O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vai ter vinte novas viaturas de emergência e reanimação (VMER) a partir de Outubro para substituir outras já degradadas, anunciou hoje o ministro da Saúde no parlamento.
As VMER são veículos de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente, tendo a equipa à disposição equipamento de suporte avançado de vida.
O anúncio foi feito durante a comissão parlamentar de Saúde pelo ministro Adalberto Campos, que estima que as novas VMER estejam operacionais até ao final do próximo mês.
Durante a audição, o ministro sublinhou que 2016 tem sido dada prioridade ao reforço dos profissionais de saúde, anunciando que no último ano o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem mais cerca de 3.800 profissionais, perto de mil são médicos e 1.600 enfermeiros.
Adalberto Campos Fernandes revelou também aos deputados que diminuiu este ano o número de médicos que pediu a reforma. Entre Janeiro e fim de agosto pediram a aposentação 158 clínicos, quando no mesmo período de 2015 tinham saído para a reforma mais de 300 profissionais.
Quanto aos cuidados primários de saúde, o CDS foi insistindo durante a audição para saber o número exacto de unidades de saúde familiar (USF) já abertas este ano.
Coube ao secretário de Estado Adjunto, Fernando Araújo, responder, indicando que até ao momento abriram oito novas USF de modelo A, havendo mais quatro para abrir durante o próximo mês.
Ainda assim, o secretário de Estado disse estar “seriamente empenhado” em tentar cumprir o objectivo de abrir as 30 novas USF estabelecidas para este ano, que termina dentro de três meses.
(Agência Lusa)