP-Faro exige Conselho da Juventude ativo e propõe Passe Farense para jovens
    JP-Faro exige Conselho da Juventude ativo e propõe Passe Farense para jovens
  • Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa
    Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa
  • PSD Algarve acusa Ventura de pôr em causa honra de Macário Correia
    PSD Algarve acusa Ventura de pôr em causa honra de Macário Correia
  • Quase 20 mil candidaturas ao ensino superior nos primeiros cinco dias
    Quase 20 mil candidaturas ao ensino superior nos primeiros cinco dias
  • Dominado incêndio em Monchique
    Dominado incêndio em Monchique

Opinião

  • Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento