O primeiro-ministro, António Costa, congratulou ontem Amaro Antunes, vencedor da edição especial da Volta a Portugal, e João Almeida, que lidera a Volta a Itália, enaltecendo o “grande dia para o ciclismo português”.
“Parabéns a Amaro Antunes e à W52-FC Porto pela vitória nesta edição especial da carismática Volta a Portugal em bicicleta. Felicitações também a João Almeida que veste a camisola rosa em Itália. Um grande dia para o ciclismo português”, escreveu o primeiro-ministro na sua conta oficial na rede social Twitter.
Amaro Antunes sagrou-se ontem vencedor, pela primeira vez, da Volta a Portugal em bicicleta, sucedendo ao seu companheiro de equipa João Rodrigues no palmarés da prova rainha do calendário nacional.
O ciclista da W52-FC Porto deixou o seu colega galego, Gustavo Veloso, na segunda posição, a 42 segundos, e o compatriota Frederico Figueiredo (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) na terceira, a 52.
Já João Almeida tornou-se hoje, aos 22 anos, o segundo português a vestir a camisola rosa do Giro, repetindo 31 anos depois o feito de Acácio da Silva.
O jovem das Caldas da Rainha conseguiu subir ao topo da Volta a Itália no Monte Etna, o mesmo local onde Acácio da Silva, em 22 de maio de 1989, tinha vestido a ‘maglia rosa’.
João Almeida ascendeu à liderança após a terceira etapa, que foi ganha pelo equatoriano Johnatan Caicedo (Education First).
Almeida tem o mesmo tempo de Caicedo na geral, mas tem vantagem nos centésimos de segundo do contrarrelógio da primeira etapa.