A cidade de Loulé recebe, de 29 de Agosto e 4 de Setembro, o Workshop Internacional de Arquitectura “Under Scapes”. Tendo a Mina de Sal-Gema de Loulé como ponto de partida, a discussão sobre o programa de intervenção nas minas constitui um dos desafios do evento.
Nesta iniciativa vão participar estudantes e professores de seis escolas europeias de arquitectura paisagista: FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, ISA – Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, IUAV – Università di Architettura di Venezia (Itália), ETSAB – Escola Tecnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (Espanha), Akademie der binden Kunste Wien (Áustria) e PWR – Wroclaw University of Technology (Polónia).
Filipa de Castro Guerreiro, Eduardo Pinto, Leonor Themudo Barata, Stefano Tornieri, Michelle Howard, Thamsz Glowacki, Johannes Kuehn, Emilia Giorgi, Margherita VAnore, Duarte Santo, Jordi Bellmunt e João Soares são os tutores convidados.
Para além da visita à Mina de Sal-Gema, no programa do workshop destaca-se a recepção no Salão Nobre dos Paços do Concelho e presença na Noite Branca de todos os participantes, visita guiada ao Santuário da Mãe Soberana, sessão preparatória no Convento Espírito Santo e enquadramento pelo director de departamento de Urbanismo do Município, Manuel Vieira, e pelo consultor da Autarquia para esta área, Carlos Delgado. No encerramento desta iniciativa, na sexta-feira, dia 4, entre as 17 e as 20 horas, decorre a apresentação final, numa sessão pública na Sala da Assembleia Municipal, Edifício Engº Duarte Pacheco, com o júri constituído por Emilia Giiorgi (curadora do Museu MAXXI), Johannes Kuehn (do Kuehn Malvezzi Studio).
De salientar que a Mina de Sal-Gema localiza-se na Campina de Cima, zona nordeste da cidade. Muitos quilómetros de galerias estendem-se sob a cidade e é aí, entre os 230 e 270 metros de profundidade, que é extraído sal-gema de grande pureza, destinado ao uso industrial e ao degelo das estradas associado à segurança das vias rodoviárias.
Existe um projecto de Turismo Mineiro para este local, que tem como objectivo diversificar a oferta turística do concelho e da região e que assenta em três vertentes fundamentais: uma área para serviços de “storage”, isto é para armazenagem documental, um Parque Temático/Museu do Sal e a criação de um hotel com quartos e SPA.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Loulé, com direcção científica de Campos Costa Arquitectos.