O ciclista português João Benta está infetado com o novo coronavírus, confirmou hoje à Lusa o diretor desportivo da Rádio Popular-Boavista, José Santos, revelando que os restantes membros da equipa ‘axadrezada’ vão realizar novos testes.
“O caso foi detetado nos testes internos que fizemos ontem [segunda-feira, dia de descanso]. Comunicámos à organização da Volta a Portugal e agora estamos a aguardar que sejam feitos novos testes”, contou José Santos.
O diretor desportivo da Rádio Popular-Boavista disse ainda que João Benta, que foi quinto classificado na edição especial da Volta a Portugal, está assintomático.
O corredor de 34 anos, que caiu na primeira etapa, ocupava a 41.ª posição na geral, a 36.35 minutos do camisola amarela, o espanhol Alejandro Marque (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), depois de na quarta tirada, no domingo, ter perdido mais de 34 minutos.
Pouco depois, em Águeda, local de partida da quinta etapa, José Santos revelou que também Tiago Machado, que dividia quarto com Benta, está infetado.
“Os positivos vão ser confirmados hoje com testes PCR. […] Pergunto-me a mim próprio por que fui fazer os testes… mas não estou arrependido de os ter feito, porque, caso contrário, estávamos aqui todos a correr felizes da vida. Às vezes, sermos sérios prejudica-nos, mas não estou arrependido”, garantiu.
O diretor desportivo ‘axadrezado’ detalhou que a equipa faz testes antigénio de dois em dois dias e que cumpre com procedimentos como a medição da temperatura, e que nenhum dos dois ciclistas revelou qualquer sintomatologia relacionada com a covid-19.
A quinta etapa da 82.ª Volta a Portugal liga hoje Águeda ao Santuário da Senhora da Assunção, em Santo Tirso, no total de 171,3 quilómetros.